Sistema on-line apresentado por participantes cataloga currículos e mostra vagas disponíveis no mercado na região de Itajubá (MG)

Os alunos Felipe Aparecido de Lima e Rodrigo Antonio Mendes Melo, do quarto ano de Sistemas da Informação do Centro Universitário de Itajubá, no sul de Minas Gerais, criaram uma “Proposta de uma aplicação web para oferta e procura de empregos e serviços” e apresentarão o trabalho de iniciação científica na próxima sexta-feira (24), às 11 horas, durante o 17º Conic-Semesp – Congresso Nacional de Iniciação Científica, que será realizado pelo Semesp nos dias 24 e 25 de novembro no Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), em São Paulo.

Segundo dados do IBGE, até novembro de 2016, no estado de Minas Gerais faltava emprego para 2,39 milhões de pessoas. Esse nível alto de desemprego entre os mineiros tinha relação com as dispensas de trabalhadores da indústria e do setor de serviços. Felipe Lima, administrador de rede de um supermercado em Paraisópolis, a partir desses dados decidiu por montar um canal web de oferta e procura de empregos e serviços porque recebia sempre currículos em papel com muitas pessoas querendo trabalhar. “Existem websites que possibilitam a procura por vagas de trabalhos, mas em cidades com poucos habitantes, esses sistemas não possuem grande relevância, pois não abrangem um grande número de usuários. Como sou de Paraisópolis, cidade próxima a Itajubá, resolvi desenvolver um sistema de baixo custo criando um catálogo on line de prestadores de serviços e pessoas interessadas em emprego. Muitas vezes Itajubá exporta mão de obra porque não tem esses dados catalogados e de fácil acesso a todos os interessados”, detalha.

Analisando a microrregião de Itajubá, o projeto identificou que Brasópolis, Consolação, Delfim Moreira, Dom Viçoso, Maria da Fé, Marmelópolis, Paraisópolis, Piranguçu, Virgínia e Wenceslau Braz não possuem vagas de emprego. Cristina e Piranguinho possuem uma e duas vagas, respectivamente, e Itajubá apresenta vinte e cinco vagas únicas (a mesma vaga pode estar ofertada em mais de um website). “Ou seja, quase 73% das cidades não utilizam dessas ferramentas, enquanto os outros 27% não contêm números significativos de vagas. Entretanto, uma análise mais detalhada do nível de escolaridade exigido, deixa claro que a busca por trabalhadores graduandos ou já graduados em curso superior é muito maior que os de nível técnico e de ensino médio e fundamental somados. Com base nesses dados, levantamos os requisitos necessários para um bom funcionamento do sistema e uma melhor aceitação do público alvo e criamos a proposta web”, lembra Lima.

O trabalho está concluído, mas os alunos agora precisam testar o sistema criado com funcionalidades como interfaces onde o usuário escolhe se se cadastra como pessoa física ou jurídica; onde o usuário-físico poderá cadastrar seus currículos, atualizar seus dados, buscar por vagas e serviços e enviar currículos às vagas específicas; onde o usuário-físico prestador de serviço, que não trabalha sob um CNPJ, tem a opção de cadastrar as informações sobre sua função e atualizar o mesmo; onde o usuário-jurídico tem a opção de criar vagas para ofertá-las publicamente no sistema e esses dados poderão ser atualizados somente por quem criou o anúncio e excluídos quando a mesma for preenchida. A busca por currículos e serviços será possível a todos os usuários e um alerta via e-mail e/ou SMS será enviado à pessoa que criou um anúncio toda vez que um currículo for enviado em relação ao mesmo. E, por fim, um banco de dados seguro e estável, com acesso rápido e fácil a um sistema coerente.

 

 

Serviço

17º Conic-Semesp

Data: 24e 25 de novembro de 2017

Local: Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo

Endereço: Av. João Dias, 2.046 – Santo Amaro, São Paulo/SP

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410 

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivos identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Na edição de 2016, o CONIC-SEMESP também havia recebido número recorde de inscrições: 2.043 trabalhos contra 2.024 em 2015. Desses, 2.099 foram aprovados para participação efetiva no Congresso. 

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras de instituições de ensino superior brasileiras. Tem como objetivos representar o segmento privado de educação superior, produzir estudos e análises, e prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br. Mídias sociais:  www.facebook.com/semesp/;  https://www.linkedin.com/company/semesp/ https://www.youtube.com/user/VideosSemesp/.

Atendimento à imprensa:

Assessora de Comunicação: Ana Purchio / Convergência Comunicação Estratégica

Fones: (11) 94208-7576 / (11) 2069-4419

E-mails:  [email protected] / [email protected]