Evento presencial será realizado nos próximos dias 29 e 30, no WTC de São Paulo, e debaterá o ensino superior sob a perspectiva dos alunos, com apresentação da pesquisa Risco de “apagão” de professores no Brasil

Ministro da Educação Victor Godoy participa da abertura do evento

O Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, realiza o 24º FNESP, maior fórum de ensino superior da América Latina,  nos dias 29 e 30 de setembro, no World Trade Center de São Paulo. O evento, totalmente presencial, terá a participação de especialistas nacionais e internacionais que debaterão a educação superior sob a perspectiva das oportunidades e dificuldades dos estudantes. Durante os dois dias, o evento deve reunir cerca de mil educadores e gestores de instituições de ensino superior.

A abertura do Fórum, prevista para às 9h, terá as presenças de Victor Godoy, ministro de Educação; José Barreto Júnior, secretário-executivo do MEC; Diana Azin, secretária de Regulação e Supervisão da SERES; Wagner Vilas Boas, secretário de Educação Superior do MEC; Marcelo Ponte, presidente do FNDE; Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do CNE; e Lúcia Teixeira, presidente do Semesp.

Após a abertura do evento, o ministro Victor Godoy ficará disponível para atender a imprensa no local do evento.

Na sequência, às 10h30, o Semesp apresenta para a imprensa, no local do evento, a pesquisa inédita Risco de “apagão” de professores no Brasil. Elaborada pelo Instituto Semesp, a pesquisa aponta que o déficit de professores em todas as etapas da educação básica pode chegar a 235 mil. Com o envelhecimento do corpo docente, o estudo mostra o desinteresse dos jovens em seguir a carreira de professor relacionado a diversos problemas. Entre eles, o processo de precarização da profissão, como a baixa remuneração e a falta de reconhecimento, condições de trabalho precárias, como infraestrutura ruim das escolas, falta de equipamentos e materiais de apoio, violência na sala de aula, além de problemas de saúde, agravados pela pandemia de Covid-19.

Ao longo dos dois dias de programação, os participantes do FNESP 2022 também acompanharão uma série de outras palestras com especialistas nacionais e internacionais sobre o tema principal “É sobre o estudante, sim”, focando o futuro da educação superior e o desenvolvimento socioeconômico do país sob a perspectiva do aluno.

Entre os destaques da programação estão o especialista em Inovação e Transformação Digital, Paul LeBlanc, presidente da Southern New Hampshire University e autor de Students First: Equity, Access, and Opportunity in Higher Education; Ignacio de La Veja, vice-reitor de Transformação Institucional na Tec de Monterrey; Maria Clara Bugarim, vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor); Richard K. Miller, presidente da Olin College of Engineering; Alex Moga, fundador e CEO da Metaverse University. Confira a programação completa do FNESP 2022.

Durante o 24º FNESP, o Semesp também promoverá o 5º HackLab FNESP, uma maratona empreendedora em que 30 estudantes universitários têm a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais da educação superior brasileira. Os estudantes receberão treinamento nas áreas de Identificação e validação de oportunidades; Design Thinking; Validação de solução e Modelagem de negócios. As soluções desenhadas por meio da visão e experiência do jovem estudante, aliadas aos desafios das Instituições de Ensino Superior, serão apresentadas aos participantes na sessão final do FNESP. Nessa edição, os vencedores receberão prêmio de 10 mil reais.

Apresentação Projeto de Autoavaliação Institucional

No primeiro dia do evento, será apresentado o projeto de Autoavaliação Institucional para o Ensino Superior, desenvolvido pelo Semesp. O novo modelo de autoavaliação institucional foi implantado em 11 instituições de ensino superior de várias regiões do país, que representam a diversidade do sistema em termos de porte, organização acadêmica e localização geográfica. O projeto do Semesp representa um avanço em relação aos instrumentos de avaliação adotados atualmente, pois ele é uma ferramenta de gestão e sustentabilidade do negócio das IES, com indicadores fundamentais para que uma instituição busque a excelência de seus processos.

Livro Educação Superior Além da Crise: Por que as IES não vão desaparecer

Ao final da programação do primeiro dia do 24º FNESP, na quinta-feira (29), será lançado o livro Educação Superior Além da Crise: Por que as IES não vão desaparecer. Baseados nas palestras apresentadas no 23º FNESP, em 2021, os artigos que compõem esse livro refletem as novas alternativas e oportunidades para superar as turbulências de uma conjuntura bastante difícil neste longo período de pandemia. As reflexões dos autores possibilitam a identificação de caminhos para a educação superior brasileira, mostrando que as IES responderam satisfatoriamente ao desafio, e provaram que não vão desaparecer.

Serviço
24º FNESP
Tema: “É sobre o estudante, sim
Data: 29 e 30 de setembro de 2022
Local: WTC — World Trade Center São Paulo (Av. das Nações Unidas, 12.551), Golden Hall, 5º andar

Mais informações para a imprensa
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 97237-8237