5ª Missão Técnica Semesp Canadá

Desenvolver a aprendizagem dos estudantes e melhorar a qualidade dos professores e do ensino superior foram temas das palestras dessa quarta-feira (23).

No sexto dia da 5ª Missão Técnica Semesp ao Canadá – que acontece de 17 a 25 de maio – os cerca de 40 gestores de instituições de ensino superior brasileiras iniciaram o dia visitando o Instituto para Estudos em Educação de Ontário (OISE), que faz parte da Universidade de Toronto, onde foram recebidos pela diretora de Aprendizagem Profissional Continuada, Barbara Bodkin.

Em seguida, o grupo assistiu a palestra “Sucesso, aprendizagem e desenvolvimento de estudantes”, apresentada pelo diretor e professor assistente do Centro de Estudos dos Alunos do Pós-Sencundário (Centre for the Study of Students in Postsecondary Education), Tony Chambers, que mostrou como uma instituição de ensino superior pode ajudar os estudantes a serem bem sucedidos ao longo do curso e assim garantir que se formem e tenham suas expectativas atendidas, além de pontuar o que os estudantes esperam do ensino superior e o que espera-se deles.

“Desenvolvendo a capacidade para ensino de qualidade na Universidade de Toronto” foi a segunda palestra ministrada pela diretora do Centro de Ensino e Apoio à Inovação (Centre for Teaching Support and Innovation), Carol Rolheiser, que explicou como treinar, engajar e criar uma comunidade entre os professores para que continuem mantendo ou sempre queiram melhorar o nível de qualidade do ensino superior.

Daniel Lang, professor de Liderança para Adultos do Ensino Superior do OISE, palestrou sobre “Processos de Controle de Qualidade” e fez um histórico da acreditação e do controle de qualidade das instituições de ensino superior canadenses. “Universidades e Inovação: perspectivas globais” ficou a cargo do professor e especialista em Liderança, também da OISE, Creso Sa, que mostrou como surgiram as maiores IES empreendedoras do mundo – MIT, Stanford, Waterloo – e o que as IES de menor porte podem fazer para se tornarem também instituições que os canandenses classificam como “World-Class”.

No final do dia a comitiva de gestores brasileiros participou de um coquetel de encerramento com as presenças do cônsul geral do Brasil em Toronto, Afonso J. Sena Cardoso, além dos membros da diretoria da OISE, Karen Mundy, Jeanne Watson e Don MacMillan.

No sétimo dia da 5ª Missão Técnica Semesp Canadá o grupo chega na província de Quebec, onde visitam a HEC Montréal (École des Hautes Études Commerciales de Montréal), na cidade de Montreal.