Bauru receberá a 12ª edição das Jornadas Regionais, nessa terça-feira (29 de março), no Hotel Quality Suites Garden. Realizadas pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, as Jornadas Regionais são ciclos de palestras sobre temas ligados ao setor da educação superior, que divulgam dados atualizados e pesquisas específicas de diversas cidades do Estado de São Paulo.

Apresentado pelo diretor executivo do sindicato, Rodrigo Capelato, o panorama econômico das Regiões Administrativas de Bauru (39 municípios) e Marília (51 municípios) vai revelar dados atualizados do número total de matrículas, ingressantes e concluintes dos cursos presenciais nas IES públicas e privadas, o número de matrículas dos cursos a distância e tecnológicos; os 20 cursos mais procurados por estudantes nas IES locais, além dos  contratos firmados e atualizados de FIES (de 2010 a 2016) e dos  problemas que as Instituições de Ensino Superior estão enfrentando para preencher essas vagas.

A análise mostrará também as taxas de evasão na rede privada e pública nos cursos presenciais e EAD, a inadimplência, taxa de escolarização líquida, empregados por grau de instrução, número de bolsas ofertadas pelo ProUni (de 2006 a 2015) e algumas  novidades, como o perfil das funções dos docentes (por idade, sexo, escolaridade e regime de trabalho), total de matrículas em cursos de pós-graduação (mestrado, doutorado e mestrado profissional), os 5 cursos mais procurados e o percentual de alunos presentes no ENEM.

“As matrículas em cursos presenciais na RA de Bauru cresceram 12,9% em 2014, índice superior ao do Estado de São Paulo (4,3%). Em Marília o crescimento ficou em 10,3%. No entanto, a tendência para 2015 e 2016 é de queda. A taxa de inadimplência no Brasil aumentou 21,8% no primeiro semestre de 2015, em relação ao mesmo período do ano anterior. Já a evasão no ensino superior privado de Bauru ficou em 26,4% no presencial e 27,7% no EaD. Em Marília a evasão foi menor no presencial (22%), mas maior no EaD chegando a 30,3%”, adianta Capelato.

Quanto ao número de vagas do Fies, o dirigente afirmou recentemente que a restrição de renda é um grande problema. “Não faz sentido o aluno ter 100% de bolsa pelo Prouni, se possui renda percapita de 1,5 salário. E no Fies, que ele tem de pagar, só consegue 100% de financiamento se tiver renda percapita de 0,5 salário.

O ciclo de palestras conta ainda com a atualização anual da Legislação Educacional, palestra do diretor jurídico do Semesp, dr. José Roberto Covac, e inova ao apresentar temas apontados como de maior interesse para discutir e se atualizar, numa pesquisa realizada pelo sindicato junto às instituições de ensino superior, como novas tecnologias educacionais, uso de big data e captação de novos alunos. Para atender a essa demanda, o sindicato convidou três especialistas nas respectivas áreas: Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis, professora e pesquisadora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena; Caio Simi, diretor-executivo da Numbr; e Wilson Diniz, diretor de Marketing & Comercial do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

A professora Ana Valéria, da Unisal, adianta que é preciso “sensibilizar o professor a respeito do uso de novas tecnologias em sala de aula, pois não basta eleger uma tecnologia ou metodologia sem levar em conta o perfil do professor, o ambiente da sala de aula, o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos a que se quer alcançar, o aluno em si e a gestão da instituição onde se trabalha”.

Já o diretor de Marketing da Cruzeiro do Sul, Wilson Diniz, acredita que “um conceito de captação de alunos mais amplo, vai além de uma ou poucas ações isoladas ou de atividades exercidas por um único setor ou departamento dentro de uma instituição. As tendências de captação hoje envolvem todos os profissionais de todos os setores de uma IES com objetivos fundamentais e específicos, como captar mais alunos e manter a instituição financeiramente equilibrada”.

As Jornadas Regionais têm como público alvo mantenedores, reitores, pró-reitores, gestores, dirigentes educacionais, coordenadores, docentes, pesquisadores  e todos os profissionais que trabalham em áreas estratégicas nas Instituições de Ensino Superior. As próximas edições das Jornadas Regionais acontecerão em: São José dos Campos (12/4), Campinas (26/4) e São José do Rio Preto (1/6).

Serviço:

12ª Jornadas Regionais de Bauru

Dia: 29/03/2016

Horário: das 8h30 às 18h

Local: Hotel Quality Suites Garden

Endereço: Rua Dr. Alípio dos Santos, 10-14 Jardim Panorama

Cidade: Bauru – SP

Programação:

9h – Legislação educacional / atualização – José Roberto Covac – Diretor Jurídico do Semesp

10h30 – Coffee

11h – Novas tecnologias em sala de aula – Ana Valéria S. Reis – Profa. e Pesquisadora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena

12h30 – Almoço

14h – Análise Econômica Regional do Setor – Cenários e Tendências – Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

15h – Uso do Big Data para captação e retenção de alunos – Caio Simi – Diretor Executivo da Numbr

16h – Coffee

16h30 – Captação de alunos “24 por 7” – Momento atual, desafios e tendências num cenário extremamente competitivo – Wilson Diniz – Diretor de Marketing do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/  www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

Atendimento à imprensa:

Convergência Comunicação Estratégica

Ana Purchio

(11) 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias

(11) 2069-4419 / [email protected]