Dados Estados e Regiões

12ª edição / 2022

Com a segunda menor população do país, 878 mil habitantes, o Amapá possui duas mesorregiões com 16 municípios, contabilizando 15 IES que ofertam cursos presenciais e 35, cursos EAD. O estado registrou o maior aumento nas matrículas de 2019 para 2020 do Norte (4,1%), subindo de 48 mil mil para 50 mil estudantes.

Em queda desde 2017, as matrículas presenciais do estado sofreram um novo recuo de 2019 para 2020, decréscimo de 5,6%. De 2019 para 2020, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 19,7%, seguindo a tendência de crescimento das matrículas de educação a distância verificada nos últimos anos em todo o país. O EAD representa 44,3% das matrículas do Amapá. A modalidade representa 58,6% das matrículas da rede privada.

Amapá

70,7% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas, um dos maiores índices do país

Em relação às modalidades, 55,7% das matrículas são em cursos presenciais

Com queda de 1,6 ponto percentual em relação a 2019, o Amapá registrou taxa de escolarização líquida (que mede o total de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) de 18,5%, a segunda maior da região Norte (atrás do Tocantins) e um pouco acima da média nacional (17,8%).

19,6 mil novos alunos ingressaram no ensino superior no estado em 2020, sendo 63,3% em cursos EAD, um dos maiores índices do país. Em relação aos cursos presenciais, o Amapá registrou decréscimo de 16,0% no número de ingressantes de 2019 para 2020: recuo de 26,6% na rede privada e crescimento de 15,5% na rede pública. Nos cursos EAD, o aumento de ingressantes foi de 12,9% no mesmo período: acréscimo de 11,1% na rede privada e salto de 390% na rede pública.

No que diz respeito aos concluintes, o Amapá formou 5,6 mil alunos em 2020, sendo 34,5% deles advindos de cursos EAD. De 2019 para 2020, o número de concluintes em cursos presenciais caiu 3,6%, com queda de 6,7% na rede privada e aumento de 7,9% na rede pública. No EAD, o aumento de concluintes foi de apenas 54,5%, sendo crescimento de 57,0% na rede privada e queda de 95,2% na rede pública.

Em relação ao valor das mensalidades, não há informações suficientes para calcular a mensalidade média dos cursos presenciais no estado. No EAD, a mensalidade média é de R$ 330.

Confira mais dados sobre o ensino superior do Amapá nos gráficos e tabelas apresentados a seguir.

Matrículas

Com 50,2 mil de estudantes no ensino superior, o Amapá representa 0,6% das matrículas do país e 7,4% do total das matrículas do Norte.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP/IBGE

Mapa-12-AP-Matrículas-Dados-Gerais

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.​
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2020; IES que oferecem cursos presenciais – 2020.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2020; IES que oferecem cursos EAD – 2020.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-AP-Evolução-das-Matrículas-Cursos-Presenciais
Com uma queda de 16,9% nas matrículas presenciais de 2019 para 2020, a rede privada perdeu representatividade no estado, caindo de 59,7% para 52,6% das matrículas do Amapá. As IES públicas tiveram aumento de 11,1% das matrículas no mesmo período. O recuo total das matrículas presenciais foi de 5,6%.
Entre 2009 e 2020, houve um aumento de 52,2% nas matrículas presenciais, com aumento de 21,3% na rede privada no mesmo período e de 112% na rede pública.

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-AP-Evolução-das-Matrículas-Cursos-EAD
A rede privada é detentora de 93,6% das matrículas EAD no Amapá.
De 2019 para 2020, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 19,7%: acréscimo de 18,0% na rede privada e de 50,8% na rede pública. De 2009 a 2020, o salto das matrículas totais da modalidade foi de 1.505%, o maior salto do país.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-AP-Ingressantes-Concluintes-Evolução

Evasão

No primeiro ano da pandemia, a evasão caiu 1,0 ponto percentual nos cursos presenciais da rede privada do estado. No EAD, houve uma pequena queda de 0,5 ponto percentual na taxa de evasão das IES privadas.

* Taxa de Evasão = (Matrículas Trancadas + Desvinculado Curso + Falecidos) / (Total de Matrículas + Matrículas Trancadas + Desvinculado Curso + Falecidos)

Cursos Presenciais e EAD*

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Taxa de Evasão por Mesorregião em IES Privadas

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-AP-Evasão-Taxa-de-Evasão

Matrículas Trancadas

De 2019 para 2020, o número de matrículas trancadas nos cursos presenciais teve um crescimento de 19,0% no Amapá, com aumento de 4,8% na rede privada e salto de 232% trancamentos na rede pública, o que pode ser explicado pela demora das IES públicas em adotarem as aulas remotas.
No mesmo período, os cursos EAD registraram um aumento de 63,1% no trancamento de matrículas. Na rede privada, o crescimento foi de 62,8%; na rede pública, o salto foi de 600%.

Matrículas Trancadas em Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Matrículas Trancadas por Mesorregião em IES Privadas

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE.

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2022 (jan-mar)

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Pós-Graduação

Os gráficos mostram a evolução do número total de alunos que frequentam um curso de especialização, mestrado ou doutorado entre os anos 2016 e 2021, de acordo com dados da PNAD/IBGE.

Alunos que Frequentam um Curso de Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp | Base: IBGE

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Em relação às matrículas de especialização, o Amapá registrou crescimento de 72,0% entre os anos de 2020 e 2021, sendo um avanço de 101% nas matrículas da rede privada e queda de 9,1% nas IES públicas.
As matrículas de mestrado tiveram aumento de 18,2% no estado de 2020 para 2021.
O estado registrou 141 alunos no doutorado em 2021.