PORTENG
PORTENG

21º FNESP

Mudança de Mindset: uma nova forma de pensar a Educação

Em 2018, o FNESP se debruçou sobre um assunto que tem transformado vários setores, incluindo o educacional, a 4ª. Revolução Industrial. Seguindo a lógica de que avanços tecnológicos têm mudado a forma como percebemos o mundo por meio de Inteligência Artificial e Robótica, por exemplo, em 2019, o maior Fórum de Ensino Superior da América Latina mergulha em outro tema que tem sido o centro de discussões de pensadores contemporâneos ligados à Educação e Psicologia e dá continuidade aos paradigmas estabelecidos pela Revolução 4.0: o Mindset.

Cunhado pela psicóloga Carol S. Dweck, da renomada Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, na obra “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, o termo tem provocado uma revolução em vários campos ao defender que a “configuração da mente” de um indivíduo é a chave para determinar suas atitudes, comportamentos, decisões e, consequentemente, uma visão de mundo positiva ou negativa, bem como seu fracasso ou sucesso.

Mais do que um traço de personalidade de uma pessoa, essa configuração da mente é um modelo mental predominante que define como um indivíduo compreende, enxerga e julga fatos e situações da vida. E esse modelo mental pode ser transformado para que uma pessoa ressignifique suas experiências e a percepção da realidade para estar mais aberto a aprender novos conhecimentos, habilidades e saberes.

Diante desse novo cenário de avanços tecnológicos e mudanças econômicas, políticas e sociais, o conceito de Mindset tem sido explorado em vários âmbitos, incluindo a Educação Superior. Ele é, então, essencial para que as Instituições de Ensino Superior auxiliem e incentivem seus estudantes, professores e colaboradores a construir mecanismos de pensamento que desenvolverão neles uma mentalidade positiva e transformadora.

Na programação do 21º FNESP, os participantes do evento acompanharão uma série de palestras sobre temas que permeiam a ideia de transformação do Mindset (configuração da mente) na esfera do Ensino Superior, com exemplos de IES que mudaram seu Mindset institucional. Quais as habilidades que os líderes educacionais precisam para estimular um novo olhar para essa nova realidade? Como reconfigurar o Mindset organizacional das IES? Essas são algumas das perguntas que tentaremos responder durante o 21º FNESP.

Prepare-se! Queremos reconfigurar a sua mente!

História do Fnesp

O FNESP

Criado pelo Semesp em 1999, o FNESP é o maior evento do ensino superior privado do Brasil. Ao longo de 21 anos, o fórum viu passar por seu palco 547 palestrantes que debateram, juntos, 258 diferentes temas que inspiraram um público de mais de 10 mil participantes.

O FNESP

Nesse tempo, o FNESP mudou de formato e se transformou junto com a educação superior, mas o seu objetivo permanece: provocar a reflexão do setor e do governo, por meio do intercâmbio entre lideranças de Instituições do Ensino Superior e especialistas de educação nacional e internacional, buscando a sintonia da área acadêmica e das políticas públicas com as demandas do mercado de trabalho.

Também é foco do evento a internacionalização da educação como imperativo para a renovação cultural e acadêmica das Instituições de Ensino Superior, daí a presença constante de especialistas acadêmicos de diversos continentes, promovendo a conexão entre IES brasileiras e internacionais, com a intenção de aumentar a competitividade do setor e a capacitação dos alunos.

Entre alguns dos temas debatidos ao longo dos 21 anos do FNESP estão assuntos importantes para o universo da educação superior: modelos de inclusão e de participação do setor no contexto econômico nacional para garantir o acesso dos jovens à educação superior; o empreendedorismo das instituições educacionais; o papel das IES na educação superior privada; globalização, parâmetros internacionais e inovação dos cursos; a influência da Revolução 4.0 na educação superior, entre outros tópicos contemporâneos que apontam caminhos para o aprimoramento da educação superior brasileira.

Fnesp em números

Anos

Palestrantes

Temas Abordados

Inscritos

patrocinadores