“O FIES, provavelmente, vai ser um importante indutor das mudanças de DNA que preconizamos para as nossas instituições”, afirmou nesta quinta-feira (26), em São Paulo, o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, na abertura do 15 FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, que tem como tema a competitividade e as mudanças no DNA das instituições de ensino superior.

Segundo o dirigente do sindicato que representa as entidades mantenedoras do ensino superior no estado de São Paulo, o financiamento criado pelo governo “não foi formatado para pasteurizar a educação, mas sim para facilitar a escolha do aluno, que com ele poderá buscar a melhor instituição para os seus objetivos”. Para Hermes Figueiredo, “caberá aos gestores realizarem as mudanças necessárias, para garantir a desejada inovação e o alinhamento da formação com as demandas dos alunos, sem perder a identidade e mantendo a competitividade institucional”.

Em seu pronunciamento, o presidente do Semesp lembrou que “tornar uma instituição competitiva em um ambiente dinâmico exige um permanente questionamento daquilo em que é possível melhorar, envolvendo cada aspecto da atividade da instituição: pesquisa, inovação, internacionalização, qualidade do ensino, imagem junto ao mercado, etc. “Quem não entender que sua atividade-fim é a base para a sua continuidade não vai sobreviver”, afirmou.

“Oferecer oportunidades para a comunidade, respeitando a particularidade da IES no meio em que atua, é uma das maneiras de gerar competitividade”, destacou o presidente do Semesp, lembrando que “quando falamos do DNA institucional, referimo-nos à identidade da instituição, aquilo que a caracteriza e define a sua cultura e o seu estilo acadêmico”. Segundo o dirigente, a instituição tem que ter consciência plena da sua identidade, que é um componente inerente à manutenção da sua competitividade institucional.

Amadurecimento do setor

Hermes Figueiredo ressaltou o “inegável o amadurecimento do setor do ensino superior privado brasileiro, cujo crescimento é recente”. Lembrando a série de fases experimentadas pelo segmento – expansão, mudanças regulatórias, guerras de preços, estagnação e inclusão – o dirigente afirmou ter chegado a hora de entender o que significa uma instituição de ensino ser realmente competitiva. “Uma instituição se torna competitiva quando reúne gestores apaixonados, que se sintam motivados a estabelecer um novo estilo de governança e gestão, e que sejam capazes de mostrar aquilo que a instituição almeja. Você não inova se não tiver identidade com esse objetivo. Nenhuma alteração na metodologia será capaz de promover mudanças sem que haja essa identificação”.

Para o dirigente, a construção a manutenção do DNA institucional é fruto de uma ambição coletiva, de um alto nível de engajamento institucional, que só se constrói com pessoas comprometidas. “Para isso não precisamos de gerentes controladores. Precisamos de pessoas apaixonadas, que sejam capazes de sentir que fazem parte do projeto, e não se limitem a olhar os resultados numéricos. Se o corpo docente e os alunos não perceberem esse compromisso, a instituição jamais poderá ser competitiva.

Porque sem esse envolvimento, sem esse vínculo que demonstre a sua preocupação com a formação do aluno e com o dia em que ele ingressará no mundo do trabalho, não haverá inovação metodológica ou acadêmica que resolva. O comprometimento não pode ser uma abstração, tem que haver encantamento com o que se faz”, concluiu.

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online.

15º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro
Data: 26 e 27 de setembro de 2013
Local: Hotel Renaissance – Alameda Jaú, 1.620 – Jardins – São Paulo – SP

Informações para a imprensa:
Ana Purchio – (11) 2069-4419 / (11) 94208-7576
Ricardo Muza – (11) 3129-4232