Lúcia Maria Teixeira
Q

Diretoria - 2024-2027

Lúcia Maria Teixeira

Lúcia Maria Teixeira
Presidente

Doutora e Mestre em Psicologia da Educação, educadora, psicóloga, pesquisadora e escritora.

Presidente do Semesp e Presidente da Metared TIC Brasil.

Diretora-Presidente do Instituto Superior de Educação Santa Cecília, que mantém a Universidade Santa Cecília – Unisanta e Presidente do Colégio Santa Cecília (Santos, SP), entidades fundadas há 63 anos por sua família de educadores. Diretora do Sistema Santa Cecília de Comunicação – Rádio e TV Educativas.

Autora de doze livros premiados nas áreas de Educação, Literatura, Psicologia e temáticas infanto-juvenis. Recebeu relevantes prêmios no Brasil e no exterior e indicações para o prêmio Jabuti, o mais importante da literatura brasileira. Suas pesquisas sobre Ensino Superior contribuíram para o Plano Nacional de Educação 2014-2024.

Eleita em 2020 entre as cinco brasileiras com atuação nacionalmente relevante, Medalha Mietta Santiago, pelas 77 integrantes da bancada feminina da Câmara dos Deputados, entre outros prêmios.

Participa de entidades culturais e científicas nacionais e estrangeiras.

Thiago Rodrigues Pêgas
Q

Diretoria - 2024-2027

Thiago Rodrigues Pêgas
1º Vice-Presidente

Paulo Pires Vila Verde
Q

Diretoria - 2024-2027

Paulo Pires Vila Verde
2º Vice-Presidente

Milton Flávio Moura
Q

Diretoria - 2024-2027

Milton Flávio MouraMilton Flávio Moura
3º Vice-Presidente

Graduado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista – UNESP; especializado em Administração Rural pela Fundação Getúlio Vargas, em Administração Geral pela Universidade de São Paulo e em Agronegócios, pela USP Piracicaba/SP. Possui Prática de Governança Corporativa pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, e cursou Leading Corporate Renewal pelo Institute of Management and Development em Lausane, na Suíça.

Seu desenvolvimento profissional ocorreu em negócios de grande porte, compreendendo projetos agrícolas, florestais e industriais por mais de 30 anos, no Brasil e no exterior, em especial no grupo Votorantim, onde atuou de 1985 a 2010, passando por cargos como, diretor Agrícola e diretor de Suprimentos. Foi conselheiro de entidade setorial do agronegócio, consultor de negócios e coach no grupo Proeza, no México, entre 2011 e 2012, além de outras empresas nacionais e internacionais.

Ingressou no Instituto Presbiteriano Mackenzie em 2011, no Conselho Deliberativo, onde atuou como presidente do MackPesquisa, representante no Conselho Universitário da Universidade Presbiteriana Mackenzie, relator do Comitê de Planejamento Estratégico, relator da Comissão de Recursos Humanos, membro de comissões e comitês: Administração e Patrimônio, MackGraphe, Liberdade Econômica e de Estrutura. Foi Presidente da Assembleia Geral da AIC-Associação do Instituto Cristão e é membro da Assembleia Geral da ABD-Associação Beneficente Douradense. Atualmente é Diretor-Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie. É Presbítero da IPB-Igreja Presbiteriana do Brasil desde 1994, piloto privado, casado há 36 anos com Lôide Eunice Leme Penteado de Moura, pai de três filhos, Rebeca, Carolina e André e avô de Samuel.

Ruy Guérios
Q

Diretoria - 2024-2027

Ruy GuériosRuy Guérios
1º Diretor-Secretário

Professor há mais de 46 anos na área de Exatas, TI, gestão e engenharia. Administrador e Mestre em Engenharia da Produção. Empreendedor inovador há mais de 38 anos. Fundador do Colégio e Centro Universitário de excelência Eniac.

