O número de matrículas em cursos presenciais das redes privada e pública na região administrativa de São José dos Campos cresceu 13% de 2010 para 2011, maior que a média do Estado que foi de 4,6%. Foram 57.857 matrículas em 2010 para 65.406 em 2011. Na rede privada, de 41.586 matrículas em 2010 passou para 46.456 em 2011, um crescimento de 11,7%. Na rede pública em 2011 foram 18.950 matrículas contra 16.271 em 2010, um acréscimo de 16,5%. Os dados foram divulgados pelo diretor-executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), Rodrigo Capelato, nessa terça-feira (25) durante a sexta e última etapa da 9ª Jornada Regional de São José dos Campos, no Novotel.

Dos 39 municípios que compõem a região, São José dos Campos ficou com 38% das matrículas, seguido por Taubaté (27%), Lorena (8%), Jacareí (7%), Guaratinguetá (6%), Cruzeiro (5%), Caraguatatuba (3%) e os demais perfazendo um total de 6%. Nos cursos presenciais, o ensino superior privado em São José dos Campos tem 71% das matrículas enquanto o ensino público fica com 29%. Dentre os cinco cursos presenciais mais procurados da rede privada na região administrativa de São José dos Campos, Administração está em primeiro lugar, seguido de Direito, Engenharia de Produção, Pedagogia e Ciências Contábeis. Na rede pública o curso que vem em primeiro lugar é Engenharia Mecânica, seguido por Direito, Engenharia Civil, Administração e Gestão Logística.

“A porcentagem positiva e maior que a média estadual mostra a importância das IES particulares atuando no interior do Estado. Especificamente em São José dos Campos, a Universidade de Taubaté (Unitau), embora considerada pública, cobra mensalidades e deve ser considerada privada. Se acrescentarmos o seu crescimento em número de matrículas, a taxa sai dos 71% e passa a 87% de aumento nos cursos presenciais da rede privada, ficando apenas 13% com as públicas”, informou Capelato.

Tecnólogos

Nos cursos tecnólogos das IES privadas, de 2003 a 2011, houve um crescimento de 556% no número de matrículas no Brasil. De 2010 a 2011, só no Estado de São Paulo, houve um aumento de 5,7% e na região administrativa de São José dos Campos teve um crescimento de 33,2%. Foram 6.323 matrículas em 2011, contra 4.747 em 2010. “É uma região com vocação fortíssima para cursos tecnológicos em função da Fatecs e temos de trabalhar muito bem essa tendência”, avalia o representante do Semesp.

Entre os cinco cursos tecnólogos mais procurados no ensino particular de São José dos Campos, em primeiro lugar está Gestão de Pessoal/Recursos Humanos, seguido por Gestão Logística, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Produção Industrial e Marketing e Propaganda. Na rede pública o mais procurado é Gestão Logística, seguido por Gestão de Empresas, Empreendedorismo, Banco de Dados e Tecnologia Metalúrgica.

Evasão

Capelato revelou ainda a porcentagem de evasão dos cursos presenciais da rede privada no Brasil, no Estado de São Paulo e em São José dos Campos. Em 2011, a taxa de evasão dos cursos presenciais no Brasil ficou em 35,9%, no Estado de São Paulo chegou a 35,5% e na região administrativa de São José ficou em 28,2%, menor que em 2010 que era de 29,9%.

Nos cursos a distância a taxa de evasão no Brasil ficou em 41,7%. No Estado de São Paulo, em 2011, a taxa foi maior, 42,7%. Na região administrativa de São José dos Campos a evasão ficou em 51,1% e a taxa de concluintes ficou em 54%. “Esse fenômeno no aumento de evasão nos cursos EAD não é só no Brasil mas em todos os lugares do mundo. É preciso repensar essa questão com cuidado, pois a retenção é um desafio para todas as IES. Na Missão Técnica que tivemos em maio ao Canadá se falou muito em conteúdo aberto para todos e cursos no modelo dos Moocs (Massive Open Online Course – Curso Online Aberto e Massivo). É preciso cautela nessa questão, pois na Universidade de Montreal tem uma escola de negócios de ponta e estão fazendo salas de aula inovadoras, mas os Moocs não estão animando muito porque de 100 alunos que entram, 8 apenas finalizam o curso”, revelou Capelato.

Embora a taxa de evasão preocupe as mantenedoras, o diretor-executivo do Semesp mostrou o potencial de crescimento do ensino superior privado. “O crescimento esperado para 2014 é de 13,9% em cursos presenciais no Estado de São Paulo e, em São José dos Campos, 14,6% na rede privada, finalizou.

Serviço:

9ª Jornadas Regionais

Horário: Dia 26 – das 9h às 16 horas

Local: Novotel

Endereço: Av. Dr. Nelson D’Ávila, 2.200 – Vl.das Acácias – Fone: (12) 4009-7800

Cidade: São José dos Campos – São Paulo

Programação completa: https://www.semesp.org.br/jornadas-regionais/jornadas_programacao/

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à Educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro; o Congresso Nacional de Iniciação Científica; e as Jornadas Regionais, realizadas em cidades do Interior do Estado de São Paulo. Para saber mais sobre o Semesp, acesse  www.semesp.org.br/portal / ou www.facebook.com/semesp  e www.twitter.com/semesp_online.

Ligado na Facul

Conheça o projeto Ligado na Facul do Semesp, que busca valorizar a qualidade na escolha da instituição de ensino superior privado. Acesse  www.ligadonafacul.com.br

Atendimento imprensa:

Ana Purchio / 11 2069-4419 / [email protected]