Evento presencial será realizado nos próximos dias 28 e 29, no WTC de São Paulo, debaterá com especialistas nacionais e internacionais o ensino superior sob a ótica do resgate do valor da educação

O Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, realiza o 25º FNESP, maior fórum de ensino superior da América Latina, nos próximos dias 28 e 29 de setembro, no World Trade Center de São Paulo. O evento, totalmente presencial, terá a participação de especialistas nacionais e internacionais que debaterão a educação superior sob a ótica do resgate do valor da educação, em virtude das quedas de matrículas, do avanço da tecnologia, das dificuldades de acesso dos jovens, do desafio de aproximar as instituições de ensino superior dos anseios dos estudantes e das necessidades de um mercado de trabalho em constante transformação. Durante os dois dias, o evento deverá reunir mais de mil educadores e gestores de instituições de ensino superior privadas e públicas.

A abertura do 25º Fnesp, no dia 28, prevista para as 9h30, terá as presenças do ministro da Educação, Camilo Santana; da secretária da SERES/MEC, Helena Sampaio, do presidente do CNE, Luiz Roberto Liza Curi, e da presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, com mediação do jornalista Antônio Gois.

Na sequência, às 12h, o Semesp divulgará para a imprensa a pesquisa Qual o modelo ideal de IES na visão dos estudantes, alinhada aos resultados do relatório Ideas for Designing An Affordable New Education Institution, publicado pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT.

Ao longo dos dois dias de programação, os participantes do Fnesp 2023, acompanharão uma série de palestras com especialistas nacionais e internacionais sobre o tema principal “Ressignificar é preciso, reconstruir é urgente: Um movimento 180º para resgatar o valor da educação”, inspirado pelo relatório Ideas for Designing An Affordable New Education Institution, publicado pelo MIT, com uma série de estudos que apontam experiências práticas de organização e transformação de instituições de ensino, refletindo ainda sobre o ceticismo da sociedade em relação aos modelos convencionais de instituições de ensino superior.

Entre os destaques da programação, Fernando Valenzuela Migoya, presidente Global Impact EdTech Alliance, do México, apresentará uma palestra sobre como ressignificar as Instituições de Ensino Superior (IES). Sanjay Sarma, diretor do Lab J_WEL, do MIT, EUA, apresentará uma série de novas propostas para as IES com base no relatório Ideas for Designing An Affordable New Education Institution do MIT. Outro professor do MIT, S.P. Kothari, falará sobre o sucesso do estudante, investimento na aprendizagem e valorização dos docentes, segundo as estimativas do relatório do MITCristina Demaria, pesquisadora da área de semiótica, cultura e gênero da Universidade de Bolonha, na Itália, irá falar sobre como o currículo humanizado pode impulsionar a carreira e promover uma sociedade mais justaHenrique Sartori, presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE). Anabella Laya, CEO da Acreditta e especialista em microcertificações da Colômbia, vai palestrar sobre neurociência e Inteligência Artificial. Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV e diretora para Educação Global do Banco Mundialirá falar sobre como o currículo humanizado pode impulsionar a carreira e promover uma sociedade mais justa. Amanda Gracianoeconomista, mentora, professora, especialista em inovação e transformação digital, vai falar do valor das conexões. António Manuel de Almeida Dias, presidente da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado (APESP), em Portugal, abordará a questão de políticas públicas alinhadas ao cenário atual. O filósofo Mário Sérgio Cortella vai encerrar o evento falando como as IES podem se adequar mais rapidamente aos tempos de transformações constantes. Além deles, outros especialistas e representantes do governo discutirão tópicos também relacionados à tecnologia, políticas públicas, currículo humanizado e muito mais. Confira a programação completa aqui.

O Semesp promoverá durante o 25º Fnesp o 6º HackLab FNESP, uma maratona empreendedora em que 30 estudantes universitários têm a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais da educação superior brasileira. Durante os dois dias, os estudantes receberão treinamento nas áreas de Identificação e validação de oportunidades; Design Thinking; Validação de solução e Modelagem de negócios. As soluções desenhadas por meio da visão e experiência do jovem estudante, aliadas aos desafios das instituições de ensino superior, serão apresentadas aos participantes na sessão das 13h, do dia 29, e avaliados pelos jurados Manuella Mirella, presidenta da UNE, Marco Vinholi, diretor Técnico do SEBRAE-SP, e Temisson José dos Santos, vice-presidente Acadêmico do Grupo Tiradentes.

Nessa edição, o HackLab oferecerá como prêmios para a startup vencedora R$ 10 mil, divididos igualmente entre os membros do grupo, Echo Dots com Alexa e fones de ouvido JBL.

Serviço
25º FNESP
Tema: Ressignificar é preciso, reconstruir é urgente: Um movimento 180º para resgatar o valor da educação”
Data: 28 e 29 de setembro de 2023
Local: WTC – World Trade Center São Paulo (Av. das Nações Unidas, 12.551)
Mais informações: https://www.semesp.org.br/fnesp/

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fnesp, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Mais informações para a imprensa
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 97237-8237