Pd. Mário Luiz Kozik
Q

Diretoria - 2024-2027

Pd. Mário Luiz Kozik
2º Diretor-Secretário

Cecília B. Pires Tavares de Anderlini
Q

Diretoria - 2024-2027

Cecília B. Pires Tavares de AnderliniCecília B. Pires Tavares de Anderlini
1ª Diretora-Financeira

Raul Gustavo Porto Gennari
Q

Diretoria - 2024-2027

Raul Gustavo Porto GennariRaul Gustavo Porto Gennari
2º Diretor-Financeiro

CEO e Cofundador do Centro Universitário FIAP, referência nacional no Ensino de Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, avaliado com conceito máximo pelo MEC. E case de Educação Inovadora no SXSW (Festival South by Southwest).

A FIAP desenvolveu uma metodologia de ensino inovadora aliada à uma plataforma única para o Ensino a Distância, e desenvolve de forma proprietária todos os seus conteúdos e cursos. A FIAP Empresas implementa programas de requalificação profissional e desenvolvimento de talentos, assim como projetos de transformação digital para as mais importantes empresas do Brasil: PWC, Banco Bradesco, Banco Itaú, Citibank, entre outras.

Gustavo também é Diretor do SEMESP desde 2014. Membro Fundador do Movimento Brasil Digital e do Eu Capacito, ao lado de empresas como EY, Korn Ferry, EDP, IT Midia, IBM, Microsoft, Cisco e demais parceiros, ajudando a promover ensino e cultura para transformar o Brasil em um país mais digital e inclusivo. Nesta plataforma de conhecimento gratuita, somente em 2023, mais de 800 mil pessoas se qualificaram, sendo mais de 630 mil nos cursos da FIAP.

Em 2022, a FIAP se uniu à Alura, formando o maior ecossistema de Ensino de Tecnologia do Brasil, contribuindo para a formação de mais de 200 mil profissionais e futuros profissionais de tecnologia.

João Otávio Bastos Junqueira
Q

Diretoria - 2024-2027

João Otávio Bastos Junqueira

João Otávio Bastos Junqueira
Diretor de Relações Institucionais

Conselheiro em grandes Edtechs no Brasil; Carreira executiva no segmento educacional; Conselheiro do board da UNIFEOB – Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos, onde esteve como Reitor até 2020; Diretor de Relações Institucionais do SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo; Membro da Diretoria da ANACEU – Associação Nacional dos Centros Universitários; Participações na ABRUC – Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior, onde esteve como Presidente até 2019, e CEE – Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

Vasta experiência em gestão educacional, inovação acadêmica e políticas públicas. Empreendedor na educação, em projetos de tecnologia e produtor de fontes alternativas de proteína. Doutoramento pela UNICAMP, Mestre pela USP, Médico Veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e especializações pela FGV e FDC. Ampla vivência internacional com extensões executivas nos EUA, Europa e Ásia.

Casado com a Lu, pai da Gabi, Carol e Manu.

 

Priscila Maria Bonini Ribeiro
Q

Diretoria - 2024-2027

Priscila Maria Bonini RibeiroPriscila Maria Bonini Ribeiro
Diretora de Segmento Universidade

Com atuação de 35 anos na área de Educação, com foco em gestão e em prol de Políticas Públicas, atuou em cargos nas esferas municipal, estadual, e representante dos gestores municipais do Sudeste. Ao longo da carreira vem exercendo funções administrativas, educativas como docente, pesquisadora, e cargos de gestão. É doutora em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp (2019), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2004), possui graduações de Licenciatura em Pedagogia (2015) e Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (1999).

De 2009 a 2016, foi secretária de Educação no município de Guarujá por dois mandatos, período em que o município recebeu premiações por projetos educacionais e de inovação tecnológica aliados ao processo de ensino-aprendizagem. Dentre os importantes indicadores da evolução educacional alcançados em Guarujá nesse período estão o primeiro Plano Decenal do País, e um dos mais arrojados planos de carreira, demonstrando o compromisso pela valorização dos profissionais educadores.

Teve sua atuação à frente da Secretaria de Educação de Guarujá reconhecida também pelo Tribunal de Contas do Estado com a nota máxima de eficiência na gestão dos recursos municipais destinados à educação. Foi líder dos educadores da Baixada Santista, do Estado de São Paulo e da Região Sudeste pela atuação como presidente eleita da Undime – União dos Dirigentes Municipais de São Paulo, representando os gestores municipais de Educação do Estado de São Paulo, e posteriormente assumiu a representação dos gestores da região Sudeste na Undime, mantendo interlocução na esfera nacional.

