Dados Estados e Regiões

12ª edição / 2022

Com 907 mil habitantes, o Acre possui duas mesorregiões com 22 municípios, contabilizando 11 IES que ofertam cursos presenciais e mais do triplo desse número (42) com cursos EAD. O estado registrou queda de 1,5% nas matrículas de 2019 para 2020, chegando aos 37,3 mil estudantes.

Em queda desde 2017, as matrículas presenciais do estado sofreram um novo recuo de 2019 para 2020, decréscimo de 13,8%. De 2019 para 2020, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 17,1%, seguindo a tendência de crescimento das matrículas de educação a distância verificada nos últimos anos em todo o país. O EAD representa 47,2% das matrículas do Acre. A modalidade representa 62,0% das matrículas da rede privada.

Acre

74,8% das matrículas totais (presencial e EAD) do estado estão em instituições privadas

Em relação às modalidades, 52,8% das matrículas são em cursos presenciais

Com queda de 1,9 ponto percentual em relação a 2019, o Acre registrou taxa de escolarização líquida (que mede o total de jovens de 18 a 24 anos matriculados no ensino superior em relação ao total da população da mesma faixa etária) de 15,6%, abaixo da média nacional (17,8%).

16,3 mil novos alunos ingressaram no ensino superior no estado em 2020, sendo mais da metade (64,5%) em cursos EAD, um dos maiores índices de novos alunos da modalidade do país. Em relação aos cursos presenciais, o Acre registrou decréscimo de 14,9% no número de ingressantes de 2019 para 2020: recuo de 22,2% na rede privada e de 6,7% na pública. Nos cursos EAD, o aumento de ingressantes foi de 8,4% no mesmo período: acréscimo de 6,0% na rede privada e na pública, passou de nenhum novo aluno em 2019 para 234 em 2020.

No que diz respeito aos concluintes, o Acre formou 5,3 mil alunos em 2020, sendo 42,2% deles advindos de cursos EAD, um dos maiores índices de formados da modalidade do país. De 2019 para 2020, o número de concluintes em cursos presenciais caiu 24,8%, com queda de 24,3% na rede privada e de 26,0% na rede pública. No EAD, o aumento de concluintes foi de apenas 2,0%, sendo crescimento de 2,9% na rede privada (a rede pública passou de 23 concluintes para 4 no período).

Em relação ao valor das mensalidades, a mensalidade média de um curso presencial no estado é de R$ 1.268, desconsiderando o curso de Medicina. No EAD, a mensalidade média é de R$ 288.

Confira mais dados sobre o ensino superior do Acre nos gráficos e tabelas apresentados a seguir.

Matrículas

Com 37,2 mil de estudantes no ensino superior, o Acre é o segundo estado com menor número de matrículas do país, com 0,4% do total do país. Em relação à região Norte, o estado é dono de 5,5% do total das matrículas.

Dados Gerais

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP/IBGE

Mapa-12-AC-Matrículas-Dados-Gerais

Obs.: O número total de IES não corresponde à soma dos números de IES em cada mesorregião porque uma mesma instituição pode oferecer cursos em mais de uma mesorregião.​
* Cursos Presenciais – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos presencias – 2020; IES que oferecem cursos presenciais – 2020.
**Cursos EAD – Rede Privada + Rede Pública: Matrículas em cursos EAD – 2020; IES que oferecem cursos EAD – 2020.

Matrículas x Mesorregião

Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-AC-Matrículas-Cursos-Presenciais-e-EAD

Evolução das Matrículas

Cursos Presenciais

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-AC-Evolução-das-Matrículas-Cursos-Presenciais
Mesmo com uma queda de 13,8% nas matrículas presenciais de 2019 para 2020, a rede privada manteve a representatividade de 53,8% dos estudantes da modalidade no Acre. A queda das matrículas presenciais nas IES públicas foi de 13,8%. O recuo total das matrículas presenciais também foi de 13,8%.
Entre 2009 e 2020, houve um avanço de 16,1% nas matrículas presenciais, com aumento de 48,6%.

Cursos EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-AC-Evolução-das-Matrículas-Cursos-EAD
A rede privada é detentora de 98,3% das matrículas EAD no Acre.
De 2019 para 2020, o número de matrículas em cursos EAD aumentou 17,1%: acréscimo de 15,8% na rede privada e de 243% na rede pública. De 2009 a 2020, o salto das matrículas totais da modalidade foi de 112%.

Ingressantes / Concluintes

Evolução

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-AC-Ingressantes-Concluintes-Evolução

Evasão

No primeiro ano da pandemia, a evasão subiu 1,5 ponto percentual nos cursos presenciais da rede privada do estado. No EAD, houve um pequeno aumento de 0,4 ponto percentual na taxa de evasão das IES privadas.

* Taxa de Evasão = (Matrículas Trancadas + Desvinculado Curso + Falecidos) / (Total de Matrículas + Matrículas Trancadas + Desvinculado Curso + Falecidos)

Cursos Presenciais e EAD*

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-AC-Evasão-Cursos-Presenciais-e-EAD

Taxa de Evasão por Mesorregião em IES Privadas

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-AC-Evasão-Taxa-de-Evasão

Matrículas Trancadas

De 2019 para 2020, o número de matrículas trancadas nos cursos presenciais teve um crescimento de 57,1% no Acre, com aumento de 10,7% na rede privada e de 88,7% de trancamentos na rede pública, o que pode ser explicado pela demora das IES públicas em adotarem as aulas remotas.
No mesmo período, os cursos EAD registraram um aumento de 30,6% no trancamento de matrículas. Na rede privada, o crescimento foi de 30,3%; na rede pública, o salto foi de 44,4%.

Matrículas Trancadas em Cursos Presenciais e EAD

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

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Matrículas Trancadas por Mesorregião em IES Privadas

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-AC-Matrículas-Trancadas-Mesorregião

Cursos mais procurados

Rede Privada

Fonte: Instituto Semesp | Base: INEP

Mapa-12-AC-Cursos-mais-procurados-Rede-Privada

Obs.: A nomenclatura dos cursos está descrita conforme classificação CINE.

Cursos Mais Buscados na Internet

Fonte: Instituto Semesp | Base: Google em 2022 (jan-mar)

Mapa-12-AC-Cursos-Mais-Buscados-Internet

Pós-Graduação

Os gráficos mostram a evolução do número total de alunos que frequentam um curso de especialização, mestrado ou doutorado entre os anos 2016 e 2021, de acordo com dados da PNAD/IBGE.

Alunos que Frequentam um Curso de Pós-Graduação

Fonte: Instituto Semesp | Base: IBGE

Mapa-12-AC-Pós-Graduação
Em relação às matrículas de especialização, o Acre registrou um aumento de 16,4% entre os anos de 2020 e 2021, sendo um crescimento de 31,4% nas matrículas da rede privada e queda de 45,7% nas IES públicas.
As matrículas de mestrado tiveram queda de 26,9% no estado de 2020 para 2021, sendo um recuo de 5,2% na rede privada e de 28,5% na rede pública.
As matrículas dos cursos de doutorado apresentaram queda de 67,6% de 2020 para 2021, sendo um recuo de 46,4% nas matrículas da rede pública (a PNAD Contínua não contabilizou nenhum aluno em 2021 na rede privada para fins comparativos).