Evento reunirá especialistas para debater as boas práticas educacionais e o engajamento social dos estudantes

O Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, em parceria com a Universidade de Coimbra, Tecnológico de Monterrey, Arizona State University e Consórcio STHEM Brasil, realiza “O Admirável Futuro da Educação Superior”, encontro que discutirá as boas práticas educacionais e o engajamento social dos estudantes, de 26 a 28 de outubro, das 9h às 12h30, totalmente gratuito e on-line.

“Pensando em um futuro próximo que anseia por sustentabilidade e formação humana, esse evento surge a partir da junção de três importantes eventos anteriores que tinham por objetivo além de discutir o futuro do ensino superior e as boas práticas educacionais, trazer um pensamento crítico e engajamento social dos estudantes para o centro da discussão”, afirma Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp e presidente do Consórcio STHEM Brasil.

Dividido em seis sessões, o evento discutirá currículo e inovação e o impacto do microcredenciamento no ensino superior; o pensamento crítico no centro do ensino e da aprendizagem; boas práticas de inovação acadêmica; boas práticas de inovação acadêmica para o ensino híbrido; o novo contrato social para a educação e a responsabilidade das IES e o futuro da educação.

Na abertura, falarão a profª Lúcia Teixeira, presidente do Semesp; Fábio Reis, presidente do Consórcio STHEM Brasil e diretor de Inovação e Redes do Semesp; Jorge Blando Martinez, vice-reitor do Tecnológico de Monterrey; Dale Johnson, diretor de Inovação Digital da ADI/ASU; Cristina Maria Pinto Albuquerque, vice-reitora da Universidade de Coimbra.

Já para apresentar os painéis, os convidados são o prof. Noah Geisel, da Universidade do Colorado Boulder; Caroline Dominguez, professora e pesquisadora da Universidade de Aveiro; Fabio Carvalho, gestor de Relações Acadêmicas do Grupo Dom Bosco; Paula Lopes, pesquisadora e professora da Universidade de Coimbra; José Moran, professor, pesquisador e designer de projetos inovadores na educação; Elsa Beatriz Palacios, diretora de Inovação Educacional e Aprendizagem Digital; Cristina Vieira, da Universidade de Coimbra; e Fernando Valenzuela Migoya, presidente da Cengage Learning.

Além dos debates serão apresentados os projetos finalistas que irão concorrer ao Prêmio de Inovação no Ensino Superior Gabriel Mario Rodrigues, que será entregue no dia 28. O prêmio foi criado pelo Semesp para reconhecer profissionais que trabalham em prol da inovação da educação superior brasileira e é um reconhecimento ao prof. Gabriel Mario Rodrigues, pioneiro da educação superior privada no país.

Mais informações e inscrições aqui.

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Mais informações para a imprensa
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
[email protected]