O diretor educacional do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Solano Portela, abriu a sexta e última etapa das 9ª Jornadas Regionais de São José dos Campos nessa terça-feira (25), no Novotel, falando sobre o estudo de caso de sua instituição. Em 2009, o Mackenzie iniciava um projeto com a finalidade de saber o motivo dos trancamentos e cancelamentos de cursos por seus alunos.

“Fizemos um estudo a partir da aplicação de uma pesquisa, que se iniciou em 2009 e se estendeu em 2010 e 2011. Todas as áreas da escola foram envolvidas para montar um plano estratégico, com o estabelecimento de metas para reduzir a evasão em 2012”, contou Portela. Os resultados já apareceram. Em janeiro foram revertidos 44 casos, em fevereiro 23, em março 25, em abril 19 e em maio 14 casos, perfazendo um total de 125 casos com um acréscimo na receita anual de 1 milhão e 400 mil reais.

Segundo o educador três pontos devem ser considerados para fidelizar alunos. Desenvolver a percepção do aluno quanto à experiência universitária que transcende as salas de aula é um deles. “O processo de ensino-aprendizado é, por vezes, maior na interatividade com a instituição do que no tempo passado nas salas de aula. Consequentemente, quanto mais a instituição ampliar essa interatividade, maior possibilidade de retenção ela terá.”

O segundo ponto é repensar as políticas, programas e práticas acadêmicas, sempre pensando na retenção. “Se a retenção for o eixo, devemos nos perguntar o que pode ser modificado e, após estudos constantes, mesmo que as mudanças não sejam totalmente viáveis, considerar que o custo da evasão é certamente um exercício que vale a pena cada instituição realizar”, enfatizou Portela.

Maior ênfase às formas práticas do ensino é o terceiro ponto. Para Portela, a hiperconcentração na teoria é um grande fator de desmotivação e afastamento de alunos de um determinado curso. “Envolver os alunos já no primeiro ano em pesquisas é o caminho mais assertivo para manter a motivação.”

Por fim o educador do Mackenzie citou um exemplo da universidade americana, a  Morehead University, em Kentucky, que com seus nove mil alunos e cerca de 1.100 professores, criou o cargo de Diretor de Retenção. “Esse profissional colabora com professores, auxiliares educacionais e administradores para arquitetar, desenvolver e implementar novos programas e adaptar ações/cursos/serviços de apoio para incrementar o número de alunos que retornam à universidade a cada ano para completarem os seus cursos e se formarem”, finalizou.