Semesp lança terceira edição da pesquisa

Perfil do Aluno de Iniciação Científica

Estudo revela a importância das fontes de financiamento para incentivar a produção científica e melhorar a vida acadêmica no país.

O Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, vai divulgar na próxima sexta-feira (29) a terceira edição da pesquisa Perfil do Aluno de Iniciação Científica. Trata-se de uma iniciativa vinculada à realização do Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC/SEMESP), que há 13 anos é promovido pelo Sindicato.

Nesta edição, a pesquisa focou os alunos-pesquisadores da região Sudeste, por causa do grande número de trabalhos inscritos oriundos de IES dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo – muito superior em relação ao restante do país.

Os dados levantados pelo estudo revelam, dentre outras informações, a titulação dos docentes orientadores, cursos com maior número de alunos-pesquisadores, estado civil dos estudantes e a situação financeira dos alunos e de suas famílias. Além disso, aponta as fontes de financiamento das pesquisas, grau de escolaridade das famílias, faixa etária, moradia e trabalho, tanto dos estudantes de instituições privadas como das públicas.

“Percebemos nesse terceiro levantamento que a situação financeira entre os alunos das redes particular e pública sofreu alterações significativas. Este ano 28,5% dos estudantes de IES privadas são custeados pela família, enquanto no ano anterior esse percentual era de 32,8%. Já nas IES públicas esse mesmo indicador passou de 51,4% em 2012, para 35,6% este ano. E dos estudantes que disseram estudar, trabalhar e ajudar no sustento da família, 23,7% estão em IES particulares e 20,2%, em instituições públicas. No ano anterior, 20,4% estavam nas particulares e somente 13,3% nas públicas”, adianta o diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

A pesquisa apontou também que cada vez mais os estudantes precisam da concessão de financiamentos. Na rede privada 39,8% dos alunos de graduação em iniciação científica que participaram da pesquisa declararam não utilizar nenhum tipo de financiamento para os estudos, mas 21,4% disseram ser custeados por IES privadas. Apenas 5,9% dos alunos de iniciação científica da rede privada contam com bolsas de estudo e pesquisa concedidas pelo CNPQ e Fapesp. As IES privadas também foram a fonte de financiamento para 29,1% dos participantes do CONIC oriundos de escolas particulares. Vale destacar que o financiamento pelo Fies também aumentou: passou de 5,6% em 2012 para 11,8% neste ano.

13º Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP

Data: 29 e 30 de novembro de 2013

Horário: Dia 29, das 9h30 às 18h

Dia 30, das 9h às 16h
Local: Faculdade Anhanguera de Campinas – Unidade 3
End.: Rua Luiz Otávio, 1.313 – Taquaral – Campinas – SP

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

O Conic apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.

Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

A edição deste ano do CONIC-SEMESP, influenciada pela campanha da Unesco no Brasil, definiu o tema do evento como o Ano Internacional da Cooperação pela Água. O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março como meio para chamar a atenção sobre a importância da água doce e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à Educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro; o Congresso Nacional de Iniciação Científica; e as Jornadas Regionais, realizadas em cidades do Interior do Estado de São Paulo. Para saber mais sobre o Semesp, acesse  www.semesp.org.br/portal / ou www.facebook.com/semesp  e www.twitter.com/semesp_online.

Ana Purchio (11) 94208-7576

(11) 2069-4431 / [email protected] / [email protected]