Adriano Novaes
Q

Adriano Novaes

Bacharel em Administração de Empresas (1997), MBA (Especialização Lato Sensu) em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing e Mestrado (Stricto Sensu) em Administração (2001). Atualmente é diretor acadêmico da ESAMC, professor de graduação e MBA nos conteúdos de Marketing, Estratégia e Planejamento, Membro do Grupo de Inovação no Ensino Superior do Semesp, Membro do Comitê de Business Affairs da AMCHAM (câmara americana de comércio), Diretor da Fundação CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Diretor da ACIUB (Associação Comercial e Industrial de Uberlândia) e Presidente do Conselho Fiscal da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda). Participa do conselho editorial da revista Idea (revista científica). Atua no meio acadêmico desde 1999 e no meio empresarial desde 1981 onde atuou como diretor e empresário em vários negócios como distribuidora Volkswagen e Mitsubishi, locadora de veículos e loja de peças e tintas. E como formação complementar fez vários cursos internacionais na área educacional nas universidades de Harvard, Universidade de Toronto (Canadá), Trinity College (Irlanda), Universidade de Pequim (China), Universidade Warwick (Inglaterra), Universidade McMaster (Canadá), Universidades de Shanghai Jiao Tong University (China) e para complementar essa formação internacional fez vários Tours Internacionais de Gestores Educacionais Brasileiros em Estrasburgo (França), A Haia/Delf/Amsterdã (Holanda), Paris (França), Fontainebleau (França), Berlim/Munique (Alemanha).

Alexandre Nunes Theodoro
Q

Alexandre Nunes Theodoro

Reitor e professor de Pós-graduação da FAESA, instituição classificada pelo MEC em 2023, pela quarta vez consecutiva, como o melhor Centro Universitário da Região Sudeste e o quarto melhor do Brasil. Educador, com mais de 30 anos de experiência, gestão, docência, vivência e dedicação à Educação, Alexandre tem formação em Administração, com especialização em Gestão Educacional, Análise de Sistemas e diversas atualizações no exterior sobre Gestão e Inovação Acadêmica. É membro titular do Conselho Diretivo do Movimento Capixaba de Inovação – MCI.

Atuou como presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Ensino do Espírito Santo – Sinepe/ES e foi membro do Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo. Recebeu o prêmio “O Equilibrista”, concedido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (IBEF-ES). Participa ativamente do movimento empresarial capixaba, por meio da ONG Espírito em Ação, onde por duas vezes foi Presidente. A atuação e o trabalho desenvolvidos pelo professor Alexandre Nunes Theodoro têm sido reconhecidos por diversas instituições no Estado do Espírito Santo. Em 2022, foi eleito pela oitava vez “Líder Empresarial”, no segmento educacional, pela Rede Record/Vitória de Comunicação.

Arapuan Motta Netto
Q

Arapuan Motta Netto

Carioca, Administrador, Pai de dois filhos, Formado pela UNISUAM, vivi a experiência OPM na Harvard Business School com lideranças do mundo. Sou apaixonado pela Educação e através dela me envolvo em diferentes projetos, buscando expandir minha mente. Acredito no propósito como a energia da criação, algo que nos move e que nos traz a certeza de que estamos fazendo o nosso melhor. E por fazer com amor, alcançamos a capacidade de realizar e impactar positivamente a vida do outro. Nós somos assim, não excluímos, não escolhemos quem vem estudar na UNISUAM e temos a certeza de que o nosso suor será sempre traduzido no sucesso da nossa comunidade acadêmica, impactando a sociedade como um todo, por meio do Ensino.

