Semesp discute perspectivas da educação superior na Comissão de Educação do Senado

Rodrigo Capelato, diretor-executivo da entidade, diz que antagonizar escolas privadas e públicas é equívoco

 O diretor-executivo do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), Rodrigo Capelato, afirmou durante audiência pública realizada na quarta-feira (10), na Comissão de Educação do Senado Federal, em Brasília, que “é um equívoco antagonizar escolas privadas e públicas”. Segundo o diretor, “apenas um terço das vagas na rede privada está em instituições com fins lucrativos, ficando os demais dois terços com instituições ligadas a congregações religiosas, comunitárias e sem fins lucrativos.”

Paulo Cardim, membro-nato do Conselho da Presidência do Semesp e presidente da Associação Nacional dos Centros Universitários, concordou com Capelato e considerou um erro colocar em confronto as instituições do setor. “Não pode ser o público contra o particular ou o particular contra o público. Não podemos criar essa tipologia do bem e do mal”, afirmou. E reiterou que o sucesso do ProUni se deu com a parceria do público com o ensino superior particular.

Outra a condenar a “demonização” do setor privado no ensino superior foi a  senadora Ana Amélia (PP-RS) ao lembrar a qualidade de instituições comunitárias no Rio Grande do Sul, que surgiram do esforço local para suprir a falta do poder público.

O debate entre vários especialistas do ensino superior aconteceu com o objetivo de discutir as perspectivas do setor como a necessidade de ampliar a oferta de vagas em cursos superiores sem comprometer a qualidade do ensino, a tendência de mercantilização do setor, expressa na fusão de grupos privados, e a demanda por mais recursos.

Na condução do debate, o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou o esforço do Congresso para incluir no Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos dez anos (PLC 103/2012) o aumento dos recursos para educação, correspondendo a 10% do Produto Interno Bruto (PIB).

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega 370 mantenedoras e 545 mantidas, que oferecem cursos em 162 municípios do estado de São Paulo. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à Educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro; o Congresso Nacional de Iniciação Científica; e as Jornadas Regionais, realizadas em cidades do Interior do Estado de São Paulo. Para saber mais sobre o Semesp, acesse  www.semesp.org.br/portal / ou www.facebook.com/semesp  e www.twitter.com/semesp_online.

Ligado na Facul

Conheça o projeto Ligado na Facul do Semesp, que busca valorizar a qualidade na escolha da instituição de ensino superior privado. Acesse  www.ligadonafacul.com.br

Atendimento imprensa:

Ana Purchio / 11 2069-4419 / [email protected]

Ricardo Muza / 11 3129-4232 / [email protected]