Atuou por quase dois mandatos como membro titular do Conselho Estadual de Educação de São Paulo no período de 2013 a 2018, tendo sido ainda integrante e relatora na Câmara de Educação Básica e na Câmara de Educação Superior e ainda, na vice-presidência da Comissão de Legislação e Normas do órgão estadual.

É palestrante sobre temas relacionados à Educação e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, Legislação Educacional, Políticas Públicas e Avaliação dos Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, administração, políticas públicas e avaliação dos Sistemas Educacionais Nacionais e Internacionais.

É professora palestrante pela CONAM, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e acredita que a atuação no setor público e na política educacional é fundamental para o desenvolvimento do País, luta por um pacto federativo igualitário, crê que um País só se desenvolve com uma educação séria, transformadora e comprometida.

Renato Padovese
Q

Diretoria - 2024-2027

Renato PadoveseRenato Padovese
Diretor de Segmento Universidade

Marcos Vinicius Busoli Cascino
Q

Diretoria - 2024-2027

Marcos Vinicius Busoli CascinoMarcos Vinicius Busoli Cascino
Diretor de Segmento Centro Universitário

Administrador reconhecido por seu compromisso com a excelência educacional e a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional de seus alunos. Como Chanceler da Instituição Educacional Professor Pasquale Cascino – IEPAC, mantenedora do Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro (www.italo.br), ele desempenha um papel fundamental na orientação e liderança dessa Instituição.

Nascido em uma família com tradição na área educacional, Cascino traz consigo uma bagagem sólida de valores e princípios que moldaram sua visão de educação. Graduado em Administração e Gestão de Negócios pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, ele complementou sua formação com uma ampla experiência internacional, incluindo uma Master em Gestión Educativa de Iberoamerica e participações em programas de inovação em ensino superior na Harvard University e no Babson College, nos Estados Unidos.

Sob a liderança de Cascino, o Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro se tornou uma referência no cenário educacional brasileiro. Com mais de 75 anos de história, a instituição é reconhecida pela qualidade de seu corpo docente e pela variedade de cursos oferecidos, que abrangem áreas como Educação, Comunicação, Direito, Saúde, Negócios e Tecnologia. Com uma infraestrutura moderna, distribuída em uma área de 18 mil m², e mais de 14 mil alunos matriculados, o Centro Universitário oferece mais de 70 cursos de graduação, além de 110 cursos de pós-graduação e 230 cursos livres.

Durante sua gestão como Chanceler, Cascino, juntamente com seu corpo docente, acompanhou de perto e incentivou ativamente a pesquisa acadêmica e a disseminação do conhecimento. Sob sua liderança, foram realizadas mais de 30 publicações relevantes na revista eletrônica interdisciplinar para publicação de artigos originais e revisões, bem como mais de 8 publicações na Revista Educafoco, uma revista eletrônica interdisciplinar internacional voltada para o campo da Educação, Pesquisa e Formação continuada – Pós-Graduação.

O Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro, sob a chancelaria de Marcos Vinicius, é pioneiro no compromisso responsável com as pautas ambientais, sociais e de governança (ESG).

No campo ambiental, a Instituição trabalha com programa de eficiência energética que engloba desde a troca de lâmpadas para led e equipamentos de todo o campus universitário até o controle individual interno, de modo a garantir a redução dos níveis de consumo. A partir de setembro de 2024 a Instituição vai garantir que toda a energia elétrica que abastece o campus universitário tenha origem renovável e com selo verde, mediante ingresso no mercado livre de energia. Também foi implementado coleta seletiva e correto descarte certificado de seu lixo interno. A gestão de recurso hídricos nas instalações do campus universitário é preocupação constante, com a busca contínua de implementação de processos de reuso, tratamento de efluentes e reduções do consumo de água. O campus universitário mantém grande área verde, que possibilita contato livre com a natureza e é aberto ao público interno e externo.

