Região de Santos tem queda de matrículas de 10,7% em cursos presenciais. No EAD, região teve aumento de 30,1%, bem acima ao registrado no estado de São Paulo

Na quarta (29), das 9h30 às 16h, no Bourbon Santos Convention Hotel, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, realiza a 19ª edição das Jornadas Regionais. Ao longo do dia, mantenedores, gestores e profissionais de Instituições de Ensino Superior, educadores, coordenadores, docentes e pesquisadores poderão acompanhar informações e indicadores das regiões administrativas de Santos e Registro, em comparação ao estado de São Paulo e Brasil, além de discussões sobre temas relevantes para o setor de ensino superior. Para mais informações e inscrições, acesse o site do Semesp (https://www.semesp.org.br/).

Durante a programação, o Semesp apresentará uma análise de dados mercadológicos e estatísticos da educação superior das regiões administrativas de Santos e Registro (arquivo completo no anexo), além de dados do setor no Brasil e no estado de São Paulo, das redes públicas e privadas.

De acordo com os dados que serão apresentados durante a 19ª Jornadas Regionais do Semesp, houve queda de matrículas na região da Baixada Santista de 10,7% em cursos presenciais devido, principalmente, à pandemia em 2021. Essa queda, porém, foi menor que no estado de São Paulo, que registrou queda de 11,7%. O setor de ensino superior privado da região da Baixada Santista representa 83% das matrículas na região em cursos presenciais.

Na modalidade EAD houve crescimento de 30,1% das matrículas no segundo ano da pandemia. Esse aumento foi bem acima do registrado no estado de São Paulo, que foi de 24,9%, e no Brasil, que foi de 19,7%. Em cursos EAD o setor privado é responsável por 93% das matrículas.

Em sondagem com IES privadas no estado de São Paulo, o início do ano de 2023 dá sinais de recuperação do setor privado. No ensino presencial houve um crescimento entre 10% e 20% de alunos ingressantes, impulsionado pelas carreiras na área da Saúde, sobretudo Psicologia, curso de Direito, que continua sendo de maior procura, e por cursos na área de TI.

No ensino a distância houve manutenção do ritmo de crescimento dos últimos anos, na faixa de 20%, impulsionado pelas Licenciaturas, sobretudo Pedagogia, curso mais procurado, e pelos cursos da área de Gestão, liderados por Administração. Os cursos da área da Saúde também cresceram significativamente no EAD.

O curso presencial mais procurado na região da Baixada Santista continua sendo Direito, assim como no Brasil e no estado de São Paulo. Porém, chama a atenção que os cursos da área da Saúde estão ainda mais fortes na região, como Enfermagem e Medicina, sendo segundo e terceiro mais procurados, respectivamente.

O curso de Engenharia Civil ainda apresenta força na região, sendo o nono mais procurado, enquanto no estado de São Paulo e no Brasil é apenas o 13º. A vocação da região por conta do porto de Santos está refletida na grande procura pelos cursos de Comércio Exterior (12º) e Logística (16°). Ambos os cursos nem aparecem na lista dos mais procurados no estado de São Paulo e no Brasil.

No EAD o perfil da procura de cursos é semelhante ao do estado de São Paulo e do Brasil, com Pedagogia e Administração liderando a procura, sendo primeiro e segundo, respectivamente.

Os cursos tecnólogos têm grande procura no EAD. Os cursos de Logística e de Comércio Exterior também aparecem com destaque no EAD sendo quinto e décimo, respectivamente.

Evasão e desistência
A evasão no ensino superior é muito alta no Brasil, chegando a uma desistência total de 52,5% em cursos presenciais. Esse é um fenômeno mundial, agravado no Brasil pela desigualdade social e escassez de programas sociais de acesso.A taxa de desistência em IES privadas da região da Baixada Santista chega a 57,6% dos ingressantes, porém um pouco abaixo do registrado no estado de São Paulo, que é de 59,1%.Não há dados da taxa de desistência para cursos EAD por região, no entanto, sabe-se que a evasão nessa modalidade é bem maior. No Brasil, enquanto 52,5% dos ingressantes em cursos presenciais desistem, em cursos EAD a desistência sobe para 61,7%.Serviço
19ª Jornadas Regionais Semesp Santos e Registro
Data: 29 de março de 2023
Horário: das 9h30 às 16h00
Local: Bourbon Santos Convention Hotel — Av. Mal. Floriano Peixoto, 42 — Gonzaga, Santos
Para mais informações e inscrições, acesse o site do Semesp (https://www.semesp.org.br/).Programação
9h30 — Welcome coffee10h — Abertura
Lúcia Teixeira, presidente do Semesp

10h05 – 11h15 — Palestra Programa de Curricularização da Extensão com Aprendizagem baseada em projetos: a experiência do Grupo Tiradentes
Temisson José dos Santos, vice-presidente Acadêmico do Grupo Tiradentes

11h15 – 11h45 — Coffee

11h45 – 12h45 — Palestra Tomando decisões eficazes com base na análise de dados para melhor desempenho no ENADE
Paulo Tomazinho, consultor da Meta Aprendizagem

12h45 – 13h45 — Almoço

13h45 – 16h — Workshop Explorando Cenários para o Planejamento Estratégico das IES: Identificando Tendências para Construir a Visão de Futuro
Marcio Sanches, economista, professor da EAESP/FGV e FIA, coordenador da UC Semesp e consultor em Educação Executiva, Governança e Planejamento Estratégico
Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp
José Roberto Covac, diretor Jurídico do Semesp
Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp e presidente do consórcio Sthem Brasil

16h — Encerramento

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Mais informações para a imprensa
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
[email protected]
(55 11) 97237-8237