Semesp é convidado pelo MEC e FNDE a fornecer conteúdo

e ser difusor do Curso de Gestão Operacional do Fies

Curso terá 40 horas, com previsão para iniciar em fevereiro de 2014.

O Sindicato das Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo – Semesp – acaba de ser convidado pelo Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a fornecer conteúdo para o Curso de Gestão Operacional do Fies, que vem sendo elaborado pelo Instituto Formar para Escola.

O curso, dividido em seis unidades – O financiamento do Ensino Superior no Brasil: contexto histórico; Evolução do Fies (2010-2012); A operacionalização do FIES; A execução do Fies: as mantenedoras; A execução do FIES: os alunos e Boas práticas de relacionamento – terá 40 horas de duração, sendo oito presenciais e 32 a distância. As aulas poderão ser acessadas pelo site (a ser criado), com uma plataforma contendo o conteúdo do curso onde cada participante terá seu acesso por meio de senha. O início está previsto para fevereiro do ano que vem e ainda não tem uma periodicidade confirmada, pois vai depender da demanda.

Segundo o consultor do Fies no Semesp, Alexandre Mori, que é um dos 40 tutores escolhidos para passar por essa formação, o objetivo do “Instituto Formar para Escola, que idealizou o curso para o FNDE, é formar os 40 difusores para ensinarem professores e coordenadores de mantenedoras e mantidas”. Mori pretende levar ao FNDE também muitas das dúvidas e demandas que a Comissão do Fies das faculdades enfrentam e sempre se consultam com o Semesp. “Como nunca houve um treinamento direcionado às Comissões Permanentes de Supervisão e Acompanhamento, sempre ficam as dúvidas a respeito das melhores maneiras de atender o estudante. A maioria são adolescentes que estão longe de casa, e um dos papéis da CPSA é esclarecer todas as dúvidas e orientá-los da melhor maneira possível. Com o curso o atendimento será mais pontual e eficiente”, acredita Mori.

As próximas reuniões para detalhar o conteúdo de cada uma das seis unidades do curso acontecerão em Brasília, na sede da FNDE, dias 5 e 14 de novembro.

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à Educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro; o Congresso Nacional de Iniciação Científica; e as Jornadas Regionais, realizadas em cidades do Interior do Estado de São Paulo. Para saber mais sobre o Semesp, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online

Informações e entrevistas contatar:

Tel: (11) 2069-4431 – cel. 11 94208-7576

[email protected]; [email protected]