No campo social, a Instituição foi pioneira na idealização de um projeto de alto impacto social, que consiste em instalação uma unidade dentro de uma favela, localizada em Paraisópolis, proporcionando mais de 7.500 atendimentos (ano 2023) através de serviços gratuitos a comunidade, compreendendo as áreas de saúde, educação e direito, prestados através de professores e alunos. A Instituição também concedeu mais de 1.000 bolsas de estudos a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Dada a importância dos trabalhos realizados na comunidade, a Instituição foi convidada a integrar o fórum de multientidades de Paraisópolis, que busca articular e integrar ações em rede que contribuam para a melhoria da qualidade de vida na comunidade como um todo, e é composto por entidade da iniciativa pública e privada, atuando especificamente nos grupos de trabalhos das áreas de saúde e educação. O reconhecimento dos trabalhos efetivados na área social levou a Instituição a ganhar o selo de “Entidade Socialmente Responsável”, concedido pela ABMES (2023 e 2024) e de “Instituição com Responsabilidade Social Feminina” (2023), outorgado pelo Instituto Ela.

Sob o aspecto de governança, a Instituição é direcionada à busca constante de evolução, orientada por propósitos e centrada em seu pessoal e valores. O compliance como modelo de integridade e responsabilidade é fator marcante nas diretrizes corporativas. Foram implantadas em 2023 políticas de ética e integridade e acesso amplo através de canais de escuta, código de conduta e política de denúncias com garantia do anonimato, de modo a preservar um ambiente de trabalho seguro e saudável, assim como plataforma de controle e segurança da informação, privacidade e proteção de dados.

Após a obtenção do reconhecimento oficial pelo Ministério da Educação e pela Diocese, o Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro assume uma nova dimensão de responsabilidade, alinhada aos princípios católicos. Em um marco significativo, em setembro de 2023, o Papa Francisco recebeu em audiência na Sala Clementina, no Vaticano, a aproximadamente 200 participantes do encontro de Reitores de Universidades públicas e privadas da América Latina e do Caribe e Marcos Vinicius Busoli Cascino e o Reitor Dr. Marcos Antonio Cascino, estiveram presentes representando o Centro Universitário Católico Ítalo Brasileiro uma visita de grande importância para a comunidade acadêmica e religiosa.

Marcos Vinicius Busoli Cascino acredita na educação como ferramenta de transformação social. Seu compromisso com a qualidade educacional e sua dedicação em promover o desenvolvimento integral de seus alunos.

Zelly Fernanda de Toledo Pennacchi Machado
Q

Diretoria - 2024-2027

Zelly Fernanda de Toledo Pennacchi MachadoZelly Fernanda de Toledo Pennacchi Machado
Diretora de Segmento Centro Universitário

Tânia Cristina Bassani Cecilio
Q

Diretoria - 2024-2027

Tânia Cristina Bassani CecílioTânia Cristina Bassani Cecilio
Diretora de Segmento Faculdade

Tânia Cristina Bassani Cecilio é uma figura inspiradora que nasceu em 1967, na cidade de Americana, São Paulo, Brasil. Desde cedo, demonstrou um grande interesse pelo mundo da educação e pelo poder transformador que a aprendizagem tem na vida das pessoas. Sua paixão por educar levou-a a dedicar sua vida profissional à área pedagógica, buscando constantemente aprimorar sua formação e contribuir para a construção de uma educação de qualidade.

Após concluir sua graduação em Pedagogia, Tânia decidiu expandir seus horizontes acadêmicos e buscar novos conhecimentos. Com esse objetivo em mente, ingressou na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), onde obteve seu mestrado em Educação. Durante esse período, aprofundou-se em estudos sobre avaliação educacional, percebendo a importância dessa temática para o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem.

Determinada a ampliar ainda mais seus conhecimentos, Tânia decidiu embarcar em uma jornada internacional. Assim, ingressou na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Foi nessa instituição renomada que ela conquistou o título de Doutora em Ciências da Educação, especializando-se na área de Política Educativa. Sua tese de doutorado foi um marco em sua trajetória acadêmica e profissional, explorando os desafios e caminhos da avaliação no contexto de uma instituição de ensino superior.

Tânia Bassani Cecilio não é apenas uma acadêmica de destaque, mas também uma empreendedora incansável. Ela acredita que a educação de qualidade deve ser acessível a todos, independentemente de sua origem social ou econômica. Com essa visão, fundou iniciativas educacionais inovadoras e desenvolveu projetos que promovem a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes.

