


Programação do 24o Fnesp
1º dia – 29/09/2022
Abertura do Evento
![]() |
Profª Dra. Lúcia TeixeiraPresidente do Semesp |
Educação para transformar gerações!
Não há dúvidas de que a pandemia impactou de modo negativo os estudantes, gerando esgotamento em virtude das aulas remotas e falta de engajamento no retorno às aulas presenciais. O que as IES precisam fazer para repensar a educação a partir do ponto de vista dos estudantes? Os alunos deveriam ser o foco não apenas dos professores e gestores das IES, mas dos responsáveis pela elaboração de políticas públicas e líderes educacionais. Como uma maior integração entre o mundo digital e a educação pode colaborar para essa mudança de foco?
![]() |
Luiz Felipe PondéFilósofo |
☕ Coffee break
Students First: Um novo caminho para desbloquear talentos e tornar o ensino superior valorizado por todos
O autor do livro “Students First: Equity, Access, and Opportunity in Higher Education”, que inspirou o tema do 24º FNESP, detalha seu pensamento sobre um ambiente de aprendizagem que valoriza o estudante e o coloca no centro de todos os processos da instituição. Marketing, processos administrativo e operacional, modelos acadêmicos e outras áreas da IES são pensados a partir do estudante, o principal pilar do ensino superior.
![]() |
Paul LeBlancPresidente da Southern New Hampshire University |
![]() |
MODERADORAAdriana KaranPresidente do Grupo Educacional Opet de Curitiba e Reitora do Centro Universitário Opet |
Uma experiência universitária memorável não acontece por acaso
Uma das mais renomadas IES da América Latina, a Tec. de Monterrey construiu um modelo acadêmico que é referência mundial, tendo ajudado a instituição a aumentar a captação de alunos. Um dos pilares da transformação digital da IES é a ideia de experiência memorável do estudante. Mas o que é isso? E como esse processo de mudança foi conduzido na IES e pode ser funcionar em outras instituições?
![]() |
Ignacio de La VegaVice-reitor de Transformação Institucional na Tec de Monterrey |
🍽 Almoço
Apresentação do Projeto de Autoavaliação do Semesp

Uma trajetória inesquecível conecta o aluno à sua IES
Cases de IES que, preocupadas com a experiência de seus estudantes, criaram ações e estratégias diversas para estabelecer vínculos mais fortes entre alunos e instituições, apostando em uma trajetória impactante e inesquecível. O resultado são estudantes mais presentes, engajados, conectados e satisfeitos com as instituições de ensino.
![]() |
Maria Clara BugarimVice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor) e presidente da Academia Brasileira de Contabilidade ( Abracicon) |
![]() |
Fernanda Storck PinheiroVice-Reitora e Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates |
![]() |
Richard K. MillerPresidente da Olin College of Engineering |
![]() |
MODERADORABia BalenaReitora da Universidade Veiga de Almeida |
☕ Coffee break
Nós fomos ouvi-los: o que os estudantes pensam de sua vivência universitária?
Três estudantes de diferentes estágios da graduação falam sobre suas vivências universitárias, contando experiências positivas e negativas desse importante momento de vida.
🥂 Lançamento do livro + Coquetel
2º dia – 30/09/2022
Aplicando UX (user experience) na educação
Conjunto de estratégias e ferramentas relacionadas à experiência dos usuários, o conceito de User Experience está muito relacionado ao setor do Marketing, mas pode ser adaptado pelas instituições de ensino superior para monitor a jornada dos estudantes, melhorando a comunicação entre IES e aluno. Como isso pode ser feito?
![]() |
Justo HidalgoGerente de Produto Digital com foco em Dados e Psicologia Comportamental na Universia |
![]() |
Claudia ValeConsultora em Customer Experience, Cultura Centrada no Cliente e Employee Experience, na Flwow |
![]() |
MODERADORABeatriz ArbexMembro dos conselhos da Faculdade Mélies, Full Fit e Acqua Aroma. Advisor das start ups CredPopular e CatWalk |
☕ Coffee break
Tem IES fazendo diferente. Vamos conhecer cases de sucesso?
Mais cases de sucesso de IES que centraram o foco no estudante, melhorando o engajamento destes. O que podemos aprender com essas diferentes experiências?
![]() |
José António MoreiraDiretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta |
![]() |
Suze dos Santos OliveiraProfessora e coordenadora de projetos de inovação no Cesupa |
![]() |
Diane Teo de MoraesGerente de Inovação na PUC-Campinas |
![]() |
MODERADORTemisson JoséVice-Presidente Acadêmico do Grupo Tiradentes |
🍽 Almoço
Em nosso universo, no multiverso ou no metaverso, é sobre o estudante SIM!
Não se fala em outra coisa, o metaverso. Mas como essa ideia que parece saída de um filme de ficção científica pode realmente ser utilizada pela educação superior? Não seria tudo isso um modismo, ou realmente esse ambiente virtual que afeta nossa realidade veio mesmo para ficar? Com a palavra, especialistas que estão apostando, de modos diversos, na quebra dos modelos tradicionais de aprendizagem e ensino.
![]() |
Alex MogaFundador e CEO da Metaverse University |
![]() |
Vítor SoaresProfessor de História, podcaster e criador de conteúdo histórico na internet |