Cenário do ensino superior será apresentado no próximo dia 7 de março durante a 20ª edição das
Jornadas Regionais Macrorregião de Ribeirão Preto;
Panorama também contempla análises das regiões administrativas de Ribeirão Preto, Franca e São Carlos

São Paulo, 1 de março – No próximo dia 7 de março, das 10h às 16h30, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, realiza no campus da Unaerp, em Ribeirão Preto, a 20ª edição das Jornadas Regionais Macrorregião de Ribeirão Preto. Ao longo do dia, a programação contará com uma série de palestras sobre temas de interesse do setor educacional, público e privado, e apresentação de indicadores, dados estatísticos, tendências e informações das regiões administrativas de Ribeirão Preto, Franca e São Carlos em comparação ao cenário do estado de São Paulo e do Brasil. Além de palestras, os participantes conhecerão as instalações e os projetos da instituição de ensino superior anfitriã e poderão trocar experiências e criar conexões entre si.

Essa é a primeira etapa das Jornadas Regionais que é realizada anualmente, ao longo do primeiro semestre, em várias regiões do Brasil, principalmente pelo interior do estado de São Paulo, com os objetivos de se aproximar das Instituições de Ensino Superior e levar orientação especializada para o setor, contribuindo para o aprimoramento da educação acadêmica.

A sessão Dados mercadológicos atualizados das regiões de Ribeirão Preto, Franca e São Carlos e análise da intenção de ingresso no ensino superior, que será apresentada por volta das 10h30, contempla dados nacionais e regionais do setor de ensino superior público e privado, como números de matrículas, ingressantes e concluintes por modalidade, presencial e EAD, faixa etária, cursos com mais ingressantes e também os mais buscados na internet, perfil dos alunos, indicadores de trajetória do ciclo de 2018 a 2022 (Taxa de Permanência; Taxa de Conclusão Acumulada; Taxa de Desistência Acumulada), número de alunos que frequentam um curso de pós-graduação, taxa de conclusão do ensino médio, além da Pesquisa de Intenção de Ingresso no Ensino Superior, entre outros.

O evento é voltado para mantenedores, gestores e profissionais de Instituições de Ensino Superior, educadores, coordenadores, docentes e pesquisadores. As Jornadas Regionais são gratuitas para associados do Semesp e do Consórcio Sthem Brasil. Para mais informações e inscrições, acesse o Link.

Pelo interior de São Paulo, as próximas cidades que receberão as Jornadas Regionais deste ano serão: Campinas (18/4); São José do Rio Preto (14/6) e Santos (20/8).

20ª Jornadas Regionais Semesp Macrorregião de Ribeirão Preto
Data: 7 de março de 2024
Horário: das 10h às 16h30
Local: Unaerp – Campus Ribeirão Preto – Av. Costábile Romano, 2.201 – Ribeirânia, Ribeirão Preto – SP
Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Mais informações para a imprensa
Roseli Ramos
Assessora de comunicação do Semesp