Evento será realizado no dia 26, com a participação de membros do CNE, Seres, Inep e da Câmara de Educação Superior 

No próximo dia 26, das 9h15 às 13h, o Semesp realiza o webinar Avaliação e Regulação: propostas para reorganização do sistema educacional brasileiro, com o objetivo de discutir alternativas para o aperfeiçoamento do sistema de regulação e dos indicadores de qualidade, como o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), entre outros, com base nas experiências e modelos internacionais de avaliação e regulação do ensino superior e nas necessidades do setor no Brasil.

Nas mesas de debate, o evento contará com as presenças da presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, do conselheiro da Câmara de Educação Superior do CNE, Luiz Roberto Liza Curi, do coordenador Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep, e de representante da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), entre outros especialistas.

Além das mesas de debate, serão apresentados o sistema de autoavaliação de Portugal e também o U-Multirank, um instrumento europeu de avaliação do ensino superior que utiliza uma abordagem multidimensional, compara o desempenho das IES com os mesmos perfis e permite aos usuários desenvolver seus próprios rankings personalizados, selecionando indicadores de suas próprias preferências, com as participações de Margarida Mano, ex-ministra da Educação de Portugal e vice-reitora Acadêmica da Universidade Católica de Lisboa, e Frank Ziegele, diretor executivo do Centre for Higher Education (CHE), na Alemanha.

Serviço

Webinar Avaliação e Regulação: propostas para reorganização do sistema educacional brasileiro
Data: 26 de fevereiro de 2021
Horário: das 09h15 às 13h
Local: Online
Mais informações e inscrições para a imprensa: [email protected] e 11 97237-8237.

Programação

09h15 – Abertura

Profª Lúcia Teixeira – Vice-presidente do Semesp e presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta)

9h20 – Palestra de Abertura

Avaliação do sistema de ensino superior pode melhorar a qualidade das IES e fortalecer a identidade institucional?

Margarida Mano – Ex-ministra da Educação e deputada federal de Portugal. Vice-reitora Acadêmica da Universidade Católica de Lisboa
Doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton, Reino Unido, mestre e licenciada em Economia pela Universidade de Coimbra, exerce funções docentes na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra desde 1986, nas áreas de Economia (políticas económicas) e de Gestão (gestão estratégica, avaliação Institucional e gestão da qualidade).

10h – Intervalo

10h10 – Mesa de debate 1
A regulação como instrumento de incentivo à inovação

Maria Helena Guimarães de Castro – Presidente do CNE
Socióloga, professora aposentada da Unicamp. Atualmente é presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). É também embaixadora do PISA para Escolas no Brasil e consultora educacional.

José Roberto Covac – Diretor Jurídico do Semesp
José Roberto Covac é advogado, sócio da Covac Sociedade de Advogados, da Covac Educação e Soluções e da Expertise Consultoria. Especialista em Direito Educacional, é coordenador e professor do curso de Direito Educacional no Centro de Extensão Universitária (CEU).
Representante da Seres – nome a confirmar
Coordenador da mesa:
Fábio Reis  –  Diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp
11h10 – Intervalo
11h20 – Mesa de debate 2
A avaliação como instrumento de consolidação do projeto institucional
Luiz Roberto Liza Curi – Conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação
Sociólogo e doutor em Economia pela Unicamp. É ex-presidente e conselheiro do Conselho Nacional de Educação, onde foi também presidente por dois mandatos da Câmara de Educação Superior. Foi presidente do Inep, diretor geral de Políticas de Educação Superior do MEC, secretário de Cultura de Campinas, presidente da Companhia do Polo de Alta Tecnologia de Campinas, entre outras atividades.
Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp
Com larga experiência no setor, Rodrigo Capelato é membro da Comissão de Aperfeiçoamento do FIES, do CC – PARES e do Grupo de Estudo sobre Indicadores de Educação Superior do Inep, além de ser assessor para Assuntos Econômicos do Semesp e sócio da Expertise Educação.
Ulysses Tavares Teixeira – Coordenador-Geral de Controle de Qualidade da Educação Superior da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep
Coordenador da mesa:
Fábio Reis
Diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp
12h20 – Intervalo

12h30 – Apresentação U-Multirank pode ser um parâmetro para avaliar as IES no Brasil?
Frank Ziegele – Diretor Executivo do Centre for Higher Education (CHE)
Diretor executivo do Centre for Higher Education (CHE), na Alemanha, um think tank para política e gestão de ensino superior, com 45 funcionários, bem como professor de Gestão de Pesquisa na University of Applied Sciences Osnabrück. Como especialista para o ensino superior, ele atua como consultor, pesquisador, instrutor e palestrante em todo o mundo, com foco na Europa.

13h – Encerramento

Mais informações para a imprensa
Roseli Ramos
Assessora de Comunicação do Semesp
Convergência Comunicação Estratégica
(55 11) 2069-4419 | 97237-8237