Encerramento do segundo dia do 14º CONIC premiou

10 projetos de IES privadas e públicas

Alunos receberam cheques de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil

O segundo e último dia do 14º Congresso de Iniciação Científica (CONIC), realizado pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo, em parceira com a Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), teve a apresentação de 820 projetos nas quatro sessões, sendo 405 trabalhos em forma de painéis e 415 em salas de aula. Os trabalhos foram distribuídos em cinco áreas: Ciências Biológicas e Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e Tecnologias.

Os ganhadores de cada um das cinco categorias foram premiados com cheques de R$ 1 mil nos trabalhos “em andamento” e R$ 2 mil nos trabalhos “concluídos”. O evento distribuiu ainda mais dois prêmios especiais. Os prêmios foram entregues pelo diretores do Semesp, Cecília Tavares de Anderlini e Rodrigo Capelato; pelo reitor e coordenador de iniciação científica da Unicid, Luiz Henrique Amaral e Richard Eloin Liebano e pelos coordenadores de cada área da instituição: Leonardo Oliveira Pena Costa, José Agostinho Gonçalves de Medeiros, Maria Heloísa Silva Aguiar, Francisco Agustin Machado Echalar e Willi Pendl Junior.

Os vencedores na categoria “em andamento” foram:

Ciências Biológicas e Saúde

Autora: Andressa Fernanda Silva

Orientador: Cristiane Aparecida Silveira

Trabalho: Atuação da enfermagem na promoção da saúde de trabalhadores manicures e similares

IES: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG)

Ciências Exatas e da Terra

Autores: Sandro Marcos de Campos, Rafael Augusto Lopes e Adriel Pedroso da Silva

Orientadores: Maria Betania Ricci e Jefferson Antonio Ribeiro Passerini

Trabalho: Utilização de Interface Natural de Usuário Apoiada em Sensores de Jogos Eletrônicos como Ferramenta Educacional

IES: Faculdades Integradas de Fernandópolis (FIFE)

Ciências Humanas e Sociais

Autor: Felipe Mateus de Macedo Domingues

Orientador: Miriam Levinbook

Trabalho: Moda e Responsabilidade Social: comunicando informações sustentáveis

IES: Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Autores: Talita Caroline Alves da Silva Lira e Luiz Fernando Mendes Cavalcante

Orientador: José Abel de Andrade Baptista

Trabalho: Comércio exterior e o acordo TRIPs. Um estudo sobre a patente de medicamentos no Brasil

IES: Faculdade de Tecnologia Zona Leste (FATEC-ZL)

Engenharias e Tecnologias

Autores: Leandro Rogerio Golart, Mariana Gondim Santos Souza, Eliane Santos de Oliveira e Tiago Henrique da Solva Agostinho

Orientadores: Philipe Thadeo Lima Ferreira de Albuquer, Kelly Cristina Gonçalves Rocha e Carlos Eduardo de Mattos

Trabalho: Influência da arborização urbana no microclima de duas áreas no município de São José do Rio Preto-SP

IES: União das Faculdades dos Grandes Lagos (Unilago)

Os vencedores na categoria “concluído” foram:

Ciências Biológicas e Saúde

Autor: Evandro Felício de Carvalho

Orientador: Doutorado Roberto Gimenez

Trabalho: Coordenação motora de crianças de segunda infância: possíveis relações com o uso de aparelhos eletrônicos

IES: Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Ciências Exatas e da Terra

Subárea:

Autor: Rafael Silveira da Luz

Orientadores: Denise Renata Pedrinho e Giselle Feliciani Barbosa

Trabalho: Efeito alelopático de Eucalyptus Urograndis H13 na germinação e desenvolvimento inicial da soja

IES: Universidade Anhanguera (UNIDERP)

Ciências Humanas e Sociais

Autor: Elder Candido de Mattos, Ana Paula Costa Gimenez e Lygia Gonçalves Adão

Orientador: Vania Teresa de Araujo Silva

Trabalho: O Estudo da Representação Social Ambiental com Enfoque na Formação Pedagógica.

IES: Faculdades Integradas de Botucatu (UNIFAC)

Autor: Renan Medina Silvestre

Orientador: Raphael Almeida Videira

Trabalho: A composição da dívida pública federal: uma análise do período de 1995 a 2012

IES: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Engenharias e Tecnologias

Autor: Laura Pappalardo

Orientador: Marina Grinover

Trabalho:

IES: Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

O evento distribuiu mais dois prêmios especiais. São eles:

Prêmio Especial

Autor: Renan Medina Silvestre

Orientador: Raphael Almeida Videira

IES: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental

Autor: Pedro Henrique Cavasin David

IES: Universidade Santa Cecília – Unisanta

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001, mas foi a partir de 2005 que o número de inscritos foi contabilizado pelo Semesp, e tem como objetivo identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

O Conic apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.

Para os professores-pesquisadores e para as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), o evento representa um estímulo ao engajamento dos estudantes de graduação no processo de investigação científica, o que contribui para a formação de profissionais cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho. Além disso, a contribuição científica agrega para as IES um inestimável valor social e institucional.

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e https://www.linkedin.com/company/semesp. E para ter acesso aos cursos da Universidade Corporativa Semesp acesse: http://www.uc.semesp.org.br.

Ana Purchio (11) 94208-7576

(11) 2069-4419 / [email protected] / [email protected]