Diante da disseminação da Covid-19, a entidade avaliou que a prioridade é evitar a exposição e garantir a saúde de todos
O Semesp decidiu suspender sua 12ª Missão Técnica Internacional à África do Sul, que seria realizada no próximo mês de abril. Diante da disseminação da Covid-19, classificada como pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a entidade preferiu não expor a comitiva que viajaria àquele país para conhecer modelos de educação de IES na Cidade do Cabo, Johanesburgo e Pretória, destino escolhido pelos próprios associados do Semesp em pesquisa on-line.

“Ao longo de 11 anos, o Semesp realizou Missões Técnicas em países como China, Índia, Japão, Singapura, Finlândia, Estados Unidos e Alemanha. Mas decidimos reavaliar a viagem deste ano para não submeter os participantes da Missão ao risco de contágio pela Covid-19, a exemplo do que grandes grupos globais estão fazendo em relação a seus eventos internacionais”, anunciou o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

Nos últimos dias, organizações como IBM, Facebook, Google cancelaram seus grandes eventos. O Google cancelou o Women Will, evento de empreendedorismo que seria realizado em São Paulo. O Facebook anunciou que não vai realizar presencialmente a conferência F8, um mega evento destinado a desenvolvedores, previsto para maio na cidade de San Jose, na Califórnia. Também foi cancelado o SXSW (South by Southwest), um dos maiores eventos de inovação do mundo, que se realizaria em  Austin, nos EUA. A IBM anunciou que retirou a sua participação da conferência RSA, de cibersegurança, prevista para San Francisco, também nos EUA. E a GSMA, organizadora do Mobile World Congress, que aconteceria em Barcelona, na Espanha, decidiu que a edição deste ano não acontecerá mais, devido aos riscos causados pelo Coronavírus. O avanço da pandemia também provocou o cancelamento de outros eventos na Europa, como o Salão do Automóvel de Genebra, apesar da perda para as marcas, que investiram grandes quantias na sua realização.

O próprio Semesp enviou uma série de sugestões às IES de como lidar com esse problema de saúde pública, em especial no que diz respeito a medidas de segurança e prevenção em locais e eventos com aglomeração de pessoas. Dessa forma, a entidade seguirá as mesmas diretrizes.  

“O Semesp lamenta profundamente a situação, mas considera que a prioridade é evitar a exposição e preservar a saúde de todos ”, afirmou o diretor-executivo ao anunciar a decisão de suspender, informando que no momento oportuno será notificada a continuidade das Missões Técnicas Internacionais promovidas pela entidade.
 

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br e http://uc.semesp.org.br.

Para mais informações
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 2069-4419 | 97237-8237