Dados Estados e Regiões
12ª edição / 2022
Estado do
Paraná
Com 11,6 milhões de habitantes divididos em 10 mesorregiões e 399 municípios, o Paraná possui 162 IES que ofertam cursos presenciais e 129 IES que possuem cursos EAD. O estado registrou aumento de 3,7% nas matrículas de 2019 para 2020, contabilizando 578 mil alunos cursando o ensino superior.
Nos cursos presenciais, o Paraná vem registrando queda nas matrículas desde 2017, com mais um decréscimo de 8,2% de 2019 para 2020. No mesmo período, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 25,8%, seguindo a tendência de crescimento das matrículas de educação a distância verificada nos últimos anos. O EAD já representa 42,3% das matrículas do estado. A modalidade representa 54,0% das matrículas da rede privada, já superando o número de alunos presenciais nas IES particulares do estado.

75,2% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas
Em relação às modalidades, 57,7% das matrículas são em cursos presenciais
O Paraná possui uma taxa de escolarização líquida (que mede o total de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) de 23,8%, uma queda de 1,6 ponto percentual em relação ao período anterior, ainda assim sendo acima da média nacional (17,8%). O estado possui a terceira maior taxa de escolarização líquida do país, atrás do Distrito Federal e de Santa Catarina.
254 mil novos alunos ingressaram no ensino superior no estado em 2020, sendo 59,9% deles em cursos EAD, uma tendência de mais ingressantes na modalidade verificada em todos os estados da região Sul. Em relação aos cursos presenciais, o Paraná registrou decréscimo de 8,8% no número de ingressantes de 2019 para 2020: recuo de 15,7% na rede privada e crescimento de 4,9% na pública. Nos cursos EAD, o aumento de ingressantes foi de 24,2% no mesmo período: 23,8% na rede privada e 55,9% na rede pública.
No que diz respeito aos concluintes, o Paraná formou 88,5 mil alunos em 2020, sendo 40,2% deles advindos de cursos EAD. De 2019 para 2020, o número de concluintes em cursos presenciais caiu 9,1%: aumento de 1,4% na rede privada e queda de 32,5% na rede pública, algo que pode ser explicado pela demora das IES públicas em adotarem as aulas remotas. No EAD, o aumento de concluintes foi de 34,8%, sendo 26,9% na rede privada e 355% na rede pública.
Em relação ao valor das mensalidades, a mensalidade média de um curso presencial no estado é de R$ 1.385, desconsiderando o curso de Medicina (R$ 1.447 considerando o curso). No EAD, a mensalidade média é de R$ 329.
Confira mais dados sobre o ensino superior do estado do Paraná nos gráficos e tabelas apresentados a seguir.
Matrículas
Com 578 mil de estudantes no ensino superior, o Paraná possui o maior número de matrículas da região Sul. O estado representa 6,7% do total de alunos de graduação do país. Em relação à região Sul, o estado detém 38,0% do total das matrículas.
Dados Gerais
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP/IBGE

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2020; IES que oferecem cursos presenciais – 2020.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2020; IES que oferecem cursos EAD – 2020.
Matrículas x Mesorregião
Cursos Presenciais e EAD
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Evolução das Matrículas
Cursos Presenciais
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Com uma queda de 11,9% das matrículas presenciais de 2019 para 2020, a rede privada do estado vem perdendo representatividade no estado, concentrando 59,9% dos alunos da modalidade (era 62,4% em 2019). A queda de matrículas no total foi de 8,2% no mesmo período, com a rede pública registrando recuo de 2,1%.
Entre 2009 e 2020, houve um aumento de 2,0% nas matrículas presenciais. A rede privada, no mesmo período, teve queda de 7,8%, com perda de matrículas registradas desde 2016.
Cursos EAD
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

A rede privada domina a modalidade EAD no Paraná: 96,1% dos alunos estão concentrados em IES privadas.
De 2019 para 2020, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 25,8%: 27,0% na rede privada e 1,4% na pública. De 2009 a 2020, o salto das matrículas totais da modalidade foi de 242%.
Ingressantes / Concluintes
Evolução
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Evasão
No primeiro ano da pandemia, a evasão teve um crescimento de 2,2 pontos percentuais nos cursos presenciais da rede privada. No EAD, houve uma queda de 2,8 pontos percentuais na taxa de evasão das IES privadas.
* Taxa de Evasão = (Matrículas Trancadas + Desvinculado Curso + Falecidos) / (Total de Matrículas + Matrículas Tranca- das + Desvinculado Curso + Falecidos)
Cursos Presenciais e EAD*
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Taxa de Evasão por Mesorregião em IES Privadas
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Matrículas Trancadas
De 2019 para 2020, houve um acréscimo de 11,3% no número de trancamentos de matrículas presenciais, com queda de 1,9% na rede privada e crescimento de 68,0% na rede pública, o que pode ser explicado pela demora das IES públicas em adotarem as aulas remotas em decorrência da pandemia.
No mesmo período, os cursos EAD registraram um aumento de 27,3% no trancamento de matrículas. Na rede privada, o crescimento foi de 27,7%; na rede pública, houve queda de 48,2%.
Matrículas Trancadas em Cursos Presenciais e EAD
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Matrículas Trancadas por Mesorregião em IES Privadas
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Cursos mais procurados
Rede Privada
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE.
Cursos Mais Buscados na Internet
Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2022 (jan-mar)

Pós-Graduação
Os gráficos mostram a evolução do número total de alunos que frequentam um curso de especialização, mestrado ou doutorado entre os anos 2016 e 2021, de acordo com dados da PNAD/IBGE.
Alunos que Frequentam um Curso de Pós-Graduação
Fonte: Instituto Semesp | Base: IBGE