Sua atuação pioneira e desbravadora no campo educacional a levou a se destacar como uma referência na área de avaliação educacional. Além disso, Tânia também é reconhecida como uma defensora do meio ambiente, sendo uma verdadeira ambientalista. Ela compreende que a educação ambiental desempenha um papel fundamental na conscientização e preservação do nosso planeta.

Como educadora obstinada, Tânia Bassani Cecilio é movida por sua ética e sua busca incansável por uma educação mais justa e igualitária. Ela acredita que a educação é uma ferramenta poderosa para transformar vidas e construir uma sociedade mais justa e sustentável. Seu compromisso em prol de uma educação de qualidade e sua dedicação em fazer a diferença no campo educacional inspiram não apenas seus colegas, mas também seus alunos e todas as pessoas que têm o privilégio de conhecê-la.

A história de Tânia Bassani Cecilio é uma história de determinação, coragem e paixão pela educação. Sua trajetória é uma fonte de inspiração para aqueles que buscam criar um impacto positivo na educação e na sociedade como um todo. Seu trabalho incansável e sua visão humanista continuam a influenciar e moldar o futuro da educação, impactando gerações de estudantes e profissionais da área.

Roberto Afonso Valério Neto
Q

Diretoria - 2024-2027

Roberto Afonso Valério NetoRoberto Afonso Valério Neto
Diretor de Segmento Faculdade

David José Hortenzi Vilela Braga
Q

Diretoria - 2024-2027

David José Hortenzi Vilela Braga
Membro Efetivo do Conselho Fiscal

Joel Garcia de Oliveira
Q

Diretoria - 2024-2027

Joel Garcia de OliveiraJoel Garcia de Oliveira
Membro Efetivo do Conselho Fiscal

Doutor em Direito, Doutor em Administração, Mestre em Direito, Especialista em Direito Educacional, Direito Empresarial, Administração Financeira e Gerência de Cidades, possui graduação em Administração de Empresas e graduação em Direito. Atuou como Juiz Federal do Trabalho, foi Sócio Fundador e Diretor Geral da FTS – Faculdade Taboão da Serra e da FNC – Faculdade Nossa Cidade, também atuou como professor Universitário e exerceu o cargo de Secretário Municipal da Cidade de Taboão da Serra. Atualmente é Reitor do Centro Universitário UniFecaf que conta com 2 Unidades de cursos presenciais na Cidade de Taboão da Serra e 400 Pólos EAD (Ensino a Distância) no Brasil.

Marcos Antônio de Lima
Q

Diretoria - 2024-2027

Marcos Antônio de LimaMarcos Antônio de Lima
Membro Efetivo do Conselho Fiscal

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1981) e Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1987).

Atuou como docente e em diversos cargos de liderança acadêmica, durante sua vida profissional.

Atualmente é mantenedor do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Educacional de Piracicaba Ltda, que mantém a FATEP – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, onde também ocupa o cargo de Diretor, desde sua fundação, em fevereiro de 2007.

Frei Thiago Alexandre Hayakawa
Q

Diretoria - 2024-2027

Frei Thiago Alexandre HayakawaFrei Thiago Alexandre Hayakawa
Membro Suplente do Conselho Fiscal

Possui graduação em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009), especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, mestrado em Educação pela Universidade São Francisco (2017) e doutorado em Educação pelo Programa Stricto Sensu em Educação da USF (2023). Atualmente é Vice-Reitor e Coordenador do Núcleo de Extensão da Universidade São Francisco – USF e Diretor-Presidente da Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana.

Aderbal Alfredo Calderari Bernardes
Q

Diretoria - 2024-2027

Aderbal Alfredo Calderari BernardesAderbal Alfredo Calderari Bernardes
Membro Suplente do Conselho Fiscal

Ricardo Cançado Gonçalves Souza
Q

Diretoria - 2024-2027

Ricardo Cançado Gonçalves SouzaRicardo Cançado Gonçalves Souza
Membro Suplente do Conselho Fiscal

Paulo Antonio Gomes Cardim
Q

Diretoria - 2024-2027

Paulo Antonio Gomes Cardim
Membro Nato do Conselho da Presidência

Conheça as diretorias anteriores do Semesp