Beatriz Maria Eckert-Hoff
Q

Beatriz Maria Eckert-Hoff

Pós-doutora pela USP/São Paulo e pela Christian-Albrechts-Universität zu Kiel, Alemanha. Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp, com estágio na Escola Superior de Educação de Portugal, Mestre em Letras pela UFSM e Graduada em Letras pela Unochapecó. Além de Reitora, é professora colaboradora no programa de doutorado em Linguística da UNIFRAN. Atua na gestão educacional desde o início de sua carreira, foi diretora de escola pública em SC, professora e coordenadora de curso de graduação, pró-reitora de graduação e de pós-graduação, diretora acadêmica e, há mais de 20 anos, atua como Reitora. Tem forte inserção em órgãos diversos, como: Presidente do CRUB (Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras); conselheira titular do FNE (Fórum Nacional de Educação); Suplente da Diretoria do SINDEPES (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino Superior do Distrito Federal); Membro do Conselho Curador da FUNADESP (Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular); Membro titular do FORGES (Fórum Mundial de Estudos sobre Gestão no Ensino Superior); Conselheira titular do Conselho Superior da FAPDF (Fundação de Apoio à Pesquisa do DF); Membro do Comitê Consultivo FAPDF/CNPq Programa de Apoio a Núcleos Emergentes – PRONEM. Além disso integrou o colegiado da Comissão Assessora da CAPES e foi Conselheira titular do FNE (Fórum Nacional de Educação). No âmbito da pesquisa, integra o Grupo de Pesquisa Interinstitucional CNPq/Unicamp “Da Torre de Marfim à Torre de Babel” e atua como Assessora de pareceres da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de SP). Como pesquisadora atua, principalmente, nos seguintes temas: gestão na educação superior, formação de professores, análise do discurso, identidade, memória, ensino. Nas áreas de atuação, possui diversos artigos publicados, livros e capítulos de livros. Anualmente, ministra o curso de Análise do Discurso na Universidade de Coimbra, Portugal. Pela sua atuação à frente da reitoria do UDF e pelos serviços prestados em prol da Educação recebeu as seguintes honrarias: a medalha no grau de “Comendadora”, pela Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho – TST, no dia 11 de agosto de 2017; e a condecoração no grau de “Alta Distinção”, da Ordem do Mérito Judiciário, no dia 01 de abril de 2022.

Carmem Murara
Q

Carmem Murara

Sólida experiência em Comunicação Corporativa, Marketing Institucional e Branding. Especialista em comunicação, jornalista e publicitária com experiência de 14 anos em Comunicação Empresarial e Relacionamento – áreas de Assuntos Institucionais, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Comunicação Interna/Endomarketing; Marketing Institucional, Gestão da Marca (Branding) e Responsabilidade Social. Oito anos de experiência em veículos de comunicação (jornal, rádio e TV) como repórter e editora.

Mestre em Marketing Internacional pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade de La Plata, Argentina, com tese sobre Gestão de Marca Corporativa. MBA em Gestão Estratégica e pós-graduação em Agronegócios e Filosofia Política. Formação gerencial pelo ISE/Universidade de Navarra e pela Fundação Dom Cabral. Especialista em Branding pelo Grupo Jaime Troiano e HSM.

Daniela Neves Ferreira
Q

Daniela Neves Ferreira

CEO da Universia, empresa do Grupo Santander, com a responsabilidade de impulsionar o jovem como agente de transformação, a educação como alavanca de prosperidade e o emprego e empreendedorismo como ferramenta para inclusão produtiva.

Eduardo Guimarães Prado
Q

Eduardo Guimarães Prado

Advogado, Presidente da Fundação Oswaldo Aranha e Vice Presidente Executivo da SEMERJ, mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo UniFOA e especialista em Docência do Ensino Superior pelo UniFOA e Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas do SUS pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Nasceu em Volta Redonda é casado e pai de um filho e iniciou sua jornada profissional em 1987, exercendo a função de advogado.

Felipe Flausino de Oliveira
Q

Felipe Flausino de Oliveira

Felipe Flausino de Oliveira é doutor em Educação pela Universidade Estácio de Sá, mestre em Administração pela Fundação Dom Cabral (MG). Graduado em Administração de Empresas com linha de formação em Comércio Exterior pelo Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG. É Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG e Vice-presidente da Fepesmig. Foi Secretário Executivo da Rede Internacional de Cooperação Acadêmica ACINNET (2015 – 2021) e International Advisor na U.Experience, consórcio de instituições de ensino superior com foco em relações internacionais. Atua também como Head of Operations do CesulLab, um Hub de Inovação que conecta empresas, startups, investidores e toda comunidade empreendedora do Sul de Minas. Possui vários anos de experiência em projetos especiais em operações de Comércio Exterior e Negociação Internacional. Atuante na área de Administração, com ênfase em Internacionalização, Inovação e Gestão Universitária.

Fernanda França Verdolin
Q

Fernanda França Verdolin

CEO e Founder da Edtech Workalove | MSc, EY Entrepreneurial Winning Women™ Brasil 2021

Fernando Valenzuela Migoya
Q

Fernando Valenzuela Migoya

Presidente Global Impact EdTech Alliance – México

Gianna Sagazio
Q

Gianna Sagazio

Diretora de Inovação na CNI; Coordenadora Executiva da MEI e da parceria de inovação aberta SOSA na CNI – Confederação Nacional da Indústria.

