reator 2

Desenvolvido por aluna do 3º ano de engenharia da Mauá, o processo por reator de microondas tem produção superior ao convencional

Cada vez mais estudantes de universidades montam projetos voltados para o aumento do uso de energia renovável e a sustentabilidade e que, na prática, vão direcioná-los a buscar na iniciativa privada financiamento para empreender e levar a uma produção de alta-escala. O projeto desenvolvido pela aluna do 3º ano de Engenharia da Mauá Luana Cantagesso, denominado “Processo irradiado por microondas para produção de biodiesel”, está em fase de conclusão e foi um dos trabalhos concorrentes ao prêmio do 12º Conic/Semesp – Congresso de Iniciação Científica. Ele economiza tempo, energia e aumenta cerca de 50% a produção do biodiesel.

“Comparamos estatisticamente o processo convencional de produção de biodiesel por transesterificação alcalina, com o desenvolvido de transesterificação ácida incentivado por microondas para saber qual renderia melhor. O resultado foi surpreendente porque por meio de microondas se processa 60% mais biodiesel e 50% mais rápido do que pelo convencional.

O trabalho foi incentivado pelo coordenador do curso e com subsídio da Mauá. Os estudantes desenvolveram um reator para processar meio litro. O projeto já foi  encaminhado a uma multinacional (Petrobras) para busca de patrocínio para viabilizar a construção de um reator maior. “Desenvolvemos um reator de meio litro e estamos em fase de definir os custos para que possamos e construir um reator com cerca de 10 litros”, se empolga Luana que tem bolsa de estudos e irá trabalhar no projeto até março de 2013.

CONIC

O 12º CONIC – Congresso Nacional de Iniciação Científica, realizado pelo SEMESP – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, teve um número recorde na edição desse ano: 1.949 trabalhos foram enviados para inscrição (contra 1.932 em 2011).

Desses, 1.845 foram efetivados e 1.536 aprovados para participação efetiva no Congresso. Os trabalhos foram produzidos por 2.641 alunos pesquisadores (autores e coautores) e orientados por 1.117 professores de 232 instituições de ensino superior de todas as regiões do país e foram divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde (501), Ciências Exatas e da Terra (48), Ciências Humanas e Sociais (415), Ciências Sociais Aplicadas (262) e Engenharias e Tecnologias (310).

Na divisão por categorias, os trabalhos concluídos totalizaram 664 (43%) e os em andamento 872 (57%). A região Sudeste concentrou a maior participação esse ano. Do Estado de São Paulo foram 1.486 inscrições, seguindo-se Minas Gerais com 134, Rio de Janeiro com 33 e Espírito Santo com sete trabalhos apresentados e aprovados.

Os números registraram um crescimento de mais de 85% na comparação com a primeira edição do CONIC, realizada em 2005, quando 994 trabalhos foram inscritos e representaram um aumento considerável na participação dos estudantes das IES privadas – 1.777 inscrições (91%) contra 172 (9%) trabalhos de alunos de IES públicas.