Dados Estados e Regiões

12ª edição / 2022

Com cerca de 15 milhões de habitantes divididos em sete mesorregiões com 417 municípios, a Bahia é o maior estado em termos de tamanho territorial do Nordeste, detentor também do maior número de IES: 140 que ofertam cursos presenciais e 112, cursos EAD. O estado registrou queda de 7,8% nas matrículas de 2019 para 2020, o maior recuo, em números absolutos, do país no período, totalizando 414 mil alunos cursando o ensino superior, perdendo mais de 35 mil matrículas em comparação com 2019.

Em crescimento contínuo nos últimos anos, os cursos presenciais na Bahia sofreram recuo nas matrículas em 2019 e 2020, com uma queda de 18,6% no último período divulgado. De 2019 para 2020, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 18,0%, seguindo a tendência de crescimento das matrículas de educação a distância verificada nos últimos anos em todo o país. O EAD representa 37,7% das matrículas do estado, um índice relativamente baixo em comparação com as regiões Sudeste e Sul, por exemplo. A modalidade representa 44,8% das matrículas da rede privada.

Bahia

81,4% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas

Em relação às modalidades, 62,3% das matrículas são em cursos presenciais

Apesar do maior número de matrículas da região Nordeste, a Bahia possui uma taxa de escolarização líquida (que mede o total de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) de 11,4%, uma das menores do país (a segunda menor do Nordeste, acima apenas do Maranhão). O estado registrou queda de 2,2 pontos percentuais no índice de 2019 para 2020.

178 mil novos alunos ingressaram no ensino superior no estado em 2020, sendo 53,7% deles em cursos EAD, seguindo a tendência de aumento nos calouros dessa modalidade verificada em todos os estados. Em relação aos cursos presenciais, a Bahia registrou decréscimo de 19,2% no número de ingressantes de 2019 para 2020: recuo de 19,2% na rede privada e de 19,3% na pública. Nos cursos EAD, o aumento de ingressantes foi de 16,1% no mesmo período: 14,0% na rede privada e 574% na rede pública.

No que diz respeito aos concluintes, a Bahia formou 59,0 mil alunos em 2020, sendo 32,0% deles advindos de cursos EAD. De 2019 para 2020, o número de concluintes em cursos presenciais caiu 6,0%: aumento de 10,8% na rede privada e queda de 53,9% na rede pública, algo que pode ser explicado pela demora das IES públicas em adotarem as aulas remotas, atrasando a conclusão dos cursos dos alunos. No EAD, o aumento de concluintes foi de 16,9%, sendo crescimento de 17,2% na rede privada e de 6,5% na rede pública.

Em relação ao valor das mensalidades, a mensalidade média de um curso presencial no estado é de R$ 999, desconsiderando o curso de Medicina (R$ 1.203 considerando o curso de Medicina). No EAD, a mensalidade média é de R$ 310.

Confira mais dados sobre o ensino superior da Bahia nos gráficos e tabelas apresentados a seguir.

Matrículas

Com 414 mil de estudantes no ensino superior, a Bahia possui o maior número de matrículas da região Nordeste. O estado representa 4,8% do total de alunos de graduação do país. Em relação à região Nordeste, o estado detém 22,6% do total das matrículas.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP/IBGE

Mapa-12-BA-Matrículas-Dados-Gerais

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.​
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2020; IES que oferecem cursos presenciais – 2020.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2020; IES que oferecem cursos EAD – 2020.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-BA-Matrículas-Cursos-Presenciais-e-EAD

Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-BA-Evolução-das-Matrículas-Cursos-Presenciais
Mesmo com uma queda de 11,7% nas matrículas presenciais de 2019 para 2020, a rede privada ganhou mais representatividade no estado, saltando de 66,5% para 72,1%. Isso aconteceu graças a uma queda ainda maior das matrículas presenciais nas IES públicas, 32,1%. O recuo total das matrículas presenciais foi de 18,6%.
Entre 2009 e 2020, houve aumento de 11,6% nas matrículas presenciais, com crescimento na rede privada (19,5%) e queda nas IES públicas (4,5%).

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-BA-Evolução-das-Matrículas-Cursos-EAD
A rede privada é detentora de 96,8% das matrículas da modalidade EAD na Bahia.
De 2019 para 2020, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 18,0%: acréscimo de 18,5% na rede privada e de 5,7% na pública. De 2009 a 2020, o salto das matrículas totais da modalidade foi de 92,3%.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-BA-Ingressantes-Concluintes-Evolução

Evasão

No primeiro ano da pandemia, a evasão cresceu 2,5 pontos percentuais nos cursos presenciais da rede privada. No EAD, houve um crescimento de 2,1 pontos percentuais na taxa de evasão das IES privadas.

* Taxa de Evasão = (Matrículas Trancadas + Desvinculado Curso + Falecidos) / (Total de Matrículas + Matrículas Trancadas + Desvinculado Curso + Falecidos)

Cursos Presenciais e EAD*

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-BA-Evasão-Cursos-Presenciais-e-EAD

Taxa de Evasão por Mesorregião em IES Privadas

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-BA-Evasão-Taxa-de-Evasão

Matrículas Trancadas

De 2019 para 2020, o número de matrículas trancadas nos cursos presenciais teve um crescimento de 141%, com uma ligeira queda de 3,8% na rede privada e aumento de 811% de trancamentos na rede pública, o que pode ser explicado pela demora das IES públicas em adotarem as aulas remotas em decorrência da pandemia.
No mesmo período, os cursos EAD registraram um aumento de 62,6% no trancamento de matrículas. Na rede privada, o crescimento foi de 64,2%; na rede pública, houve queda de 19,2%.

Matrículas Trancadas em Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-BA-Matrículas-Trancadas-Cursos-Presenciais-e-EAD

Matrículas Trancadas por Mesorregião em IES Privadas

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-BA-Matrículas-Trancadas-Mesorregião

Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-BA-Cursos-mais-procurados-Rede-Privada

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE.

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2022 (jan-mar)

Mapa-12-BA-Cursos-Mais-Buscados-Internet

Pós-Graduação

Os gráficos mostram a evolução do número total de alunos que frequentam um curso de especialização, mestrado ou doutorado entre os anos 2016 e 2021, de acordo com dados da PNAD/IBGE.

Alunos que Frequentam um Curso de Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp | Base: IBGE

Mapa-12-BA-Pós-Graduação
Em relação às matrículas de especialização, é possível verificar um aumento de 10,8% entre os anos de 2020 e 2021, sendo um acréscimo de 9,4% das matrículas na rede privada e 36,9% nas IES públicas.
As matrículas de mestrado tiveram crescimento de 141% de 2020 para 2021, com um crescimento de 507% na rede privada e de 90,4% na rede pública.
As matrículas dos cursos de doutorado apresentaram queda de 46,5% de 2020 para 2021, com concentração na rede pública (a PNAD Contínua não contabilizou matrículas na rede privada nesse período).