Um desafio empreendedor
para estudantes universitários

Desenvolva soluções inovadoras para o
Ensino Superior Brasileiro nessa maratona

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

HackLab

Participe da Maratona Empreendedora HackLab

28, 29 e 30
SETEMBRO
SÃO PAULO
PRESENCIAL
INSCRIÇÕES
GRATUITAS

O HackLab Fnesp é uma maratona empreendedora em que estudantes universitários têm a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais do Ensino Superior Brasileiro. As soluções desenhadas por meio da visão e experiência do jovem estudante e aliadas aos desafios das Instituições de Ensino Superior serão apresentadas a mais de 1000 gestores educacionais durante a sessão final do 24º Fnesp – o maior Fórum de Educação Superior da América Latina.

Como funciona o
HackLab Fnesp?

O HackLab FNESP é uma maratona empreendedora que reunirá estudantes de todo o Brasil durante a 24ª edição do Fórum Nacional de Ensino Superior, entre os dias 28 e 30 de setembro. 30 estudantes serão selecionados e, posteriormente, divididos em grupos para desenvolver um projeto inovador que funcione como solução para problemas reais enfrentados pelas instituições de ensino superior.

Ao longo de três dias, os estudantes receberão treinamentos em diversas áreas e, no final do FNESP, apresentarão seus projetos em forma de pitch para os mais de mil participantes do evento, gestores e líderes do setor, além de uma banca julgadora composta por três especialistas em educação. A equipe vencedora recebe um prêmio no valor de R$ 10 mil reais.

Quer saber como participar? É fácil! Para se inscrever, envie um vídeo de até 1 (um) minuto respondendo a seguinte pergunta: “Qual foi a experiência que mais gerou aprendizagem para você na sua jornada com o ensino superior?”. Preencha a ficha de inscrição disponível no site do evento, incluindo o link de compartilhamento do vídeo, e pronto! O próximo passo é aguardar a divulgação dos selecionados.

Podem se inscrever na maratona estudantes de graduação de todas as áreas que estejam com matrícula vigente em qualquer instituição de ensino superior brasileira, privada ou pública.

Vai perder essa chance?

 

Como
participar do

HackLab
Fnesp?

Quem pode
participar?

Poderão participar do processo de seleção do HackLab Fnesp alunos brasileiros ou estrangeiros, com matrícula vigente em 2022 em cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior Privadas ou Públicas brasileiras.

Grave um vídeo

Para se inscrever, enviei um vídeo respondendo à seguinte pergunta: “Qual foi a experiência que mais gerou aprendizagem para você na sua jornada com o ensino superior?” . O vídeo deverá ser publicado em qualquer ferramenta de compartilhamento (YouTube, Dropbox, Google Drive, etc.) e ter o link compartilhado na ficha de inscrição.

Inscreva-se
até 19/08/2022

Não perca a data!
Preencha toda inscrição,
incluindo o link do vídeo.

Divulgação
pré-selecionados:

Se for um dos selecionados, fique atento ao regulamento e confira a lista de documentos a serem comprovados até 29 de agosto de 2022. Os estudantes selecionados terão direito a uma noite de hospedagem em hostel próximo ao local do evento, alimentação durante os três dias de HackLab e de translado entre a sede do Semesp, hostel e WTC.

Iniciando
o HackLab

O HackLab Fnesp terá início no dia 28 de setembro (quarta-feira), às 18 horas, de forma presencial, na sede do Semesp, em São Paulo. Nessa primeira etapa, estudantes serão divididos em 6 startups desenvolvendo suas ideias para a segunda etapa do projeto, a prototipação.

Espaço
HackLab Fnesp

Nos dias 29 e 30 de setembro, as equipes estarão presentes no 24º FNESP, no WTC, em São Paulo, onde serão mentorados, realizando diversas atividades, para a criação de um projeto que será apresentado no fim da maratona.

Apresentando
o projeto

Na sexta, 30 de setembro, os estudantes irão finalizar os projetos e preparar um pitch para a banca de jurados e os gestores educacionais presentes no evento digital. A banca e o público irão votar e escolher o projeto vencedor.

Prêmios*

1º lugar

10 MIL REAIS

que serão divididos igualmente entre os membros da equipe

2º lugar

ECHO DOT ALEXA

cada participante da equipe

3º lugar

FONE DE OUVIDO

cada participante da equipe

Programaçáo

Mentores

A realização do HackLab Fnesp será conduzida por uma equipe de especialistas de diferentes áreas, chamados de mentores. O objetivo do mentor é acompanhar os alunos em todo o processo de desenvolvimento, provocar questionamentos, contribuir com novas perspectivas/expertise, além de compartilhar informações relevantes sobre o mercado.

• Especialista em Design / Marketing;
• Especialista em Gestão / Empreendedorismo;
• Especialista em Educação / Aprendizagem;
• Especialista em Tecnologias / Programação.

Treinamentos

Teremos treinamentos durante o evento para que os estudantes estejam melhor capacitados para pensar, validar e apresentar as suas ideias da forma mais atraente possível. As áreas são as seguintes:

• Identificação e validação de Oportunidades;
• Design Thinking;
• Validação de solução;
• Modelagem de negócios.

Entendendo o
HackLab e a
cultura
maker

Hacklabs são espaços físicos em formato de laboratório comunitário visando solução de problemas em grupo. Hacklabs são chamados também de makerspaces (espaços maker) e hackerspaces (espaços hacker). Eles seguem uma tendência contemporânea chamada cultura maker que trabalha na intersecção da cultura DIY (do inglês, faça você mesmo) e da cultura hacker. A cultura hacker tem como princípios o compartilhamento, a abertura, a descentralização, o livre acesso a tecnologia e a melhoria do mundo.

Participe
do HackLab

Realizaçáo:

Patrocínio: