Promovido pelo Semesp, o Fnesp reunirá, durante três dias, especialistas de vários países para debater uma forma de repensar o modelo da educação superior diante de tantos obstáculos e incertezas do cenário atual, não apenas por causa da pandemia, mas da crise econômica e das transformações digitais e da sociedade

O Semesp realiza o 22º FNESP, maior Fórum de Ensino Superior da América Latina, de 27 a 29 de outubro, em uma plataforma digital desenvolvida exclusivamente para o evento, com o tema principal Reset no Ensino Superior, que conta com a participação on-line de cerca de 900 mantenedores, gestores e educadores. A abertura do segundo dia de debates, nesta quarta-feira (28), às 9h, terá a participação do secretário estadual de Educação de São Paulo, Rossieli Soares da Silva, e da vice-presidente do Semesp e presidente da Universidade Santa Cecília, Lúcia Teixeira.

Entre os palestrantes que estarão no palco virtual do evento, o presidente da Arizona State University (EUA), Michael Crow, discorrerá sobre o tema do evento, o reset do ensino superior; o escritor sênior do The Chronicle of Higher Education, Scott Carlson, falará sobre a sustentabilidade do setor; a escritora e educadora da Stanford University (EUA), Jenae Druckman Cohn, apresentará novos modelos de formação e certificação dos jovens, e a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães Castro, no painel Redes de Cooperação – Alternativa para as IES do século XXI, além de vários outros palestrantes.

Ao longo dos três dias do evento, os participantes poderão acompanhar uma série de palestras no período da manhã. À tarde, os participantes poderão se dividir entre 16 salas de discussão e workshops em três diferentes eixos: Sistema de Ensino Superior: Financiamento, Avaliação, Governança e Legislação; Novos Modelos Acadêmicos e transformação digital; e Novos Modelos Administrativos. Confira a programação completa

Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, avalia que “há exemplos de modelos acadêmicos e administrativos que indicam que as IES podem e devem se reinventar, desconstruindo, por exemplo, padrões de cursos de graduação organizados em disciplinas fragmentadas e ofertadas presencialmente”, avalia. “É hora de substituí-los por micro certificações que indicam competências e capacidades que refletem uma formação ao longo da vida”, comenta.

Além das palestras e workshops, o Fnesp trará ainda a terceira edição do HackLab, maratona empreendedora onde estudantes do ensino superior desenvolverão soluções inovadoras para problemas reais da educação superior. Nessa edição, os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais.

Serviço
22º FNESP
Tema: Reset no Ensino Superior
Data: 27, 28 e 29 de outubro de 2020
Local: On-line
Informações e inscrições: https://www.semesp.org.br/fnesp/