Héctor Escamilla, reitor da Tecmilenio, compartilhou experiências e estudos que apontam o caminho para o desenvolvimento das instituições com foco na cultura da felicidade e bem-estar, nesta sexta-feira (16), em São Paulo

Durante o 3º Seminário O Futuro do Ensino Superior, promovido pelo Semesp nesta sexta-feira (16), em São Paulo, especialistas em educação e líderes do setor discutem as tendências e inovações para a educação superior, alinhando a implantação de novas tecnologias com foco na felicidade e formação de profissionais com propósito de vida.

Pela manhã, Héctor Escamilla, reitor da Tecmilenio, no México, falou sobre o modelo acadêmico e institucional da universidade. Para ele, as instituições precisam repensar o modelo e alinhar as necessidades dos alunos, da família e das empresas para que todos estejam envolvidos na mesma missão de bem-estar coletivo. “A carreira não dever ser o propósito de felicidade e, sim, o meio. O mais importante na vida é que ela tenha sentido, é acordar logo pela manhã motivado. Por isso, preparamos e ajudamos os alunos a identificarem o que mais amam fazer”, explicou o reitor.

A Universidade Tecmilenio nasceu em 2002 e, em 2012, todo o planejamento estratégico e a missão institucional foram reformulados, priorizando o bem-estar e a felicidade dos alunos. Há inclusive um instituto responsável por ampliar a cultura da felicidade e do bem-estar no campus, que oferece disciplinas com essas temáticas a todos os alunos.

Hoje, a Tecmilenino conta com 60 mil estudantes, sendo 60% jovens e 40% adultos. O plano é que, em 2025, a instituição tenha 160 mil estudantes e conte com 60% de adultos e 40% jovens. Há também um avanço na oferta de ensino híbrido e nos cursos EAD, sem perder o modelo acadêmico que prioriza a felicidade.

O seminário é uma iniciativa do GT de Inovação do Semesp e conta com o apoio da Fiap e do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito.

No período da tarde, o prof. Markku Wilenius, diretor do Centro de Pesquisa de Futuros da Finlândia e professor-chefe da UNESCO para Estudo de Futuros, fará palestra sobre “Inovações do ensino a partir da experiência finlandesa”.

Confira a programação completa

Serviço
Data: 16/08/2019
Horário: Das 9h às 18h
Local: FIAP – Av. Lins de Vasconcelos, 1264 – 8º andar | São Paulo – SP

Programação
8h30
Credenciamento e Welcome Coffee

9h00
Abertura – Boas-vindas
Wagner Sanchez – Diretor Acadêmico FIAP
Fábio Reis – Diretor de Inovação e Redes de Cooperação Semesp
Rodrigo Capelato – Diretor Executivo Semesp

9h15
Assinatura de termo de parceria do Semesp com a Wadhwani Foundation

9h25
Todos nós percebemos o futuro do ensino superior da mesma forma? Vamos descobrir?
Facilitadores do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP
Guilherme Forma Klafke – Líder de Projeto do CEPI

09h40
Inovações do ensino a partir da experiência mexicana
Hector Escamilla – Reitor da Universidad Tecmilenio

10h40
STORYTELLING – Os cursos universitários do futuro: explorando tendências da inovação
Atividades em grupo no 5° andar, dirijam-se a salas conforme a cor da sua pulseira.
Facilitadores do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP
Guilherme Forma Klafke – Líder de Projeto do CEPI

12h00 às 14h00
Almoço

14h00
Inovações do ensino a partir da experiência finlandesa
Palestrante: Prof. Markku Wilenius – Diretor do Centro de Pesquisa de Futuros da Finlândia e Professor-Chefe da UNESCO para Estudo de Futuros

15h00
Open Talk | Futuro do Ensino Superior: Desafios e cenários
Hector Escamilla e Prof. Markku Wilenius
Representantes dos grupos da dinâmica
Bate-papo com a Dra. Idalí Salas, Diretora de Vinculação e Projetos Estratégicos da Tec de Monterrey
30 vagas por ordem de chegada
Discutir experiências e possíveis parcerias com IES interessadas e que tenham sinergia

16h30
Bye Bye Coffee

16h30
Encerramento

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país, além de preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o Fórum Nacional do Ensino Superior (Fnesp), o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Para mais informações e entrevistas
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 2069-4419