Mapa do Ensino Superior

13ª edição / 2023

Mapa do Ensino Superior

Você já pode navegar pela 13ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil, publicação do Instituto Semesp que tem como objetivo compilar uma gama de dados de fundamental importância para o entendimento do cenário do ensino superior no país.

Essa edição da publicação traz, por meio de gráficos e tabelas, estatísticas e números referentes a 2021, quando o ensino superior ainda sofria os impactos do segundo ano da pandemia de Covid-19, com o aumento do número de casos e mortes no primeiro semestre do ano. Os números mostram, mais uma vez, seguindo a tendência dos anos anteriores, um crescimento da modalidade EAD e um recuo das matrículas presenciais, algo preocupante porque o ensino a distância segue sem conquistar um público mais jovem, mais afeito aos cursos presenciais ou a uma nova modalidade híbrida que mescla presencialidade com aulas remotas.

Mais uma vez, o documento apresenta os já tradicionais dados gerais sobre o Brasil e específicos de cada estado, com números sobre matrículas por modalidades, ingressantes, concluintes, taxa de evasão, cursos mais procurados, entre outros. No capítulo especial dessa edição, o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2023 traz uma série de informações e análises sobre os cursos da área de TI, que ganham relevância dia a dia ao apontarem para um futuro em que avanços tecnológicos despertam uma nova preocupação e desafio para o mercado de trabalho: a automação de várias funções e a consequente extinção de cargos tradicionais de trabalho.

Os números mostram que, infelizmente, apesar da crescente demanda por profissionais dessa área, esses cursos ainda não despertaram de modo geral o interesse dos estudantes do ensino superior, somando apenas 5,2% do total das matrículas no país. Outra conclusão que merece atenção é que a área precisa também diversificar o perfil de seus alunos, com as vagas concentradas em estudantes brancos e do sexo masculino. Para comentar esses números e analisar os cenários e perspectivas da área de TI, fomos buscar a opinião de especialistas em educação superior e gestores de IES que ofertam esses curtos.

Boa consulta!

Dados Brasil

Dados
Estados e Regiões

Capítulo Especial

Cenário e Perspectivas da Área de TI no Ensino Superior

Download

Baixe o documento completo

A partir de 2020, o Mapa do Ensino Superior no Brasil passou a ser produzido pela equipe do Instituto Semesp, um centro de inteligência analítica criado pelo Semesp com o objetivo de compartilhar para pesquisadores, educadores, gestores privados e públicos, jornalistas e para a sociedade em geral informações relevantes e confiáveis que lhes permitam tomar decisões, estabelecer estratégias ou formular políticas públicas, visando o desenvolvimento da educação superior.

A equipe do Instituto Semesp usou como guia para a elaboração do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2023 os dados do Censo da Educação, referentes a 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em novembro de 2022, e outras fontes como IBGE, microdados do ENEM e do PROUNI, CAGED, RAIS, Big Data Analytics, entre outros.