Evento será presencial na sede da entidade, em São Paulo

No dia 20 de junho, às 14h, em São Paulo (Rua Cipriano Barata, 2431, Ipiranga), o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, lançará a 13ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, publicação anual com informações do setor no Brasil, por regiões e de cada estado, de instituições de ensino superior privadas e públicas, que nesta edição dedica um capítulo especial à área de tecnologia. A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, fará a abertura e na sequência o diretor-executivo, Rodrigo Capelato, apresentará os principais dados desta edição

Pelo primeiro ano, o Mapa do Ensino Superior no Brasil, além dos dados de instituições de ensino superior, números de matrículas, ingressantes e concluintes, perfil dos alunos, cursos mais procurados, estatísticas dos programas de financiamento e evasão, entre outros, mostra também os Indicadores de Trajetória (Taxa de Permanência; Taxa de Conclusão Acumulada; Taxa de Desistência Acumulada), para checar os percentuais de sucesso e desistência dos alunos.

Já o capítulo especial “Cenário e Perspectivas da Área de TI no Ensino Superior”, que a cada dia ganha mais relevância e desperta a preocupação do mercado de trabalho em razão dos avanços tecnológicos e automação de várias funções, traz uma série de informações e análises sobre os cursos da área de tecnologia, como perfil dos alunos, renda e empregabilidade, valor das mensalidades, entre outros.

O Mapa do Ensino Superior no Brasil é uma publicação do Instituto Semesp, centro de inteligência analítica criado pelo Semesp, elaborado com base nos microdados do Censo da Educação Superior do Inep, e outras fontes como IBGE, microdados do ENEM e do PROUNI, CAGED, RAIS, Big Data Analytics, entre outros.

Para receber o Mapa com embargo e confirmar presença no evento presencial, por favor, entre em contato por e-mail [email protected].

Serviço
Lançamento do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2023
Data: 20 de junho de 2023, terça-feira
Horário: 14h00
Local: Sede do Semesp – Rua Cipriano Barata, 2431 – Ipiranga, São Paulo

Sobre o Instituto Semesp
O Instituto Semesp é um centro de inteligência analítica criado pelo Semesp. Integrado por especialistas com sólida experiência no levantamento e análise de dados sobre o ensino superior, o Instituto desenvolve estudos, pesquisas, indicadores e análises estatísticas referentes ao setor. Seu objetivo é disponibilizar para pesquisadores, educadores, gestores privados e públicos, jornalistas e para a sociedade em geral informações relevantes e confiáveis que lhes permitam tomar decisões, estabelecer estratégias ou formular políticas públicas, visando o desenvolvimento da educação superior.
O Instituto é responsável por estudos e pesquisas divulgados anualmente pelo Semesp, como o Mapa do Ensino Superior no Brasil, a Pesquisa de Empregabilidade, a Pesquisa de Inadimplência e a Pesquisa sobre Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, entre outros diagnósticos considerados essenciais para a compreensão do setor.

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Mais informações para a imprensa
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 2069-4419 | 97237-8237