Dados Estados e Regiões

12ª edição / 2022

Com cerca de 3,6 milhões de habitantes divididos em quatro mesorregiões com 167 municípios, o Rio Grande do Norte possui 28 IES que ofertam cursos presenciais e 58, cursos EAD. O estado registrou crescimento de 2,2% nas matrículas de 2019 para 2020, com 124 mil alunos cursando ensino superior.

Os cursos presenciais do Rio Grande do Norte sofreram recuo de 4,7% nas matrículas em 2019 e 2020. De 2019 para 2020, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 27,9%, seguindo a tendência de crescimento das matrículas de educação a distância verificada nos últimos anos em todo o país. O EAD representa 26,5% das matrículas do estado, um índice relativamente baixo em comparação com as regiões Sudeste e Sul, por exemplo. A modalidade representa 43,7% das matrículas da rede privada.

Rio Grande do Norte

57,8% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas, o menor percentual do Nordeste

Em relação às modalidades, 73,5% das matrículas são em cursos presenciais

O Rio Grande do Norte possui uma taxa de escolarização líquida (que mede o total de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) de 14,9%, a terceira maior do Nordeste, depois do Piauí e Paraíba, mas menor do que a média nacional, de 17,8%. O estado registrou queda de 1,8 ponto percentual no índice de 2019 para 2020.

49,2 mil novos alunos ingressaram no ensino superior no estado em 2020, sendo 42,6% deles em cursos EAD, seguindo a tendência de aumento nos calouros dessa modalidade verificada em todos os estados. Em relação aos cursos presenciais, o Rio Grande do Norte registrou decréscimo de 9,5% no número de ingressantes de 2019 para 2020: recuo de 11,3% na rede privada e de 7,6% na pública. Nos cursos EAD, o aumento de ingressantes foi de 22,3% no mesmo período: 22,1% na rede privada e 169% na rede pública.

No que diz respeito aos concluintes, o Rio Grande do Norte formou 14,9 mil alunos em 2020, sendo 20,7% deles advindos de cursos EAD. De 2019 para 2020, o número de concluintes em cursos presenciais caiu 22,6%: 23,1% na rede privada e 21,9% na rede pública. No EAD, o aumento de concluintes foi de 31,0%, sendo crescimento de 30,7% na rede privada e de 38,1% na rede pública.

Não houve amostra suficiente para calcular a mensalidade média no presencial. No EAD, a mensalidade média é de R$ 260.

Confira mais dados sobre o ensino superior do Rio Grande do Norte nos gráficos e tabelas apresentados a seguir.

Matrículas

Com 124 mil de estudantes no ensino superior, o Rio Grande do Norte representa 1,4% do total de alunos de graduação do país. Em relação à região Nordeste, o estado detém 6,8% do total das matrículas.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP/IBGE

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Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.​
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2020; IES que oferecem cursos presenciais – 2020.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2020; IES que oferecem cursos EAD – 2020.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-RN-Evolução-das-Matrículas-Cursos-Presenciais
Em virtude da queda de 10,8% nas matrículas presenciais de 2019 para 2020, a rede privada perdeu representatividade na modalidade do estado, recuando de 47,3% das matrículas para 44,3%, a menor da região Nordeste e uma das menores do país. As IES públicas ganharam 0,7% de matrículas em relação ao período anterior. O recuo total das matrículas presenciais foi de 4,7%.
Entre 2009 e 2020, houve avanço de 9,8% nas matrículas presenciais, com queda de 6,4% rede privada e aumento de 27,2% nas IES públicas.

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-RN-Evolução-das-Matrículas-Cursos-EAD
A rede privada é detentora de 95,4% das matrículas da modalidade EAD no Rio Grande do Norte.
De 2019 para 2020, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 27,9%, acréscimo de 30,8% na rede privada e recuo de 11,8% na pública. De 2009 a 2020, o salto das matrículas totais da modalidade foi de 395%.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Evasão

No primeiro ano da pandemia, a evasão teve recuo de 3,2 pontos percentuais nos cursos presenciais da rede privada. No EAD, houve queda de 3,1 pontos percentuais na taxa de evasão das IES privadas.

* Taxa de Evasão = (Matrículas Trancadas + Desvinculado Curso + Falecidos) / (Total de Matrículas + Matrículas Trancadas + Desvinculado Curso + Falecidos)

Cursos Presenciais e EAD*

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Taxa de Evasão por Mesorregião em IES Privadas

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-RN-Evasão-Taxa-de-Evasão

Matrículas Trancadas

De 2019 para 2020, o número de matrículas trancadas nos cursos presenciais teve um crescimento de 19,3%, com queda de 7,4% na rede privada e aumento de 49,6% de trancamentos na rede pública, o que pode ser explicado pela demora das IES públicas em adotarem as aulas remotas em decorrência da pandemia.
No mesmo período, os cursos EAD registraram um aumento de 50,2% no trancamento de matrículas. Na rede privada, o crescimento foi de 52,7%; na rede pública, houve queda de 16,8%.

Matrículas Trancadas em Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Matrículas Trancadas por Mesorregião em IES Privadas

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE.

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2022 (jan-mar)

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Pós-Graduação

Os gráficos mostram a evolução do número total de alunos que frequentam um curso de especialização, mestrado ou doutorado entre os anos 2016 e 2021, de acordo com dados da PNAD/IBGE.

Alunos que Frequentam um Curso de Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp | Base: IBGE

Mapa-12-RN-Pós-Graduação
Em relação às matrículas de especialização, é possível verificar uma queda de 41,7% entre os anos de 2020 e 2021, sendo um recuo de 37,4% das matrículas na rede privada e de 52,6% nas IES públicas.
As matrículas de mestrado também tiveram queda de 2020 para 2021, de 29,7%, decréscimo de 37,9% na rede pública (a PNAD Contínua não contabilizou matrículas na rede privada em 2020).
Já as matrículas dos cursos de doutorado apresentaram crescimento de 172% em 2021, com concentração de 164% na rede pública (a PNAD Contínua não contabilizou matrículas na rede privada em 2020).