Dados Estados e Regiões
12ª edição / 2022
Distrito Federal
Com cerca de 3,1 milhões de habitantes, o Distrito Federal não possui separação de mesorregiões. São 61 IES que ofertam cursos presenciais e 77, cursos EAD. A unidade federativa registrou queda de 2,4% nas matrículas de 2019 para 2020, caindo de 224 mil alunos para 219 mil no período.
Em queda desde 2016, as matrículas presenciais do estado sofreram um novo recuo de 2019 para 2020, queda de 11,6%. De 2019 para 2020, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 25,4%, seguindo a tendência de crescimento das matrículas de educação a distância verificada nos últimos anos em todo o país. O EAD representa 31,8% das matrículas do Distrito Federal, um índice relativamente baixo em comparação com as regiões Sudeste e Sul, por exemplo. A modalidade representa 39,2% das matrículas da rede privada.

80,4% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas
Em relação às modalidades, 68,2% das matrículas são em cursos presenciais
O Distrito Federal possui a maior taxa de escolarização líquida (que mede o total de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) do país, 30,4%. Ainda assim, a unidade federativa registrou diminuição de 3,6 pontos percentuais em relação a 2019.
96,6 mil novos alunos ingressaram no ensino superior no estado em 2020, sendo 49,0% deles em cursos EAD, seguindo a tendência de aumento nos calouros dessa modalidade verificada em todos os estados. Em relação aos cursos presenciais, o Distrito Federal registrou decréscimo de 18,4% no número de ingressantes de 2019 para 2020: recuo de 18,8% na rede privada e de 16,8% na pública. Nos cursos EAD, o aumento de ingressantes foi de 18,0% no mesmo período: 16,8% na rede privada e um salto de zero para 479 ingressantes na rede pública.
No que diz respeito aos concluintes, o Distrito Federal formou 34,6 mil alunos em 2020, sendo 30,3% deles advindos de cursos EAD. De 2019 para 2020, o número de concluintes em cursos presenciais caiu 18,7%, com decréscimo de 18,1% na rede privada e de 21,5% na rede pública. No EAD, o aumento de concluintes foi de 34,2%, sendo crescimento de 34,2% na rede privada (por praticamente não ter alunos na modalidade, não houve concluintes na rede pública em 2019).
Em relação ao valor das mensalidades, a mensalidade média de um curso presencial no estado é de R$ 2.211, desconsiderando o curso de Medicina (e de R$ 2.374 considerando Medicina). Os valores são, de longe, os mais altos do país. No EAD, a mensalidade média é de R$ 334.
Confira mais dados sobre o ensino superior do Distrito Federal nos gráficos e tabelas apresentados a seguir.
Matrículas
Com 219 mil de estudantes no ensino superior, o Distrito Federal representa 2,5% do total de alunos de graduação do país. Em relação à região Centro-Oeste, a unidade federativa detém 28,5% do total das matrículas.
Dados Gerais
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP/IBGE

* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2020; IES que oferecem cursos presenciais – 2020.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2020; IES que oferecem cursos EAD – 2020.
Matrículas x Mesorregião
Cursos Presenciais e EAD
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Evolução das Matrículas
Cursos Presenciais
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Com uma queda de 16,4% nas matrículas presenciais de 2019 para 2020, a rede privada perdeu um pouco de representatividade no Distrito Federal, caindo de 75,8% para 71,6% no total das matrículas desta modalidade. O aumento das matrículas presenciais nas IES públicas foi de 3,7%. O recuo total das matrículas presenciais chegou a 11,6%.
Entre 2009 e 2020, houve um recuo de 0,8% nas matrículas presenciais, com queda de 16,6% na rede privada, em virtude das perdas contínuas desde 2015.
Cursos EAD
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

A rede privada é detentora de praticamente todas as matrículas da modalidade EAD no Distrito Federal, com 99,3% dos estudantes.
De 2019 para 2020, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 25,4%: acréscimo de 24,6% na rede privada e com o ingresso de 487 estudantes em 2020, depois de nenhuma matrícula registrada no ano anterior. De 2009 a 2020, o salto das matrículas totais da modalidade foi de 295%.
Ingressantes / Concluintes
Evolução
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Evasão
No primeiro ano da pandemia, a evasão subiu 1,6 ponto percentual nos cursos presenciais da rede privada do estado. No EAD, houve uma queda de 2,6 pontos percentuais na taxa de evasão das IES privadas.
* Taxa de Evasão = (Matrículas Trancadas + Desvinculado Curso + Falecidos) / (Total de Matrículas + Matrículas Trancadas + Desvinculado Curso + Falecidos)
Cursos Presenciais e EAD*
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Taxa de Evasão por Mesorregião em IES Privadas
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Matrículas Trancadas
De 2019 para 2020, o número de matrículas trancadas nos cursos presenciais teve um crescimento de 13,6% no Distrito Federal, com aumento de 10,0% na rede privada e aumento de 42,7% de trancamentos na rede pública, o que pode ser explicado pela demora das IES públicas em adotarem as aulas remotas em decorrência da pandemia.
No mesmo período, os cursos EAD registraram um aumento de 34,7% no trancamento de matrículas. Na rede privada, o crescimento foi de 34,3%; na rede pública, o salto foi de nenhum trancamento para 38.
Matrículas Trancadas em Cursos Presenciais e EAD
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Matrículas Trancadas por Mesorregião em IES Privadas
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Cursos mais procurados
Rede Privada
Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE.
Cursos Mais Buscados na Internet
Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2022 (jan-mar)

Pós-Graduação
Os gráficos mostram a evolução do número total de alunos que frequentam um curso de especialização, mestrado ou doutorado entre os anos 2016 e 2021, de acordo com dados da PNAD/IBGE.
Alunos que Frequentam um Curso de Pós-Graduação
Fonte: Instituto Semesp | Base: IBGE
