Depois de 12 anos tramitando no Congresso, a Lei nº 13.146/2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência entrou em vigor no começo do ano. A medida traz muitos desafios às IES, mas é um importante passo para a integração das pessoas portadoras de necessidades especiais no ambiente universitário e no mercado de trabalho. Para explicar os detalhes dessa lei, a Universidade Corporativa Semesp promoverá um curso presencial para gestores, coordenadores, docentes e os demais profissionais que atuam no ensino superior no próximo dia 18, das 9h às 16h na sede do Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, em São Paulo.

Durante a capacitação, os participantes receberão orientações sobre as exigências legais para a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais nas IES em diversas acessibilidades como arquitetônica, atitudinal, pedagógica ou metodológica, programática, instrumental, nos transportes, nas comunicações e digital.

Além de explicar as novas exigências e como as IES podem se adequar, o curso mostrará a evolução da legislação para inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho e no ensino superior e, também, sobre a possibilidade de recusa de aluno deficiente.

“A Assessoria Jurídica do Semesp participou de uma reunião em Brasília com o senador Paulo Paim, o relator da lei, e com a Suzana Funghetto, do Inep, para conseguir absorver os principais pontos para orientar as IES de como devem se preparar para receber esses alunos”, adianta dra. Raquel Torcani Carmona, gerente da assessoria.

A dra. Roberta Lins Estevam de Mello, que também faz parte da assessoria jurídica do sindicato e ministrará o curso, ressalta o quão importante são as mudanças da lei que entrou em vigor recentemente. “Essa lei trouxe um impacto muito grande para as IES que terão de se adequar às exigências da lei e o mais importante em fazer o curso é o detalhamento de todos esses efeitos e como a instituição de ensino deve se preparar pra receber os alunos e abordar o tema dentro da própria IES”, completa.

Consulte os valores e faça sua inscrição no Curso: http://goo.gl/SUUXgy.

Assista ao vídeo no Canal You Tube do Semesp:  https://youtu.be/ApFluLJV41Y.

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

Atendimento à imprensa:

Convergência Comunicação Estratégica

Ana Purchio

(11) 2069-4419 / [email protected]

Gabriela Dias

(11) 2069-4419 / [email protected]