HackLab

Participe da Maratona Empreendedora HackLab

O HackLab Fnesp é uma maratona empreendedora em que estudantes universitários têm a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais do Ensino Superior Brasileiro. As soluções desenhadas por meio da visão e experiência do jovem estudante, aliadas aos desafios das Instituições de Ensino Superior, serão apresentadas a mais de 1500 gestores educacionais, durante a sessão final do 23º Fnesp – o maior Fórum de Educação Superior da América Latina.

PRÊMIO DE 8 MIL REAIS

 

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Como funciona o
HackLab Fnesp?

O HackLab FNESP é uma maratona empreendedora que reúne estudantes de todo o Brasil durante a 23ª edição do Fórum Nacional de Ensino Superior.

É muito fácil participar! Envie um vídeo de até um minuto respondendo às perguntas: “O ensino superior precisa ter impacto social e ser relevante para a sociedade. Como uma instituição de ensino superior pode colaborar para resolver questões humanitárias, ambientais e sociais (como a igualdade de gênero, crises econômicas, diversidade, mudanças climáticas, etc)?” e “Quais as suas melhores habilidades, capacidades e comportamentos?”. O seu vídeo pode estar no Instagram, no YouTube  ou no TikTok (lembre-se de colocar sua conta em modo público).

Após isso, nossa equipe avaliará todo o material enviado e escolherá os 32 participantes desta edição.

Os estudantes se encontrarão online e serão divididos em grupos que deverão desenvolver um projeto inovador para a solução de problemas reais do Ensino Superior. Serão 3 dias de atividades e, ao final das palestras do FNESP, cada um deles terá a chance de defender seu projeto para lideranças do Ensino Superior de todo o Brasil. A equipe vencedora será premiada! Vai perder essa chance?

Como participar do HackLab Fnesp

Grave um vídeo

As inscrições são por vídeo com o tema “O ensino superior precisa ter impacto social e ser relevante para a sociedade. Como uma instituição de ensino superior pode colaborar para resolver questões humanitárias, ambientais e sociais (como a igualdade de gênero, crises econômicas, diversidade, mudanças climáticas, etc)?”. O vídeo deverá ser postado no TikTok, Instagram ou Youtube usando #HackLabFnesp2021

Inscreva-se até 15/10/2021

Não perca a data!
Preencha toda inscrição, incluindo o link do vídeo.

Divulgaçáo pré-selecionados: 18/10/2021

Confira a lista! Se for um dos selecionados, fique atento ao regulamento e confira a lista de documentos a serem enviados até 21 de outubro de 2021.

Iniciando o HackLab

O HackLab Fnesp terá início no dia 27 de outubro (quarta-feira), às 8 horas, de forma online. Nessa primeira etapa estudantes serão divididos em 6 startups desenvolvendo suas ideias para a segunda etapa do projeto, a prototipação.

Espaço HackLab Fnesp

Durante esses dois dias, os alunos serão mentorados, realizando diversas atividades, para a criação de um projeto que será apresentado no fim da maratona.

Apresentando o projeto

O dia 29 de outubro de 2021 (sexta-feira) será o dia da apresentação. Os estudantes irão finalizar seu projeto e preparar um pitch para a banca de jurados e os gestores educacionais presentes no evento digital, que irão votar e escolher o projeto vencedor.

Entendendo
o HackLab
e a cultura
maker

Hacklabs são espaços físicos em formato de laboratório comunitário visando solução de problemas em grupo. Hacklabs são chamados também de makerspaces (espaços maker) e hackerspaces (espaços hacker). Eles seguem uma tendência contemporânea chamada cultura maker que trabalha na intersecção da cultura DIY (do inglês, faça você mesmo) e da cultura hacker. A cultura hacker tem como princípios o compartilhamento, a abertura, a descentralização, o livre acesso à tecnologia e a melhoria do mundo.

Mentores

A realização do HackLab será conduzida por uma equipe de especialistas de diferentes áreas, chamados de mentores. O objetivo do mentor é acompanhar os alunos em todo o processo de desenvolvimento, provocar questionamentos, contribuir com novas perspectivas/expertise, além de compartilhar informações relevantes sobre o mercado.

Especialista em Design / Marketing
Especialista em Business / Gestão
Especialista Maker
Especialista em Tecnologia da Informação

Treinamentos

Teremos 4 treinamentos durante o evento para que os estudantes estejam melhor capacitados para pensar, validar e prototipar as suas ideias, bem como apresentá-las da forma mais atraente. As áreas são as seguintes:

Validação de problemas (Design Thinking)
Produtos Educacionais – Foco no Novo Normal + Futuro do Ensino
Modelagem de Negócios
Validações de Problema/Ideia/Modelo
Prototipagem
Validação de Solução
Pitch Final

Participe
do HackLab

A programação estará disponível em breve

Realizaçáo:

Apoio:

Patrocínio:

https://www.cratilo.com/