Dados Estados e Regiões

12ª edição / 2022

Região

Sul

Com pouco mais de 30 milhões de habitantes divididos em três estados (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), a região Sul é a terceira em número de matrículas, com 1,5 milhão de estudantes no ensino superior. Juntando as modalidades presencial e EAD, a região representa 17,5% da educação superior do país.

Mesmo com os impactos do primeiro ano da pandemia da Covid-19, a região registrou crescimento de 4,1% no número de matrículas. A região foi a única do país em que todos os seus estados apresentaram variação positiva nas matrículas de 2019 para 2020, ainda que por causa do aumento dos alunos na modalidade EAD. A modalidade presencial teve recuo de 8,0% no período. Já as matrículas EAD saltaram 24,4%.

Outra peculiaridade da região é que, na rede privada, o número de estudantes matriculados em cursos EAD é maior do que o dos cursos presenciais em todos os estados. O número de ingressantes em cursos EAD também superou o de calouros presenciais nos três estados da região.

Todos os estados da região Sul possuem taxa de escolarização líquida acima da média nacional (17,8%)

O Sul detém 17,5% das matrículas no ensino superior de todo o país

Dados gerais

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-Região-Sul-Dados-Gerais

O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada estado porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de um estado.​
*Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas, Concluintes e Ingressantes em cursos presenciais – 2020; IES que oferecem cursos presenciais – 2020.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas, Concluintes e Ingressantes em cursos EAD – 2020; IES que oferecem cursos EAD – 2020.