O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia da Universidade de Guarulhos – UnG – comemorou na última quarta-feira (dia 19/6) dez anos de história. A cerimônia foi realizada no Campus Guarulhos-Centro da Universidade, com a presença de representantes de diversas entidades ligadas à educação e à área de Odontologia, como ANUP, ABMES, CAPES, SEMESP e CRO, além de gestores da UnG e de outras IES, entre elas Unicsul e Unicid.

Durante a comemoração, a coordenadora do Programa, profa. Magda Feres, citou, entre outros pontos, a nota 5 (escala de 1-7) na avaliação trienal da CAPES, as dez parcerias com instituições internacionais, a colaboração com o desenvolvimento científico de outras IES e o ótimo desempenho na publicação de artigos científicos, sobretudo em periódicos internacionais (dos 360 publicados, quase 80% são em veículos de outros países).

O fundador da Universidade e atual chanceler, professor Antonio Veronezi, falou que o projeto do mestrado e doutorado em Odontologia começou a ser desenhado há muitos anos, tomou corpo com a instalação do curso de graduação na área e se concretizou com a chegada dos excelentes pesquisadores que compõem o Programa. “O maior patrimônio desta Instituição é o seu capital humano”, enfatizou.

“Os números apresentados pelo stricto sensu da UnG reforçam a pujança do ensino superior privado brasileiro”, afirmou o prof. Rubens Lopes da Cruz, da ANUP (Associação Nacional das Universidades Particulares). “Sabemos do esforço que uma IES particular precisa fazer para manter uma pós-graduação. Por isso, chegar aos 10 anos é motivo para comemorar muito”, complementou o prof. Gabriel Rodrigues, presidente da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior). Para o prof. Hermes Figueiredo, presidente do SEMESP (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), a criação, sobretudo nos ano 70, de instituições de ensino superior particulares foi fundamental para o desenvolvimento tecnológico, científico e econômico do País. “É a audácia de pessoas como o prof. Veronezi que possibilita comemorações como essa”.

A reitora da UnG, profa. Luciane Lúcio Pereira, e o pró-reitor de Graduação, prof. Mario Alberto Perito, ressaltaram a qualidade dos pesquisadores do Programa e a atuação deles na graduação, incentivando a realização de estudos científicos. A profa. Isabela Pordeus, coordenadora da equipe de avaliação da Odontologia na CAPES, fez um panorama da Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, destacando, entre outros pontos, o crescimento no número de artigos publicados e da formação de mestres e doutores. A meta do grupo de pesquisadores agora é atingir a excelência na avaliação da CAPES, ou seja, notas 6 e 7. O resultado da última avaliação trienal da entidade, realizada em maio, deverá ser divulgado até o final do ano.