Os dados da pesquisa do Instituto Semesp foram divulgados hoje, 28, durante o 25º Fnesp, em São Paulo

O Semesp apresentou durante o 25º FNESP, maior fórum de ensino superior da América Latina, nessa quinta (28/09), no World Trade Center de São Paulo, a pesquisa Qual o modelo ideal de Instituição de Ensino Superior (IES) na visão dos estudantes. Elaborada pelo Instituto Semesp, centro de inteligência analítica e levantamento de dados sobre o ensino superior, em parceria com a Workalove, a amostra da pesquisa contou com 1.692 respondentes.

Os dados da pesquisa estão alinhados aos resultados do relatório Ideas for Designing An Affordable New Education Institution, que foi publicado pelo Massachusetts Institute of Technology – MIT, em setembro passado, sobre a necessidade de redesenhar uma nova instituição de ensino superior e resgatar o valor da educação, tema principal do 25º Fnesp.

Professor multifacetado

Na visão dos alunos, o modelo ideal de faculdade, para a maioria dos entrevistados do ensino a distância (53,6%) os professores devem desempenhar um papel multifacetado, que inclui tanto a realização de pesquisas quanto a ministração de aulas. Em seguida, 24,2% dos estudantes de EAD indicaram que esperam que os professores desempenhem também um papel de aconselhamento, destacando a importância do suporte acadêmico e orientação por parte dos educadores e a necessidade de docentes engajados na modalidade a distância. No presencial, o número de estudantes que citam que o professor ideal deve ter um papel multifacetado, com ensino e pesquisa, sobe para 61,6%.

Para a presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, esses dados destacam a importância da integração e a necessidade de equilíbrio entre ensino e pesquisa nas instituições de ensino superior.

 Sustentabilidade

A expressiva maioria, 94,4% dos alunos entrevistados, deseja que suas faculdades tenham um compromisso com a educação voltada para o desenvolvimento sustentável. Para Lúcia Teixeira, “esses dados apontam uma tendência ressaltam a importância da integração de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável nos currículos acadêmicos e das instituições de ensino em atender a essa demanda dos estudantes”.

Valor mensalidade x escolha da IES

Os resultados revelam uma diferença significativa nas opiniões dos estudantes, dependendo da modalidade de ensino, em relação ao critério valor da mensalidade na hora de escolher a faculdade.  No EAD, a maioria dos estudantes, 54,0%, concorda totalmente ou concorda que a faculdade ideal é aquela que oferece as menores mensalidades do mercado.

Por outro lado, no ensino presencial, a maioria dos estudantes, 57,3%, discorda totalmente ou discorda de que a faculdade ideal é aquela que oferece as menores mensalidades do mercado, reforçando que os alunos que optam por cursos presenciais priorizam outros aspectos, como a qualidade da educação ou a experiência de aprendizado, em detrimento do custo.

“Em geral, os alunos que optam pelo EAD priorizam o valor da mensalidade na hora de escolher a instituição de ensino, diferente do aluno do presencial que está mais preocupado com a qualidade do curso”, pontua Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

Na modalidade semipresencial, 53,8% dos alunos concordam totalmente ou concordam que a faculdade ideal é aquela que oferece as menores mensalidades do mercado. Assim como no EAD, o valor da mensalidade tem um peso significativo na escolha da instituição.

Microcertificações e currículos flexíveis

Independente da modalidade de ensino, 67,4% dos entrevistados responderam que a faculdade ideal possibilita uma formação por microcertificações.

A preferência por microcertificações também reflete a busca de educação mais flexível, adaptável e direcionada às habilidades específicas e necessárias para o mercado de trabalho. Para a maioria dos estudantes (43,7%) o currículo ideal deve ser flexível com trilhas de aprendizagem de acordo com o objetivo de carreira profissional.

 “Os estudantes estão mais interessados em construir seu próprio caminho de aprendizado, selecionando e acumulando microcertificações de acordo com seus objetivos de carreira e interesses pessoais”, destaca Rodrigo Capelato. “Além disso, essa tendência pode influenciar as instituições de ensino a adotarem modelos de educação mais flexíveis e modulares para atender às expectativas dos estudantes e às demandas do mercado de trabalho em constante evolução”, comenta.

Tecnologia

No total, incluindo EAD, presencial e semipresencial, 89,1% dos estudantes apontaram que a faculdade ideal deve ter boas ferramentas e recursos tecnológicos, reforçando a importância atribuída à tecnologia no contexto da educação superior.

