Dados Estados e Regiões

12ª edição / 2022

Com 7,3 milhões de habitantes divididos em seis mesorregiões e 295 municípios, Santa Catarina possui 102 IES que ofertam cursos presenciais e 96 IES que possuem cursos EAD. O estado registrou aumento de 5,9% nas matrículas de 2019 para 2020, a maior da região Sul, totalizando 409 mil alunos cursando o ensino superior.

Nos cursos presenciais, Santa Catarina vem registrando queda nas matrículas desde 2017, com mais um decréscimo de 6,3% de 2019 para 2020. No mesmo período, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 22,5%, seguindo a tendência de crescimento das matrículas de educação a distância verificada nos últimos anos. O EAD já representa 48,9% das matrículas do estado. A modalidade representa 58,0% das matrículas da rede privada, superando por pouco o número de alunos presenciais nas IES particulares do estado.

71,5% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas

Em relação às modalidades, 51,1% das matrículas são em cursos presenciais, o menor índice da região Sul

Apesar do menor número de matrículas e de IES, Santa Catarina possui uma taxa de escolarização líquida (que mede o total de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) de 28,3%, a segunda maior do país, atrás apenas do Distrito Federal. O estado foi um dos poucos a registrar um aumento no índice de 2019 para 2020, 1,8 ponto percentual.

183 mil novos alunos ingressaram no ensino superior no estado em 2020, sendo 65,7% deles em cursos EAD, uma tendência verificada em todos os estados da região Sul. Em relação aos cursos presenciais, Santa Catarina registrou decréscimo de 18,0% no número de ingressantes de 2019 para 2020: recuo de 22,0% na rede privada e de 5,2% na pública. Nos cursos EAD, o aumento de ingressantes foi de 20,8% no mesmo período: 20,7% na rede privada e 177% na rede pública.

No que diz respeito aos concluintes, Santa Catarina formou 57,4 mil alunos em 2020, sendo 45,4% deles advindos de cursos EAD. De 2019 para 2020, o número de concluintes em cursos presenciais caiu 6,6%: aumento de 4,8% na rede privada e de 12,7% na rede pública, algo que pode ser explicado pela demora das IES públicas em adotarem as aulas remotas. No EAD, o aumento de concluintes foi de 16,0%, sendo crescimento de 17,6% na rede privada e queda de 55,2% na rede pública.

Em relação ao valor das mensalidades, a mensalidade média de um curso presencial no estado é de R$ 1.229, desconsiderando o curso de Medicina. No EAD, a mensalidade média é de R$ 336.

Confira mais dados sobre o ensino superior do estado de Santa Catarina nos gráficos e tabelas apresentados a seguir.

Matrículas

Com 409 mil de estudantes no ensino superior, Santa Catarina possui o menor número de matrículas da região Sul. O estado representa 4,7% do total de alunos de graduação do país. Em relação à região Sul, o estado detém 26,9% do total das matrículas.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP/IBGE

Mapa-12-SC-Matrículas-Dados-Gerais

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.​
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2020; IES que oferecem cursos presenciais – 2020.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2020; IES que oferecem cursos EAD – 2020.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-SC-Evolução-das-Matrículas-Cursos-Presenciais
Com uma queda de 10,0% das matrículas presenciais de 2019 para 2020, a rede privada do estado vem perdendo representatividade no estado, concentrando 68,9% dos alunos da modalidade (era 71,7% em 2019). A queda de matrículas no total foi de 6,3% no mesmo período, com a rede pública registrando aumento de 3,0%.
Entre 2009 e 2020, houve crescimento de 5,0% nas matrículas presenciais, com esse aumento concentrado nas IES privadas (13,0%). A rede pública encolheu 9,2% no mesmo período, perdendo 6,6 mil matrículas nos cursos presenciais.

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-SC-Evolução-das-Matrículas-Cursos-EAD
A rede privada é detentora de praticamente todas as matrículas da modalidade EAD em Santa Catarina: 99,3% dos alunos estão concentrados em IES privadas.
De 2019 para 2020, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 22,5%: acréscimo de 22,9% na rede privada e recuo de 18,7% na pública. De 2009 a 2020, o salto das matrículas totais da modalidade foi de 258%.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-SC-Ingressantes-Concluintes-Evolução

Evasão

No primeiro ano da pandemia, a evasão teve um aumento de 1,3 ponto percentual nos cursos presenciais da rede privada. No EAD, houve queda de 1,1 ponto percentual na taxa de evasão das IES privadas.

* Taxa de Evasão = (Matrículas Trancadas + Desvinculado Curso + Falecidos) / (Total de Matrículas + Matrículas Tranca- das + Desvinculado Curso + Falecidos)

Cursos Presenciais e EAD*

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Taxa de Evasão por Mesorregião em IES Privadas

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-SC-Evasão-Taxa-de-Evasão

Matrículas Trancadas

De 2019 para 2020, o número de trancamento de matrículas nos cursos presenciais manteve-se estável, com uma ligeira queda de 1,7% na rede privada e aumento de 7,2% de trancamentos na rede pública, o que pode ser explicado pela demora das IES públicas em adotarem as aulas remotas em decorrência da pandemia.
No mesmo período, os cursos EAD registraram um aumento de 42,6% no trancamento de matrículas. Na rede privada, o crescimento foi de 42,7%; na rede pública, houve queda de 63,2%.

Matrículas Trancadas em Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Matrículas Trancadas por Mesorregião em IES Privadas

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE.

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2022 (jan-mar)

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Pós-Graduação

Os gráficos mostram a evolução do número total de alunos que frequentam um curso de especialização, mestrado ou doutorado entre os anos 2016 e 2021, de acordo com dados da PNAD/IBGE.

Alunos que Frequentam um Curso de Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp | Base: IBGE

Mapa-12-SC-Pós-Graduação
Em relação às matrículas de especialização, é possível verificar uma queda de 7,1% entre os anos de 2020 e 2021, sendo um recuo de 5,3% das matrículas na rede privada e 19,4% nas IES públicas.
As matrículas de mestrado também tiveram queda, 42,8%, de 2020 para 2021, com um crescimento de 22,6% na rede privada e decréscimo de 67,4% na rede pública.
As matrículas dos cursos de doutorado apresentaram crescimento de 2020 para 2021, 4,7%, no total, sendo um aumento de 10,7% na rede privada e de 3,9% na rede pública.