O Semesp, por meio do Sindata – Sistema de Informações do Ensino Superior Particular -, que gerencia e analisa os indicadores econômicos do setor, está realizando a 13ª edição da pesquisa sobre inadimplência nas instituições de ensino superior privadas.

Com o objetivo de atualizar os dados econômicos de inadimplência coletados em edições anteriores da pesquisa, o Sindicato precisa de novas estatísticas sobre o tema, com foco nos anos de 2011 e 2012.

Para isso, já está disponível às IES o questionário da pesquisa, que deve ser preenchido até o dia 12 de abril. Para visualizá-lo, acesse este link.

Esse mapeamento da atual situação financeira das IES permitirá aos mantenedores e gestores, comparar o desempenho da instituição, inserida no contexto regional, e, ao mesmo tempo, projetar as suas atividades de acordo com o seu planejamento estratégico.

O Semesp ressalta que os dados econômicos que forem recebidos serão tratados em absoluto sigilo. Além disso, somente as instituições participantes receberão os resultados da pesquisa, em primeira mão, sendo que os índices de inadimplência só serão divulgados depois de consolidados.

As últimas pesquisas obtiveram uma importante repercussão junto à opinião pública e à mídia, sendo, inclusive, apresentada aos parlamentares como um dossiê da situação de inadimplência do setor. E representam um indicador estratégico para todas as IES, no momento de seu planejamento estratégico.