
Inscrições até
26 de setembro
Reconhecendo práticas
contemporâneas e
positivas na educação
Estão abertas as inscrições de trabalhos para divulgação das experiências de inovação implementadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e seus professores, para concorrerem ao PRÊMIO DE INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR “PROF. GABRIEL MARIO RODRIGUES”.
O Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” foi criado pelo Semesp para reconhecer profissionais que trabalham em prol da inovação da educação superior brasileira e é um reconhecimento ao Prof. Gabriel Mário Rodrigues, notável pioneiro da educação e um dos principais responsáveis pela posição de relevância alcançada pelo sistema educacional superior privado no país. Durante sua trajetória como mantenedor e dirigente de entidades representativas do ensino superior privado brasileiro, o homenageado sempre mostrou enorme preocupação e aguda sensibilidade com a ampliação dos horizontes e o aperfeiçoamento do sistema educacional superior privado, por meio da adoção de melhorias contínuas e soluções inéditas para a dinâmica e as competências do ambiente acadêmico.
A premiação, que conta com a parceria do Consórcio STHEM Brasil, terá lugar no dia 28 de outubro de 2022, durante a realização do Seminário “O Admirável Futuro do Ensino Superior”.
OBJETIVOS
- Estimular o desenvolvimento de experiências inovadoras em metodologias educacionais e em gestão educacional e de cursos nas instituições de ensino superior e mobilizá-las para tornar essas experiências públicas;
- Reconhecer e premiar IES, professores e gestores educacionais por suas iniciativas inovadoras e pelos resultados obtidos;
- Prospectar e divulgar para a sociedade experiências acadêmicas inovadoras que apresentem resultados positivos;
- Incentivar e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação nas IES.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Instituição de Ensino Superior:
IES públicas ou privadas, com ou sem finalidade lucrativa, de qualquer estado ou país, desde que, os trabalhos sejam escritos e apresentados em língua portuguesa ou espanhola. A instituição deverá ser representada por um de seus dirigentes;
Educador:
Professores ou gestores educacionais inscritos individualmente ou em grupo. Os professores ou gestores podem ser de qualquer estado ou país, desde que, os trabalhos sejam escritos e apresentados em língua portuguesa ou espanhola.
TIPOS DE PROJETOS
» Modalidade 1: Gestão Pedagógica:
- Criação de novos cursos e novas áreas de conhecimento;
- Inovação no planejamento e execução de cursos (projeto, docentes e infraestrutura).
» Modalidade 2: Ações Junto à Comunidade:
- Experiências inovadoras de reconhecido impacto para a resolução de problemas reais da sociedade;
- Uso da inovação para curricularização da Extensão.
» Modalidade 3: Inovação na Aprendizagem:
- Desenvolvimento e uso de instrumentos, metodologias e tecnologias na aprendizagem;
- Experiências educacionais com grande capacidade de engajamento de estudantes.
APOIO
PROF. GABRIEL MÁRIO RODRIGUES
RESULTADOS DO PRÊMIO INOVAÇÃO
VENCEDORES DE CADA CATEGORIA E MODALIDADE
CATEGORIA: EDUCADOR – MODALIDADE: GESTÃO PEDAGÓGICA | ||||
PROJETO | CATEGORIA | MODALIDADE | AUTOR PRINCIPAL | INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
COMPETÊNCIAS E FLEXIBILIDADE CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSOS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS | EDUCADOR | Modalidade 1 – Gestão Pedagógica | HUMBERTO VINÍCIO ALTINO FILHO | CENTRO UNIVERCITARIO UNIFACIG |
CATEGORIA: EDUCADOR – MODALIDADE: AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE | ||||
PROJETO | CATEGORIA | MODALIDADE | AUTOR PRINCIPAL | INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
FILTRO ECOLÓGICO UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO SAÚDE NAS COMUNIDADES | EDUCADOR | Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade | FRANCISCO ADALBERTO DO NASCIMENTO PAZ | CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO (UNIFSA) |
CATEGORIA: EDUCADOR – MODALIDADE: INOVAÇÃO DA APRENDIZAGEM | ||||
PROJETO | CATEGORIA | MODALIDADE | AUTOR PRINCIPAL | INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
BORBOLETA AZUL | EDUCADOR | Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem | LUCAS FERNANDES LEAL | CENTRO UNIVERSITÁRIO ESPÍRITO-SANTENSE/FAESA |
CATEGORIA: IES – MODALIDADE: GESTÃO PEDAGÓGICA | ||||
PROJETO | CATEGORIA | MODALIDADE | AUTOR PRINCIPAL | INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
O NOVO DENTISTA PARA OS NOVOS TEMPOS: A CRIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA “INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO – LABORATÓRIO DE SOLUÇÕES” | IES | Modalidade 1 – Gestão Pedagógica | JOSÉ LUIZ CINTRA JUNQUEIRA | FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC |
CATEGORIA: IES – MODALIDADE: AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE | ||||
PROJETO | CATEGORIA | MODALIDADE | AUTOR PRINCIPAL | INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS E PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS | IES | Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade | CARMEN LUIZA DA SILVA | CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO (UNISALES) |
CATEGORIA: IES – MODALIDADE: INOVAÇÃO NA APRENDIZAGEM | ||||
PROJETO | CATEGORIA | MODALIDADE | AUTOR PRINCIPAL | INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
INTEGRAÇÃO ENTRE OS CURSOS DE ENGENHARIA, DESIGN, ADMINISTRAÇÃO – INFRAESTRUTURA E CURRÍCULO ALINHADOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS COM COMPETÊNCIA INOVADORA IES | IES | Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem | JOSÉ CARLOS DE SOUZA JUNIOR | CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA (CEUN-IMT) |
Lembrando que os projetos serão apresentados no evento online O Admirável Futuro da Educação Superior.
