Maria Inês de Toledo Pennacchi, diretora administrativa da faculdade de Presidente Prudente, diz que DNA e contínua busca pela qualidade leva aos bons resultados no Enade

O segredo do sucesso das Faculdades Integradas Antonio Eufrásio de Toledo, segundo a diretora administrativa da instituição, doutora Maria Inês de Toledo Pennacchio, que fez a segunda palestra da 10ª Jornada Regional de Marília, nesta quarta-feira (26), é o DNA institucional e a contínua perseguição por um ensino de qualidade. Fundada em 1961, pelo engenheiro Antônio Eufrásio de Toledo, a faculdade possui 9 cursos de graduação e quatro de pós-graduação, tem 1.200 alunos, 90 professores, 120 colaboradores, vestibular anual, cursos semestrais e as melhores avaliações no Enade.

“Em 2001 conseguimos no Provão uma avaliação C nos cursos de Direito e Administração e começamos a ajustar o conteúdo. Observamos que os alunos iam melhor nos exames nas questões dissertativas do que nas objetivas e fizemos vários ajustes. Em 2006, a nossa avaliação ficou em 4 nos cursos de Direito, Administração e Ciências Contábeis e, em 2012, tivemos conceito máximo no Enade, com quatro avaliações 5 nos cursos de Direito, Administração, Gestão Financeira e Marketing, e um 4 em Ciências Contábeis”, lembra Maria Inês.

Segundo Yara Pires Gonçalves, coordenadora pedagógica da faculdade, os diferenciais na gestão acadêmica da instituição se devem aos processos contínuos de avaliação interna, redirecionamentos constantes e atitudes pró-ativas de toda a equipe de trabalho, além de foco no alinhamento didático pedagógico ajustado com a missão e os valores e norteados sempre por indicadores de avaliação externa. “O planejamento tem de ser minucioso, a gestão alinhada com o DNA da Instituição, sua missão, visão e valores e todos os projetos atualizados o tempo todo para atender às exigências de regulação, integrando pesquisa, ensino e extensão. Por isso a insatisfação e a ansiedade dos profissionais da Unitoledo é bastante positiva para que estejamos  sempre em movimento e inovando”, finalizou.