Gilberto Gonçalves Garcia
Q

Gilberto Gonçalves Garcia

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Presidente da ABRUC (2007-2009), do CRUB (2008-2009) e do CNE (2014-2016). Atuou como Reitor da FAE Centro Universitário (1998-2007), da Universidade São Francisco – USF (2002-2009) e da Universidade Católica de Brasília – UCB (2014-2018). Atualmente é Reitor da USF, Conselheiro da ABMES e da ANEC e Presidente da Editora Vozes.

José Carlos
Q

José Carlos

Reitor – Instituto de Tecnologia de Mauá

José Lourenço Junior Furukawa
Q

José Lourenço Junior Furukawa

Doutor em Engenharia, Mestre em Administração e Engenheiro Eletricista, com pós-doutorado em Inovação na Educação em Engenharia. É, atualmente, Corporate General Manager de Supply Chain na Furukawa Electric LatAm e com passagens em grandes empresas como Volkswagen e Iochpe-Maxion. Empreendedor com experiência em logística in-house, fabricação de móveis, entre outros negócios. Também exerceu o cargo de Diretor do CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, regional Taubaté. Foi presidente do Conselho de Administração de hospital filantrópico. É professor de pós-graduação e ex-coordenador geral de cursos de engenharia.

José Maria de Vasconsellos e Sá
Q

José Maria de Vasconsellos e Sá

Profissional com mais de 30 anos de experiência. Desde setembro/2020 é CEO da Ilumno Brasil, mantenedora da Universidade Veiga de Almeida no Rio de Janeiro-RJ e do Centro Universitário Jorge Amado em Salvador-BA com mais de 40.000 alunos.

Sócio fundador da Multiversa Consultoria desde 2011, uma empresa de Fusões & Aquisições, Reestruturação e Investimentos focada na indústria da educação no Brasil, com projetos realizados em grandes grupos educacionais como Somos, Cruzeiro, Kroton, Estácio e Anima. Ex-CEO da mantenedora do Centro Universitário Braz Cubas (2011-2019), com sede em Mogi das Cruzes-SP, com mais de 20.000 estudantes, adquirida pelo Grupo Cruzeiro do Sul em 2019. Antes da Braz Cubas, José Maria foi sócio fundador da Leblon Equities Gestão de Recursos, avaliando investimentos em empresas de educação, tecnologia e saúde (2008-2009) e sócio da Hoper Educação (2006-2007). Foi também Diretor de Marketing, Expansão e Operações do Grupo Ibmec (2002-2005). Fez graduação em Direito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Administração de Empresas pela AIEC-DF, MBA em Marketing pelo Ibmec-RJ, MBA Executivo pela PUC-RS, e diversos cursos de extensão como BVLA na Harvard Business School e iSTEP na Universidade de Stanford.

Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior
Q

Jouberto Uchôa de Mendonça Júnior

Vice-Reitor – UNIT

Marcelo Knobel
Q

Marcelo Knobel

Presidente do Insper desde março de 2023. Foi o 12º reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde é professor titular de Física. Ocupou outros cargos de liderança, entre eles: diretor executivo do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp, pró-reitor de Graduação, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física e diretor executivo do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). Já publicou mais de 300 artigos científicos, além de diversos artigos de opinião em jornais e revistas nacionais e internacionais. É editor-chefe do Journal of Magnetism and Magnetic Materials (Elsevier). Knobel é um Eisenhower Fellow (2007), Fellow of the John Simon Guggenheim Memorial Foundation (2009) e Lemann Fellow (2015). É membro do Conselho Deliberativo do Observatório Magna Charta. Ganhou o prêmio José Reis de Divulgação Científica (2019) e o prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia (2022). Knobel graduou-se (1989) e tornou-se doutor em Física (1992) pela Unicamp e fez estágios de pós-doutorado no Instituto Eletrotécnico Nacional Galileo Ferraris (Turim, Itália) e no Instituto de Magnetismo Aplicado (Madri, Espanha).

Maria Ceres Rodrigues Murad
Q

Maria Ceres Rodrigues Murad

PhD in Educational Psychology from the PUC – Pontifical Catholic University of São Paulo (2008). Dean of the University Center UNDB – Unidade de Ensino Superior Dom Bosco and pedagogical director of the Colégio Dom Bosco do Maranhão. Works mainly on the following topics: learning psychology, active methodologies in education, opera and art in education. Awarded the “Darcy Ribeiro Award for Education”, conferred by the Education Committee of the Brazilian Chamber of Deputies (2003) and the Educational Merit Medal, conferred by the State Education Council of the State of Maranhão (2017).

