Promovido pelo Semesp, o Fnesp reunirá, durante três dias, especialistas de vários países para debater uma forma de repensar o modelo da educação superior diante de tantos obstáculos e incertezas do cenário atual, não apenas por causa da pandemia, mas da crise econômica e das transformações digitais
O Semesp realiza o 22º FNESP, maior Fórum de Ensino Superior da América Latina, nos próximos dias 27, 28 e 29, em uma plataforma digital desenvolvida exclusivamente para o evento, com o tema principal Reset no Ensino Superior. Participam da abertura do evento o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, a presidente do Conselho Nacional da Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, e o presidente da Câmara de Educação Superior do CNE, Joaquim José Soares Neto. A presidente do CNE também estará no painel Redes de Cooperação – Alternativa para as IES do século XXI.
Ao longo dos três dias do evento, os participantes poderão acompanhar uma série de palestras no período da manhã. À tarde, os participantes poderão se dividir entre 16 salas de discussão e workshops em três diferentes eixos: Sistema de Ensino Superior: Financiamento, Avaliação, Governança e Legislação; Novos Modelos Acadêmicos e transformação digital; e Novos Modelos Administrativos.Entre os palestrantes que estarão no palco virtual do evento, o autor e professor Alex Beard abrirá o FNESP com uma discussão sobre aprendizagem e ensino; o presidente da Arizona State University (EUA), Michael Crow, discorrerá sobre o tema do evento, o reset do ensino superior; o escritor sênior do The Chronicle of Higher Education, Scott Carlson, falará sobre a sustentabilidade do setor; e a escritora e educadora da Stanford University (EUA), Jenae Druckman Cohn, apresentará novos modelos de formação e certificação dos jovens, entre vários outros palestrantes que apresentarão exposições sobre redes de cooperação e transformação digital.

Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, avalia que “há exemplos de modelos acadêmicos e administrativos que indicam que as IES podem e devem se reinventar, desconstruindo, por exemplo, padrões de cursos de graduação organizados em disciplinas fragmentadas e ofertadas presencialmente”, avalia. “É hora de substituí-los por micro certificações que indicam competências e capacidades que refletem uma formação ao longo da vida”, comenta.  

Além das palestras e workshops, o Fnesp trará ainda a terceira edição do HackLab, maratona empreendedora onde estudantes do ensino superior desenvolverão soluções inovadoras para problemas reais da educação superior. Nessa edição, os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais.Confira a programação completa

Serviço

22º FNESP
Tema: Reset no Ensino Superior
Data: 27, 28 e 29 de outubro de 2020
Local: On-line
Mais informações: https://www.semesp.org.br/fnesp/Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp), o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br e http://uc.semesp.org.br.

Para mais informações
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 2069-4419 | 97237-8237