Levantamento traz um diagnóstico sobre os cursos de especialização no Brasil 

Na próxima quarta-feira, dia 29/11, às 10h, Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, apresenta remotamente, pela plataforma Zoom, os resultados da Pesquisa de Pós-Graduação Lato Sensu | Um diagnóstico sobre os cursos de especialização no Brasil 2023.

A Pesquisa de Pós-Graduação Lato Sensu – Um diagnóstico sobre os cursos de especialização no Brasil 2023, dividida em duas partes (primeira Dados Gerais; segunda, Pesquisa Amostral), tem como objetivo fornecer dados e informações sobre o ensino de especialização de nível superior lato sensu no Brasil, de instituições privadas e públicas.

As análises tiveram como base os resultados da pesquisa amostral realizada pelo Instituto Semesp, entre os meses de outubro e novembro de 2023, com 495 participantes, entre eles alunos, egressos e pessoas com e sem interesse em ingressar em uma pós-graduação lato sensu, e também um levantamento de valores em 1.104 diferentes cursos de especialização, presencial e EAD, de diversas instituições de ensino superior. Além disso, a pesquisa também considerou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), do IBGE, referentes ao segundo trimestre dos anos de 2016 a 2023, e de informações contidas no site do e-MEC, do Ministério da Educação.

Sobre o Instituto Semesp
O Instituto Semesp é um centro de inteligência analítica criado pelo Semesp. Integrado por especialistas com sólida experiência no levantamento e análise de dados sobre o ensino superior, o Instituto desenvolve estudos, pesquisas, indicadores e análises estatísticas referentes ao setor. Seu objetivo é disponibilizar para pesquisadores, educadores, gestores privados e públicos, jornalistas e para a sociedade em geral informações relevantes e confiáveis que lhes permitam tomar decisões, estabelecer estratégias ou formular políticas públicas, visando o desenvolvimento da educação superior.

O Instituto é responsável por estudos e pesquisas divulgados anualmente pelo Semesp, como o Mapa do Ensino Superior no Brasil, a Pesquisa de Empregabilidade, a Pesquisa de Inadimplência e a Pesquisa sobre Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, entre outros diagnósticos considerados essenciais para a compreensão do setor.

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país.

Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação.

Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Para receber a pesquisa com embargo e o link da transmissão, entre em contato por e-mail.

Mais informações para a imprensa
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
[email protected]