Randal Pompeu
Q

Randal Pompeu

Reitor – UNIFOR

Sérgio Fiuza de Mello Mendes
Q

Sérgio Fiuza de Mello Mendes

Reitor do Centro Universitário do Estado do Pará-CESUPA; Mestre em Educação – Ensino Superior e Gestão Universitária pela Universidade da Amazônia (1997); Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1983); Membro do GT de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro – SEMESP (2016- 2019); Membro do GT de Autoavaliação Institucional do SEMESP; Membro do Conselho de Administração do Consórcio STHEM Brasil; Atual membro e ex-Presidente do Conselho Curador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – FUNADESP; Atual Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Centros Universitários – ANACEU; Atual Membro e Ex-Presidente do Fórum de Instituições de Ensino e de Pesquisa do Estado do Pará – FIESPA; Autor de diversos artigos abordando a temática do ensino superior, notadamente no campo da gestão e da avaliação institucionais.

Thiago Payva
Q

Thiago Payva

Especialista do ecossistema educacional com mais de 18 anos de experiência no setor. Conta com a experiência de ter trabalhado em empresas internacionais como HolonIQ e multinacionais como a Ilumno, tendo profundo conhecimento sobre o mercado da educação no Brasil e na América Latina, em temas como educação superior edtechs e venture capital. Estrategista de Carreiras e Pesquisadora do Futuro do Trabalho, formada em Relações Públicas, com especialização em Gestão Estratégica e Marketing e Mestrado em Administração. Possui mais de 18 anos de experiência em empresas multinacionais e de grande expressividade no setor de tecnologia da informação, foi precursora na implantação de tecnologia de CRM no Brasil e líder de equipes de marketing e vendas. No segmento educacional, atuou como head de marketing educacional, coordenadora de curso e docente na educação superior. É CEO e founder da Edtech Workalove – referência na implantação da cultura de carreiras nas instituições de ensino. É co-autora do Livro: A disrupção de Marketing nas instituições de ensino e co-criadora do Modelo de Sucesso do Estudante. Defende como causas: a educação de qualidade, a inclusão das mulheres na tecnologia e o desenvolvimento do potencial humano baseado nos pontos fortes.

Bárbara Nissola
Q

Bárbara Nissola

Diretora – FACTUM

Marco Vinholi
Q

Marco Vinholi

Diretor Técnico do SEBRAE-SP, Conselheiro do SESI-SP, do Centro de Paula Souza e Presidente PSDB-SP. Nascido em São Paulo, formado em Administração de Empresas pela PUC/SP, Pós-Graduado em Liderança e Inovação pela FGV e com Especialização na Harvard University, é professor no curso de pós-graduação em cidades da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Autor do livro “O Novo Municipalismo”, junto com expoentes do tema em São Paulo, Andrea Calabi, Fernando Montoro, Barjas Negri, entre outros. Foi Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, de 2019 até março de 2022. Foi o mais jovem Secretário do da gestão, vencendo o concurso do Centro de Liderança Pública (CLP) com a melhor política pública do país em 2021. Implementou dezoito projetos no governo, como ICMS ambiental, Parcerias Municipais e Cidades Inteligentes. Já recebeu o título de cidadão em 203 cidades, além das medalhas Tobias de Aguiar, da Ordem do Ipiranga, MMDC Caetano de Campos da educação, da Defesa Civil e o colar de honra ao mérito legislativo. Foi Deputado Estadual desenvolvendo importantes funções no parlamento, como líder do PSDB, relator do orçamento por duas vezes, da lei de diretrizes orçamentárias. Relator de duas CPIs, além de membro de 5 comissões permanentes e 8 frentes parlamentares. Empresário, com atuação na área de reflorestamento, eventos e radiodifusão. Foi coordenador nacional de Empreendedorismo Juvenil no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), diretor do departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, órgão do Governo Federal, e membro do Conselho Nacional de Juventude. Foi diretor da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, em 2015, e coordenou o Vivaleite, o maior programa de segurança alimentar da América Latina. Neste período foi vice-presidente do Conselho da Criança e do Adolescente (Condeca).

Custódio Pereira
Q

Custódio Pereira

Presidente – FONIF

Rafael Frederico Henn
Q

Rafael Frederico Henn

Possui graduação em Engenharia Mecânica e em Administração, especialização em Gestão Empresarial, mestrado em Administração e Negócios (área de concentração Marketing). É o atual Reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e Presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG). É também professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade de Santa Cruz do Sul em cursos de graduação, especialização e MBA.