Semesp e D2L lançam pesquisa inédita sobre EAD

 

Levantamento revela que professores e MEC são os maiores

obstáculos à implementação da modalidade no ensino superior

 

O Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – Semesp, com patrocínio da D2L, lança na próxima segunda-feira, dia 27 de abril, uma pesquisa de mercado inédita: “O Ensino Superior e o EAD”.  Realizada pela Toledo & Associados, o estudo será divulgado às 19 horas, durante coquetel no Restaurante Praça São Lourenço, na Rua Casa do Ator, 608 – Vila Olímpia.

O levantamento revela o que as instituições de ensino superior pensam sobre essa modalidade de ensino, as formas de desenvolvê-lo a contento, bem como as tecnologias e ferramentas mais usadas na educação a distância. Num período de cinco anos a modalidade cresceu no Brasil 37,8% em número de matrículas (1.153.640 matrículas em 2013 contra 837.431, em 2009).

“Foram ouvidas instituições representativas do setor de ensino superior no país que já adotam o EAD e que ainda não utilizam a modalidade, ou estão em processo de implementação. O levantamento procurou identificar se o uso das novas tecnologias melhora o aprendizado e motiva os estudantes, se as ferramentas utilizadas são capazes de promover uma educação mais eficiente, interessante e personalizada, e até que ponto as IES estão dispostas a utilizá-las”, adianta o diretor executivo do sindicato, Rodrigo Capelato.

A pesquisa aponta as tendências e lacunas na adoção da EAD pelas IES e as expectativas das mesmas na gestão de mudanças e inovações, envolvendo custos, desenvolvimento organizacional, suporte para alunos e professores, desenvolvimento profissional e qualidade, além de comparar sistemas de ensino a distância na avaliação de programas em termos de equidade e acessibilidade.

“A pesquisa foi bastante reveladora em relação ao momento atual das IES e os aspectos que desejam aprimorar ou nos quais desejam expandir”, afirma Betina Von Staa, diretora de desenvolvimento de negócios da D2L Brasil. “Chama a atenção que todas as IES pesquisadas usam uma plataforma de aprendizagem, seja para seus cursos presenciais ou para o EAD, e que existe uma compreensão de que a adoção de tecnologia remete a mais planejamento e mais qualidade com relação ao trabalho do professor e a uma possibilidade de atendimento mais personalizado do aluno.”

O levantamento revela que a adoção do EAD por parte das IES é um processo lento (dura entre 3 a 7 anos), que há muita burocracia por parte do Ministério da Educação para aprovação de cursos de graduação, que os professores ainda são muito resistentes às novas tecnologias, e que é comum as plataformas terem capacidade ociosa.

“A pesquisa demonstra, porém, que para as IES que adotaram desde 2000 o modelo a distância o aumento de alunos foi multiplicado. A média de alunos para as IES que não oferecem EAD ficou em cerca de 3 mil alunos, enquanto para as que oferecem passou a mais de 19 mil”, ressalta Rodrigo Capelato.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à Educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro; o Congresso Nacional de Iniciação Científica; e as Jornadas Regionais, realizadas em cidades do Interior do Estado de São Paulo. Para saber mais sobre o Semesp, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp.

SOBRE A D2L

Líder global no setor de tecnologia da educação, a D2L é a criadora da Brightspace, a primeira plataforma de aprendizagem integrada do mundo. A D2L firma parcerias com empresas líderes e pioneiras para aprimorar a aprendizagem através da tecnologia orientada por dados que ajuda a personalizar a experiência de todos os alunos, independente de sua origem ou dos recursos que têm disponíveis. A plataforma aberta e expansível da D2L é utilizada por mais de 1.100 clientes e 15 milhões de alunos nos setores de Educação Básica, Fundamental e Superior, bem como por clientes corporativos, governamentais e de cuidados com a saúde, incluindo empresas da Fortune 1000.  A D2L opera nos Estados Unidos, no Canadá, na Europa, na Austrália, no Brasil e em Singapura. www.brightspace.com/br | www.D2L.com.

Ana Purchio

Assessoria de Comunicação – Convergência Comunicação Estratégica

Tel: (11) 2069-4431 – cel. 11 94208-7576

[email protected]; [email protected]

www.semesp.org.br