Na pauta, também estão temas como aperfeiçoamento dos indicadores e divulgação dos microdados educacionais

O Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, participa na segunda, dia 10, de audiências no Conselho Nacional de Educação (CNE), e, terça (11), no Inep para apresentar um novo modelo de autoavaliação institucional desenvolvido pela entidade, além de outros temas como a solicitação de aperfeiçoamento dos indicadores da educação superior e um pedido para que o governo volte a divulgar os microdados dos indicadores educacionais.

Lúcia Teixeira, presidente do Semesp, destaca que o projeto do Semesp representa um avanço em relação aos instrumentos de avaliação, pois ele é um instrumento de gestão e sustentabilidade do negócio das IES, muito semelhante ao utilizado pelas empresas de classe mundial. Além disso, sua aplicação vai além do mero cumprimento da obrigação legal exigida atualmente pelo MEC. Segundo a presidente, “tem ainda a questão da meta-avaliação para identificar o autodesenvolvimento e o ganho de maturidade da IES, especialmente considerando que os relatórios de autoavaliação atuais exigidos pelo MEC não têm recebido o devido valor como indicadores fundamentais de atuação para que uma IES busque a excelência de seus processos”.

Modelo de Autoavaliação

O Semesp criou, em 2021, um grupo integrado por acadêmicos e especialistas com reconhecida experiência como gestores e responsáveis pela Comissão Pró­pria de Avaliação (CPA) de 11 IES de todas as regiões do Brasil, representando a diversidade do sistema de ensino superior do Brasil em termos de porte, tipo de organização acadêmica e localização geográfica, para desenvolver um modelo de autoavaliação institucio­nal.

Em setembro de 2022, o Semesp fez o convite para a adesão de outras IES ao projeto. Atualmente, o projeto conta com 38 instituições de ensino superior.

O instrumento de autoavaliação está organizado em 5 áreas: Desenvolvimento Institucional; Gestão e Recursos; Políticas Acadêmicas; Sustentabilidade e Meta-avaliação

O objetivo do projeto de autoavaliação é fortalecer os princípios do Sinaes nas IES, tornar as CPAs estratégicas e instigar planejamentos que geram impacto, contribuir com a formulação de políticas públicas, utilizar indicadores de avalia­ção que estejam alinhados com a atual dinâmica do ensino superior e melhorar a qualidade dos processos e serviços administrativos e acadêmicos das IES.

Com o projeto de autoavaliação, o Semesp pretende induzir melhorias institu­cionais e realizar um trabalho coletivo e articulado para que as IES cumpram seu papel social e educacional e valorizem processos avaliativos que respeitem a identidade, os propósitos institucionais e a diversidade do sistema.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

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Roseli Ramos
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