No quinto dia da 5ª Missão Técnica Semesp ao Canadá – que acontece de 17 a 25 de maio – os cerca de 40 gestores de instituições de ensino superior brasileiras iniciaram o dia visitando a Universidade de McMaster, em Ontário, onde foram recebidos pelo vice-presidente acadêmico da instituição, Peter M. Smith.

Após conhecerem a instituição, o grupo assistiu a palestra de Susan Baptiste, professora da Escola de Ciências da Reabilitação (School of Rehabilitation Science), da Faculdade de Ciências da Saúde (Faculty of Health Sciencies), que falou sobre o método de ensino Problem-based learning (PBL).

Seu método de ensino é baseado na aprendizagem por meio de problemas, ou seja, fazer os alunos compreenderem uma situação, buscar a solução e assimilar a importância da cultura nas relações clínica e profissional e prestação de serviços de saúde.  “Preparamos os alunos para a mudança de papéis na área da saúde, ou seja, fazemos os futuros profissionais da saúde pensar em atender da melhor forma possível pacientes e a comunidade, trabalhando várias áreas da medicina (odontologia, naturopatia, quiropraxia, fisioterapia, enfermagem, medicina veterinária e outras) como um todo, e usando esse todo em um processo único para explorar e desenvolver modelos de serviços inovadores, como, por exemplo, ajudar idosos a viver bem por mais tempo”, explicou.

Waterloo

No período da tarde, os gestores visitaram a Universidade de Waterloo (University of Waterloo), onde foram recebidos pelo diretor de Alianças Globais, Drew Knight. O vice-presidente de Relações Externas da universidade, Tim Jackson, palestrou sobre um modelo de ensino não convencional de cooperação entre alunos e empresas. A instituição ensina inovação e empreendedorismo aos seus alunos os fazendo estudar durante quatro meses e, alternadamente, os fazendo trabalhar em empresas parceiras por mais quatro meses.

No final da tarde o grupo foi para a cidade de Kitchener, onde visitou o TheMuseum, museu que reúne em seus 55 mil metros, arte, ciência, cultura e tecnologia em um único espaço. A recepção dos visitantes ficou a cargo de Dennis Kavelman, COO da Desire2Learn, patrocinadora do evento e do prefeito Carl Zehr. Lá eles acompanharam as palestras do presidente e CEO da Communitech, Ian Klugman, que falou sobre como sua empresa ajuda empresários locais a desenvolver a cultura do empreendedorismo em seus negócios e o vice-presidente da Product Engineering (D2L), Ken Chapman, que mostrou um conceito pioneiro de desenvolvimento tecnológico para instituições de ensino superior, o Blended Learning, um sistema onde a maior parte dos conteúdos é transmitido em curso a distância, normalmente pela internet, mas que inclui necessariamente situações presenciais. O método é estruturado com atividades onde professor e alunos trabalham juntos num horário pré-definido, ou não, com cada um a cumprir suas tarefas em horários flexíveis.

O sexto dia da 5ª Missão Técnica Semesp Canadá será na cidade de Toronto, onde o grupo visitará a Universidade de Toronto.