Mercado de trabalho e carreira

Para a maioria dos estudantes (97,1%), das três modalidades EAD, presencial e semipresencial, a faculdade ideal é aquela que realiza parcerias com empresas para ajudá-los a conquistar o emprego na área de graduação.

No modelo ideal, 97,7% dos entrevistados também consideram que o ensino de qualidade deve ser alinhado com as necessidades do mercado de trabalho, independente da modalidade de ensino. “Essa conexão entre as necessidades do mercado e um ensino de qualidade é fundamental para garantir que os estudantes estejam preparados para enfrentar os desafios do mundo profissional de maneira eficaz e bem-sucedida”, pondera a presidente do Semesp.

Outro dado revela que para 87,2% dos entrevistados a faculdade ideal deve preparar os alunos para as entrevistas de emprego, ressaltando a importância que os estudantes atribuem à preparação para o mercado de trabalho e ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à busca de emprego.

Entre alunos das três modalidades, 95,8% afirmam que a faculdade ideal deve apresentar as carreiras relacionadas ao curso e auxiliá-los a fazer escolhas mais conscientes. Os estudantes (84,9%) também apontam que a faculdade deve ajudar a desenvolver um plano individual de carreira, além de 90,6% dos entrevistados afirmarem que a instituição deveria oferecer mentores de carreira, indicando a importância do planejamento profissional no processo educacional.

Para a maioria dos estudantes o curso ideal também deveria ser ministrado por professores da área do curso e por professores de outras áreas e por profissionais em ambientes de trabalho (36,7%).

Infraestrutura

Sobre o que o campus da faculdade ideal deveria ter, a maioria dos estudantes citou espaços para laboratórios e para aulas práticas, espaços para orientação profissional, bibliotecas, salas de aula e espaços de aprendizagem.

O modelo atual de instituição de ensino na visão dos alunos

Em relação ao apoio da instituição para encontrar emprego na área de formação, entre os alunos de cursos presenciais, a maioria dos estudantes (47,7%) revela ter apoio para encontrar um emprego na área e mais de 70% desses respondentes têm em sua instituição de ensino núcleos de carreiras. A percepção do apoio é confirmada pela maioria dos estudantes (75,7%) que acredita que sua instituição de ensino oferece preparo para conseguir um emprego na área. A maioria dos estudantes (72,3%) também sente que a sua instituição de ensino está preparando-os para os desafios do futuro do mundo do trabalho.

No presencial, sobre o que os estudantes mais gostam na sua faculdade, 27,6% apontaram o corpo docente, seguido de 20,1% a infraestrutura da instituição. No EAD, o percentual para corpo docente caiu para 14,3% e infraestrutura ficou em 14%, enquanto a grade curricular foi o ponto mais positivo para 25,7% dos alunos do ensino a distância.

Sobre o que os alunos menos gostam, independente da modalidade de ensino, a maioria disse que o grande problema é o atendimento/suporte aos estudantes oferecido pelas instituições.

O principal fator de escolha da universidade atual entre os alunos de EAD é o desempenho no MEC (21,1%), em seguida o valor da mensalidade 18,1%. Já para os alunos do presencial, a localização vem em primeiro lugar para 26,6% dos respondentes e, logo depois, o desempenho do MEC (24,6%). No semipresencial, o resultado se inverte, 21,3% consideram o desempenho do MEC e 18,8% a localização.

Serviço
25º FNESP
Tema: “Ressignificar é preciso, reconstruir é urgente: Um movimento 180º para resgatar o valor da educação”
Data: 28 e 29 de setembro de 2023
Local: WTC – World Trade Center São Paulo (Av. das Nações Unidas, 12.551)
Mais informações: https://www.semesp.org.br/fnesp/

Sobre o Instituto Semesp
O Instituto Semesp é um centro de inteligência analítica e levantamento de dados sobre o ensino superior. Integrado por especialistas com sólida experiência no levantamento e análise de dados do setor, o Instituto Semesp desenvolve estudos, pesquisas, indicadores e análises estatísticas referentes ao setor. Seu objetivo é disponibilizar para pesquisadores, educadores, gestores privados e públicos, jornalistas e para a sociedade em geral informações relevantes e confiáveis que lhes permitam tomar decisões, estabelecer estratégias ou formular políticas públicas, visando o desenvolvimento da educação superior. O Instituto Semesp é responsável por estudos e pesquisas divulgados anualmente pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, como o Mapa do Ensino Superior no Brasil, a Pesquisa de Empregabilidade, a Pesquisa de Inadimplência e a Pesquisa sobre Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, entre outros diagnósticos considerados essenciais para a compreensão do setor.

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

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Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
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