“Os maiores desafios enfrentados hoje pelas instituições de ensino superior são motivar e inserir o aluno no processo de aprendizagem e convencer os tomadores de decisões governamentais a incorporar essas novas ideias e metodologias nas políticas públicas e de regulação do ensino superior”, afirmou nesta sexta-feira (26), o professor da Escola de Educação e diretor do Transformative Learning Technologies Lab da Universidade de Stanford (EUA), Paulo Blikstein, durante o 16º FNESP – Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, organizado pelo Sindicado das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp).

Ao longo da sessão que debateu “Sustentabilidade e experiências acadêmicas: quais são os caminhos e as alternativas para repensar o ecossistema acadêmico?”, Blikstein falou sobre a importância de fazer parcerias público-privadas e inserir a modalidade de ensino a distância, que priorizam a interatividade entre alunos e docentes. “Repensar o modelo acadêmico fazendo uso de novas experiências e tecnologias nos processos de aprendizagem é um caminho para as IES obterem resultados mais sustentáveis. Para isso, elas precisam atualizar seu conteúdo e colocar o professor também na posição de aprendiz, já que a universidade reflete onde o país quer chegar”, disse Blikstein.

Para o diretor do Grupo FACEB e pró-reitor da UNIPAC, Gustavo Hoffmann, “as novas metodologias não vão eliminar o modelo tradicional, só vão acrescentar. O Brasil está em fase de aplicação do chamado modelo híbrido de ensino que combina o online com o presencial e estamos em um caminho de repensar o ensino superior”.

Lúcia Maria Teixeira, presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e vice-presidente do Semesp, acrescentou que o grande desafio das IES é fazer com que um conjunto de pessoas pensem na mesma direção para fazer as mudanças, já que uma instituição de ensino superior não se move por si própria.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/ ou www.facebook.com/semesp ehttps://www.linkedin.com/company/semesp . E para ter acesso aos cursos da Universidade Corporativa Semesp acesse:  http://www.uc.semesp.org.br

Atendimento a Imprensa:

Ana Purchio  / 11 2069-4419 / [email protected]

Ana Carolina Machado/ 11 3129-8737 / [email protected]