Dados Estados e Regiões
12ª edição / 2022
Região
Centro-Oeste
Com cerca de 16,7 milhões de habitantes divididos em três estados (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e uma unidade federativa (Distrito Federal), a região Centro-Oeste é a segunda região com menos número de matrículas, na frente apenas do Norte. Juntando as modalidades presencial e EAD, a região representa 8,9% da educação superior do país.
A região registrou queda de 2,3% no número de matrículas, sendo um recuo de 13,3% nas matrículas presenciais e crescimento de 26,6% nos cursos EAD. Em relação à representatividade do EAD, a modalidade concentra 35,8% das matrículas da região.
O estado de Goiás é o que possui maior número de matrículas na região (33,9%). Já o Distrito Federal possui o maior percentual de alunos em instituições privadas do Centro-Oeste (80,4%).
Apesar dos números mais baixos em matrículas, a região possui apenas um estado com taxa de escolarização líquida abaixo da média nacional (17,8%), Goiás (17%).
O Distrito Federal possui a maior taxa de escolarização líquida do país, 30,4%.
Dados gerais
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada estado porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de um estado.
*Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas, Concluintes e Ingressantes em cursos presenciais – 2020; IES que oferecem cursos presenciais – 2020.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas, Concluintes e Ingressantes em cursos EAD – 2020; IES que oferecem cursos EAD – 2020.