Os caminhos da Toledo para a nota máxima no Enade

Zelly Machado, diretora acadêmica da faculdade de Presidente Prudente,

persegue busca contínua por qualidade.

Em 2001, a Faculdade Toledo conseguia no Provão uma avaliação C nos cursos de Direito e Administração. Após uma adequação de conteúdo, em 2006, a instituição ficou com avaliação 4 nos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis. “Em 2012, tivemos conceito máximo no Enade, com quatro avaliações 5 nos cursos de Direito, Administração, Gestão Financeira e Marketing, e um 4 em Ciências Contábeis”, comemora a diretora acadêmica da instituição, Zelly Fernanda de Toledo Pennacchi Machado.

O case de sucesso foi revelado por Zelly nesta segunda-feira (17) durante a terceira edição da 10ª Jornadas Regionais de São José dos Campos. Fundada em 1961, pelo engenheiro Antônio Eufrásio de Toledo, a Faculdade Toledo possui 9 cursos de graduação, quatro de pós-graduação, tem 1.200 alunos, 90 professores, 120 colaboradores, vestibular anual, cursos semestrais e em seu DNA institucional uma “contínua perseguição por um ensino de qualidade”.

Os diferenciais na gestão acadêmica da instituição se devem aos processos contínuos de avaliação interna, redirecionamentos constantes e atitudes pró-ativas de toda a equipe de trabalho, além de foco no alinhamento didático pedagógico ajustado com a missão e os valores e norteados sempre por indicadores de avalição externa.

Para Yara Pires Gonçalves, coordenadora pedagógica da Faculdade Toledo, “é preciso pensar no resultado da aprendizagem como um reflexo de muitos componentes dentro de uma instituição de ensino, mas é a partir da organização didática pedagógica que se mostra o ponto de onde tudo se encontra e como tudo tem de ser feito para obter os resultados satisfatórios”. Segundo Yara, “o planejamento tem de ser minucioso, a gestão alinhada com o DNA da Instituição, sua missão, visão e valores e todos os projetos atualizados o tempo todo para atender às exigências de regulação, integrando pesquisa, ensino e extensão.”

Serviço: 

Jornada Regional de São José dos Campos

Data: Dias 17 e 18 de março

Horário: das 8h30 às 16h

Local: Novotel
End.: Av. Dr. Nelson D’Ávila, 2.200 – Vila das Acácias

Inscrições: www.semesp.org.br ou [email protected] – Fone: 11 2069-4416

Programação:

DIA 18 – Quarta-feira:

8h30: Recepção dos inscritos

9h -12h – Legislação Educacional – ProUni, Medidas Cautelares, Calendário Regulatório MEC, Alterações na Portaria 40/2007, INSAES – José Roberto Covac, Consultor Jurídico do Semesp

12h – 13h: Almoço oferecido pelo evento

13h30 – 16h – Políticas Educacionais e o papel do Pesquisador Institucional – Andréia Cristina Fregate Baraldi Labegalini, Pesquisadora Institucional da Universidade de Marília

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp e www.twitter.com/semesp_online . 

Atendimento imprensa:

Ana Purchio / 11 2069-4419 / [email protected]

Ana Carolina Machado / (11) 3129-8737 / [email protected]