O que é o Instituto Semesp?

O Instituto Semesp é um centro de inteligência analítica criado pelo Semesp. Integrado por especialistas com sólida experiência no levantamento e análise de dados sobre o ensino superior, o Instituto desenvolve estudos, pesquisas, indicadores e análises estatísticas referentes ao setor. Seu objetivo é disponibilizar para pesquisadores, educadores, gestores privados e públicos, jornalistas e para a sociedade em geral informações relevantes e confiáveis que lhes permitam tomar decisões, estabelecer estratégias ou formular políticas públicas, visando o desenvolvimento da educação superior.

O Instituto é responsável por estudos e pesquisas divulgados anualmente pelo Semesp, como o Mapa do Ensino Superior no Brasil, a Pesquisa de Empregabilidade, a Pesquisa de Inadimplência e a Pesquisa sobre Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, entre outros diagnósticos considerados essenciais para a compreensão do setor.

Missão

Por meio de estudos, pesquisas e indicadores, gerar conhecimento relevante e confiável do setor de ensino superior.

Propósito

Apoiar a tomada de decisões, a adoção de estratégias e a formulação de políticas públicas que permitam o desenvolvimento do ensino superior.

Valores

Imparcialidade, Transparência, Confiança, Integridade, Excelência e Assertividade.

Você também pode solicitar um dado ou indicador específico para a sua IES.

O Instituto Semesp fornece dados e indicadores específicos para IES associadas ao Semesp, que precisem de informações extras para a tomada de decisão, prezando sempre pela confidencialidade e assertividade dos resultados.

Quem somos?

Rodrigo Capelato

Rodrigo Capelato

Economista

Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), MBA em Tecnologia da Informação pela Fundação Instituto de Administração da USP, doutorando em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, coordena e analisa o levantamento de informações estatísticas e econômicas para o setor educacional.

Kellen Morelli

Kellen Morelli

Estatística

Formada em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é responsável pelo levantamento de informações estatísticas e econômicas para o setor educacional, além da elaboração e execução de pesquisas e desenvolvimento de indicadores.

Maurício Morelli

Maurício Morelli

Estatístico

Mestre e Graduado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é responsável pelo levantamento de informações estatísticas e econômicas para o setor educacional por meio de microdados, além da elaboração e execução de pesquisas.

Quer saber mais sobre o Instituto Semesp?

Assista o vídeo