Inscreva-se gratuitamente!
RESULTADOS DO PRÊMIO INOVAÇÃO
3 CLASSIFICADOS DE CADA CATEGORIA E MODALIDADE
CATEGORIA: EDUCADOR – MODALIDADE: GESTÃO PEDAGÓGICA | ||||
PROJETO | CATEGORIA | MODALIDADE | AUTOR PRINCIPAL | INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
COMPETÊNCIAS E FLEXIBILIDADE CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA EM CURSOS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS | EDUCADOR | Modalidade 1 – Gestão Pedagógica | HUMBERTO VINÍCIO ALTINO FILHO | CENTRO UNIVERCITARIO UNIFACIG |
MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA: AGENDAMENTO DIGITAL | EDUCADOR | Modalidade 1 – Gestão Pedagógica | AUDREI PAVANELLO | CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – UNICESUMAR (UNICESUMAR) |
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIOPET: ESCOLA DE VALORES E APRENDIZAGEM DE TIME | EDUCADOR | Modalidade 1 – Gestão Pedagógica | UIPIRANGI FRANKLIN DA SILVA CÂMARA | CENTRO UNIVERSITÁRIO OPET (Uniopet) |
CATEGORIA: EDUCADOR – MODALIDADE: AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE | ||||
PROJETO | CATEGORIA | MODALIDADE | AUTOR PRINCIPAL | INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
FILTRO ECOLÓGICO UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO SAÚDE NAS COMUNIDADES | EDUCADOR | Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade | FRANCISCO ADALBERTO DO NASCIMENTO PAZ | CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO (UNIFSA) |
IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS DE BAIXO CUSTO E SUSTENTÁVEIS NO PROCESSO DE REABILITAÇÃO | EDUCADOR | Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade | HELOISE CAZANGI BORGES | CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO (CEUNSP) |
PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR AMBULATORIAL E DOMICILIAR PÓS COVID-19: PROTOCOLO DE ATENÇÃO À SAÚDE E INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR | EDUCADOR | Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade | LUIS VICENTE DE OLIVEIRA | UNIEVANGÉLICA |
CATEGORIA: EDUCADOR – MODALIDADE: INOVAÇÃO DA APRENDIZAGEM | ||||
PROJETO | CATEGORIA | MODALIDADE | AUTOR PRINCIPAL | INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
BORBOLETA AZUL | EDUCADOR | Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem | LUCAS FERNANDES LEAL | CENTRO UNIVERSITÁRIO ESPÍRITO-SANTENSE/FAESA |
MATEMÁTICA COMO FERRAMENTAS DE GESTÃO: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA COM ACOLHIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS | EDUCADOR | Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem | MARILIA RIOS DE PAULA | FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE (FER) |
PAPEL DE PAI | EDUCADOR | Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem | FLÁVIO BARROCA E GARCIA | CENTRO UNIVERSITÁRIO ESPÍRITO-SANTENSE/FAESA |
CATEGORIA: IES – MODALIDADE: GESTÃO PEDAGÓGICA | ||||
PROJETO | CATEGORIA | MODALIDADE | AUTOR PRINCIPAL | INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
O NOVO DENTISTA PARA OS NOVOS TEMPOS: A CRIAÇÃO DE UMA DISCIPLINA “INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO – LABORATÓRIO DE SOLUÇÕES” | IES | Modalidade 1 – Gestão Pedagógica | JOSÉ LUIZ CINTRA JUNQUEIRA | FACULDADE SÃO LEOPOLDO MANDIC |
OFICINA DE SUCOS FUNCIONAIS APLICADA A PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA NA FEIRA | IES | Modalidade 1 – Gestão Pedagógica | RENATA APARECIDA MIYABARA | CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI (UNINOVAFAPI) |
PROVA SUPERVISIONADA | IES | Modalidade 1 – Gestão Pedagógica | LAERTE KERBER FRANCO | CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI) |
CATEGORIA: IES – MODALIDADE: AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE | ||||
PROJETO | CATEGORIA | MODALIDADE | AUTOR PRINCIPAL | INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
PROJETO INTEGRADOR DE EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS SOCIAIS E PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS | IES | Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade | CARMEN LUIZA DA SILVA | CENTRO UNIVERSITÁRIO SALESIANO (UNISALES) |
STUDENT HUB DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA | IES | Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade | JOSÉ DIAS | UNIVERSIDADE DE COIMBRA |
