Prêmio de Inovação no Ensino Superior

Inscrições até
26 de setembro

Reconhecendo práticas
contemporâneas e
positivas na educação

Estão abertas as inscrições de trabalhos para divulgação das experiências de inovação implementadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e seus professores, para concorrerem ao PRÊMIO DE INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR “PROF. GABRIEL MARIO RODRIGUES”.

O Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” foi criado pelo Semesp para reconhecer profissionais que trabalham em prol da inovação da educação superior brasileira e é um reconhecimento ao Prof. Gabriel Mário Rodrigues, notável pioneiro da educação e um dos principais responsáveis pela posição de relevância alcançada pelo sistema educacional superior privado no país. Durante sua trajetória como mantenedor e dirigente de entidades representativas do ensino superior privado brasileiro, o homenageado sempre mostrou enorme preocupação e aguda sensibilidade com a ampliação dos horizontes e o aperfeiçoamento do sistema educacional superior privado, por meio da adoção de melhorias contínuas e soluções inéditas para a dinâmica e as competências do ambiente acadêmico.

A premiação, que conta com a parceria do Consórcio STHEM Brasil, terá lugar no dia 28 de outubro de 2022, durante a realização do Seminário “O Admirável Futuro do Ensino Superior”.

OBJETIVOS

  • Estimular o desenvolvimento de experiências inovadoras em metodologias educacionais e em gestão educacional e de cursos nas instituições de ensino superior e mobilizá-las para tornar essas experiências públicas;
  • Reconhecer e premiar IES, professores e gestores educacionais por suas iniciativas inovadoras e pelos resultados obtidos;
  • Prospectar e divulgar para a sociedade experiências acadêmicas inovadoras que apresentem resultados positivos;
  • Incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação nas IES.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Instituição de Ensino Superior:

IES públicas ou privadas, com ou sem finalidade lucrativa, de qualquer estado ou país, desde que, os trabalhos sejam escritos e apresentados em língua portuguesa ou espanhola. A instituição deverá ser representada por um de seus dirigentes;

Educador:

Professores ou gestores educacionais inscritos individualmente ou em grupo. Os professores ou gestores podem ser de qualquer estado ou país, desde que, os trabalhos sejam escritos e apresentados em língua portuguesa ou espanhola.

TIPOS DE PROJETOS

» Modalidade 1: Gestão Pedagógica:

  • Criação de novos cursos e novas áreas de conhecimento;
  • Inovação no planejamento e execução de cursos (projeto, docentes e infraestrutura).

» Modalidade 2: Ações Junto à Comunidade:

  • Experiências inovadoras de reconhecido impacto para a resolução de problemas reais da sociedade;
  • Uso da inovação para curricularização da Extensão.

» Modalidade 3: Inovação na Aprendizagem:

  • Desenvolvimento e uso de instrumentos, metodologias e tecnologias na aprendizagem;
  • Experiências educacionais com grande capacidade de engajamento de estudantes.

APOIO

PROF. GABRIEL MÁRIO RODRIGUES

RESULTADOS DO PRÊMIO INOVAÇÃO

VENCEDORES DE CADA CATEGORIA E MODALIDADE

CATEGORIA: EDUCADOR – MODALIDADE: GESTÃO PEDAGÓGICA
PROJETO CATEGORIA MODALIDADE AUTOR PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
COMPETÊNCIAS E FLEXIBILIDADE CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSOS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS EDUCADOR Modalidade 1 – Gestão Pedagógica HUMBERTO VINÍCIO ALTINO FILHO CENTRO UNIVERCITARIO UNIFACIG

 

CATEGORIA: EDUCADOR – MODALIDADE: AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE
PROJETO CATEGORIA MODALIDADE AUTOR PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
FILTRO ECOLÓGICO UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO SAÚDE NAS COMUNIDADES EDUCADOR Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade FRANCISCO ADALBERTO DO NASCIMENTO PAZ CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO (UNIFSA)

 

CATEGORIA: EDUCADOR – MODALIDADE: INOVAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PROJETO CATEGORIA MODALIDADE AUTOR PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
BORBOLETA AZUL EDUCADOR Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem LUCAS FERNANDES LEAL CENTRO UNIVERSITÁRIO ESPÍRITO-SANTENSE/FAESA

 

CATEGORIA: IES – MODALIDADE: GESTÃO PEDAGÓGICA
PROJETO CATEGORIA MODALIDADE AUTOR PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
O NOVO DENTISTA PARA OS NOVOS TEMPOS: A CRIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA “INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO – LABORATÓRIO DE SOLUÇÕES” IES Modalidade 1 – Gestão Pedagógica JOSÉ LUIZ CINTRA JUNQUEIRA FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC

 

CATEGORIA: IES – MODALIDADE: AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE
PROJETO CATEGORIA MODALIDADE AUTOR PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS E PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS IES Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade CARMEN LUIZA DA SILVA CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO (UNISALES)

 

CATEGORIA: IES – MODALIDADE: INOVAÇÃO NA APRENDIZAGEM
PROJETO CATEGORIA MODALIDADE AUTOR PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
INTEGRAÇÃO ENTRE OS CURSOS DE ENGENHARIA, DESIGN, ADMINISTRAÇÃO – INFRAESTRUTURA E CURRÍCULO ALINHADOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS COM COMPETÊNCIA INOVADORA IES IES Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem JOSÉ CARLOS DE SOUZA JUNIOR CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA (CEUN-IMT)

 

Lembrando que os projetos serão apresentados no evento online O Admirável Futuro da Educação Superior.

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RESULTADOS DO PRÊMIO INOVAÇÃO

3 CLASSIFICADOS DE CADA CATEGORIA E MODALIDADE

CATEGORIA: EDUCADOR – MODALIDADE: GESTÃO PEDAGÓGICA
PROJETO CATEGORIA MODALIDADE AUTOR PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
COMPETÊNCIAS E FLEXIBILIDADE CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSOS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS EDUCADOR Modalidade 1 – Gestão Pedagógica HUMBERTO VINÍCIO ALTINO FILHO CENTRO UNIVERCITARIO UNIFACIG
MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA: AGENDAMENTO DIGITAL EDUCADOR Modalidade 1 – Gestão Pedagógica AUDREI PAVANELLO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – UNICESUMAR (UNICESUMAR)
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIOPET: ESCOLA DE VALORES E APRENDIZAGEM DE TIME EDUCADOR Modalidade 1 – Gestão Pedagógica UIPIRANGI FRANKLIN DA SILVA CÂMARA CENTRO UNIVERSITÁRIO OPET (Uniopet)

 

CATEGORIA: EDUCADOR – MODALIDADE: AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE
PROJETO CATEGORIA MODALIDADE AUTOR PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
FILTRO ECOLÓGICO UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO SAÚDE NAS COMUNIDADES EDUCADOR Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade FRANCISCO ADALBERTO DO NASCIMENTO PAZ CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO (UNIFSA)
IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DE BAIXO CUSTO E SUSTENTÁVEIS NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO EDUCADOR Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade HELOISE CAZANGI BORGES CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO (CEUNSP)
PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR AMBULATORIAL E DOMICILIAR PÓS COVID-19: PROTOCOLO DE ATENÇÃO À SAÚDE E INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR EDUCADOR Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade LUIS VICENTE DE OLIVEIRA UNIEVANGÉLICA

 

CATEGORIA: EDUCADOR – MODALIDADE: INOVAÇÃO DA APRENDIZAGEM
PROJETO CATEGORIA MODALIDADE AUTOR PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
BORBOLETA AZUL EDUCADOR Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem LUCAS FERNANDES LEAL CENTRO UNIVERSITÁRIO ESPÍRITO-SANTENSE/FAESA
MATEMÁTICA COMO FERRAMENTAS DE GESTÃO: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA COM ACOLHIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EDUCADOR Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem MARILIA RIOS DE PAULA FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE (FER)
PAPEL DE PAI EDUCADOR Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem FLÁVIO BARROCA E GARCIA CENTRO UNIVERSITÁRIO ESPÍRITO-SANTENSE/FAESA

 

CATEGORIA: IES – MODALIDADE: GESTÃO PEDAGÓGICA
PROJETO CATEGORIA MODALIDADE AUTOR PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
O NOVO DENTISTA PARA OS NOVOS TEMPOS: A CRIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA “INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO – LABORATÓRIO DE SOLUÇÕES” IES Modalidade 1 – Gestão Pedagógica JOSÉ LUIZ CINTRA JUNQUEIRA FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC
OFICINA DE SUCOS FUNCIONAIS APLICADA A PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NA FEIRA IES Modalidade 1 – Gestão Pedagógica RENATA APARECIDA MIYABARA CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI (UNINOVAFAPI)
PROVA SUPERVISIONADA IES Modalidade 1 – Gestão Pedagógica LAERTE KERBER FRANCO CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)

 

CATEGORIA: IES – MODALIDADE: AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE
PROJETO CATEGORIA MODALIDADE AUTOR PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS E PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS IES Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade CARMEN LUIZA DA SILVA CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO (UNISALES)
STUDENT HUB DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA IES Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade JOSÉ DIAS UNIVERSIDADE DE COIMBRA
AÇÕES INTERDISCIPLINARES PARA O COMBATE À OBESIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR – HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=_QC4HBFCHIC IES Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade BRAULIO HENRIQUE MAGNANI BRANCO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – UNICESUMAR (UNICESUMAR)

 

CATEGORIA: IES – MODALIDADE: INOVAÇÃO NA APRENDIZAGEM
PROJETO CATEGORIA MODALIDADE AUTOR PRINCIPAL INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
INTEGRAÇÃO ENTRE OS CURSOS DE ENGENHARIA, DESIGN, ADMINISTRAÇÃO – INFRAESTRUTURA E CURRÍCULO ALINHADOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS COM COMPETÊNCIA INOVADORA IES IES Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem JOSÉ CARLOS DE SOUZA JUNIOR CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA (CEUN-IMT)
GESTÃO DA APRENDIZAGEM: AVALIAR, ACOMPANHAR E POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DISCENTE NA UNIVERSIDADE TIRADENTES IES Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem JOUBERTO UCHÔA DE MENDONÇA JÚNIOR UNIVERSIDADE TIRADENTES (UNIT)
TOOLBOX: UMA FERRAMENTA TECNOPEDAGÓGICA PARA PLANEJAMENTO E GESTÃO DAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA. IES Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem PEDRO RENAN DEBIAZI FACULDADE CAPITAL FEDERAL (FECAF)

 

Lembrando que os projetos serão apresentados no evento online O Admirável Futuro da Educação Superior.

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Atividade Data
Lançamento do Edital
13 de julho de 2022
Submissão dos trabalhos/projetos e envio de vídeo (opcional) 13 de julho a 26 de setembro de 2022
Avaliação dos trabalhos/projetos 27 de setembro a 06 de outubro de 2022
Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos/projetos 17 de outubro de 2022
Apresentação dos trabalhos/projetos 26 a 28 de outubro de 2022
Premiação 28 de outubro de 2022

Acesse o Regulamento do Prêmio Inovação:

Acesse o Edital

Faça o download do Template para submissão do projeto:

Fazer download

Orientação para os finalistas para gravação de vídeos para apresentação no dia do evento:

Como o Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” será realizado na modalidade virtual, informamos que você pode complementar as informações do seu trabalho com um vídeo. Para tanto informamos que:

1. A divulgação dos trabalhos aprovados estará disponível no site do Semesp;

2. As apresentações serão realizadas, por meio de vídeos, que deverão ser enviados no período de 18 a 21 de outubro de 2022;

3. Para a produção dos vídeos, siga as orientações:

  • O vídeo deverá ter até 3 minutos de duração e o professor poderá fazer a apresentação oral com ajuda de outros recursos;
  • Os vídeos poderão ser produzidos no celular ou no PC e devem ser colocados no Youtube, como NÃO LISTADOS e o link poderá ser enviado no momento da submissão do trabalhos.

 

Dicas de como gravar sua apresentação:

Para auxiliá-los na produção dos vídeos e colocação no Youtube, sugerimos consultar os links abaixo. Existem muitos tutoriais disponíveis na internet caso você precise de mais informações:

Como gravar vídeos, por Hotmart

Curso de Master the Screencast, por Screecastfy

Código para liberar Versão Premium: CAST_COVID

Como enviar vídeo não listado no Youtube

 

Informações adicionais – Sugestões para a produção do seu vídeo:

  • Monte um bom roteiro e uma apresentação. Se quiser, você poderá utilizar material visual.
  • Procure verificar com antecedência tudo o que você precisa para gravar.
  • Confira também se o local e a iluminação são adequados e agradáveis.
  • Seja natural na hora de gravar o vídeo.
  • É importante que o conteúdo seja apresentado de forma sucinta, já que essa é uma característica do conteúdo feito para a web.
  • Objetividade é o segredo. Não enrole e nem dê voltas, vá direto ao ponto: as vantagens e benefícios da ideia que você está defendendo.
  • Certifique-se de olhar diretamente para a lente/celular e imagine que você está explicando alguma coisa a um amigo, e não apenas a um aparelho.
  • O ritmo da gravação precisa ser dinâmico para dar ânimo ao conteúdo.
  • Estruture o seu tempo na câmera antes de iniciar a filmagem.
  • Adote uma velocidade, um ritmo na fala que seja condizente com o tema que você escolheu e siga em frente sem grandes alterações.
  • Caso grave pelo celular, não se esqueça de colocar o aparelho na posição horizontal.

Se a sua inscrição é de brasileiro, seja na categoria IES ou Educador, inscreva-se no botão abaixo:

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