AÇÕES INTERDISCIPLINARES PARA O COMBATE À OBESIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR – HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=_QC4HBFCHIC | IES | Modalidade 2 – Ações Junto à Comunidade | BRAULIO HENRIQUE MAGNANI BRANCO | CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – UNICESUMAR (UNICESUMAR) |
CATEGORIA: IES – MODALIDADE: INOVAÇÃO NA APRENDIZAGEM | ||||
PROJETO | CATEGORIA | MODALIDADE | AUTOR PRINCIPAL | INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR |
INTEGRAÇÃO ENTRE OS CURSOS DE ENGENHARIA, DESIGN, ADMINISTRAÇÃO – INFRAESTRUTURA E CURRÍCULO ALINHADOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS COM COMPETÊNCIA INOVADORA IES | IES | Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem | JOSÉ CARLOS DE SOUZA JUNIOR | CENTRO UNIVERSITÁRIO DO INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA (CEUN-IMT) |
GESTÃO DA APRENDIZAGEM: AVALIAR, ACOMPANHAR E POTENCIALIZAR A APRENDIZAGEM DISCENTE NA UNIVERSIDADE TIRADENTES | IES | Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem | JOUBERTO UCHÔA DE MENDONÇA JÚNIOR | UNIVERSIDADE TIRADENTES (UNIT) |
TOOLBOX: UMA FERRAMENTA TECNOPEDAGÓGICA PARA PLANEJAMENTO E GESTÃO DAS ATIVIDADES EM SALA DE AULA. | IES | Modalidade 3 – Inovação na Aprendizagem | PEDRO RENAN DEBIAZI | FACULDADE CAPITAL FEDERAL (FECAF) |
Lembrando que os projetos serão apresentados no evento online O Admirável Futuro da Educação Superior.
Inscreva-se gratuitamente!
Atividade | Data |
Lançamento do Edital |
13 de julho de 2022 |
Submissão dos trabalhos/projetos e envio de vídeo (opcional) | 13 de julho a 26 de setembro de 2022 |
Avaliação dos trabalhos/projetos | 27 de setembro a 06 de outubro de 2022 |
Divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos/projetos | 17 de outubro de 2022 |
Apresentação dos trabalhos/projetos | 26 a 28 de outubro de 2022 |
Premiação | 28 de outubro de 2022 |
Acesse o Regulamento do Prêmio Inovação:
Faça o download do Template para submissão do projeto:
Orientação para os finalistas para gravação de vídeos para apresentação no dia do evento:
Como o Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” será realizado na modalidade virtual, informamos que você pode complementar as informações do seu trabalho com um vídeo. Para tanto informamos que:
1. A divulgação dos trabalhos aprovados estará disponível no site do Semesp;
2. As apresentações serão realizadas, por meio de vídeos, que deverão ser enviados no período de 18 a 21 de outubro de 2022;
3. Para a produção dos vídeos, siga as orientações:
- O vídeo deverá ter até 3 minutos de duração e o professor poderá fazer a apresentação oral com ajuda de outros recursos;
- Os vídeos poderão ser produzidos no celular ou no PC e devem ser colocados no Youtube, como NÃO LISTADOS e o link poderá ser enviado no momento da submissão do trabalhos.
Dicas de como gravar sua apresentação:
Para auxiliá-los na produção dos vídeos e colocação no Youtube, sugerimos consultar os links abaixo. Existem muitos tutoriais disponíveis na internet caso você precise de mais informações:
Como gravar vídeos, por Hotmart
Curso de Master the Screencast, por Screecastfy
Código para liberar Versão Premium: CAST_COVID
Como enviar vídeo não listado no Youtube
Informações adicionais – Sugestões para a produção do seu vídeo:
- Monte um bom roteiro e uma apresentação. Se quiser, você poderá utilizar material visual.
- Procure verificar com antecedência tudo o que você precisa para gravar.
- Confira também se o local e a iluminação são adequados e agradáveis.
- Seja natural na hora de gravar o vídeo.
- É importante que o conteúdo seja apresentado de forma sucinta, já que essa é uma característica do conteúdo feito para a web.
- Objetividade é o segredo. Não enrole e nem dê voltas, vá direto ao ponto: as vantagens e benefícios da ideia que você está defendendo.
- Certifique-se de olhar diretamente para a lente/celular e imagine que você está explicando alguma coisa a um amigo, e não apenas a um aparelho.
- O ritmo da gravação precisa ser dinâmico para dar ânimo ao conteúdo.
- Estruture o seu tempo na câmera antes de iniciar a filmagem.
- Adote uma velocidade, um ritmo na fala que seja condizente com o tema que você escolheu e siga em frente sem grandes alterações.
- Caso grave pelo celular, não se esqueça de colocar o aparelho na posição horizontal.
Se a sua inscrição é de brasileiro, seja na categoria IES ou Educador, inscreva-se no botão abaixo:
Se a sua inscrição é de estrangeiro (NÃO BRASILEIRO), seja na categoria IES ou Educador, inscreva-se no botão abaixo: